Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Grupo:
Fernanda, Giulia,
Lívia e Yasmin
A Química quântica é uma
ciência que estuda conceitos relacionados aos elétrons presentes na eletrosfera de um átomo.Ela tem como base os princípios da mecânica quântica, as quais foram eles que inspiraram o pesquisador Werner Heisenberg (1901-1976) a propor um modelo quântico para o átomo.
A teoria quântica afirma que a matéria tem propriedades associadas com ondas.
Antes de introduzir o conceito de Heisenberg, observe a eletrosfera de um átomo:
A teoria quântica afirma que a matéria tem propriedades associadas com ondas.
Uma vez que os elétrons estão sempre em movimento ao redor do núcleo, não é possível saber onde eles se localizam exatamente, visto que não há nem velocidade nem direção definida na eletrosfera.Daí o porquê de o átomo de Bohr, com elétrons girando em órbitas circulares, ser ultrapassado pelo modelo quântico.
Foi baseado neste questionamento que Heisenberg criou o "Princípio da Incerteza" em 1927 e tornou-se num enunciado da mecânica quântica, o qual, como o próprio nome sugere, não se pode afirmar que exista uma órbita definida para o elétron.
Orbitais são considerados como nuvens onde se localizam os elétrons. Como a eletrosfera se localiza ao redor do núcleo, imagine os orbitais como sendo nuvens eletrônicas que circulam a parte central do átomo.
Estudos visando melhorar o conhecimento sobre átomo deram origem a uma nova teoria, a mecânica quântica. Esta ciência estuda as diferentes energias dos elétrons associada a números quânticos.
O número quântico principal(n)
representa o nível de energia em que os elétrons estão localizados, pode variar de 1 a 7 dependendo da camada em que se encontra.
Confira na tabela abaixo:
As camadas estão localizadas na eletrosfera do átomo, cada uma comporta uma quantidade específica de elétrons.
Estuda os subníveis (presentes nas camadas K, L, M...). É identificado pela letra L (minúscula), veja abaixo os valores para cada subnível.
Repare que para cada subnível existe uma quantidade pré-determinada de elétrons.
Os números quãnticos contribuiram para a formação da distribuição eletrônica (diagrama de Linus Pauling).
Como exemplo, podemos citar a distribuição eletrônica para o átomo de Cobre (número atômico 29) que termina no subnível 3 d9, veja:
Sendo assim, dizemos que o número quântico principal (n) é 4, pois a última camada preenchida foi a N. O número quântico secundário é 2, porque o último subnível a receber elétrons foi o d.
n = 4
l = 2
https://www.youtube.com/watch?v=9BORtYyUaN0