Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Bem ao sul do Brasil, lá na terra do chimarrão e do churrasco, está o único bioma brasileiro restrito a apenas um estado. O bioma Pampa ocupa uma área que corresponde a 63% do território gaúcho e também está presente no Uruguai e Argentina.
As paisagens naturais do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc.
A fauna é expressiva, com quase 500 espécies de aves e mais de 100 espécies de mamíferos terrestres. O Pampa abriga um ecossistema muito rico, com muitas espécies endêmicas (existentes apenas neste bioma) tais como: Tuco-tuco (Ctenomys flamarioni), o beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer); o sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus) e algumas ameaçadas de extinção tais como: o veado campeiro (Ozotocerus bezoarticus), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), o caboclinho-de-barriga-verde (Sporophila hypoxantha) e o picapauzinho-chorão (Picoides mixtus) (Brasil, 2003).
Estimativas indicam valores em torno de 3000 espécies de plantas, como capim-forquilha, grama-tapete, flechilhas, brabas-de-bode, cabelos de-porco, dentre outras. Nas áreas de campo natural, também se destacam as espécies de compostas e de leguminosas como a babosa-do-campo, o amendoim-nativo e o trevo-nativo. Nas áreas de afloramentos rochosos podem ser encontradas muitas espécies de cactáceas.
Aquífero Guarani é uma formação geológica capaz de armazenar e fornecer água através de poços. É necessário que esse aquífero seja protegido de contaminações, pois essa água subterrânea pode ser usada para várias coisas, como, indústrias , agricultura e dependendo da qualidade que a água se encontra , pode ser usada até para o consumo humano .
Aquífero Guarani está presente em quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Aproximadamente 70% desse reservatório de água está localizado no Brasil, espalhado pelo subsolo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Apesar da importância do Aquífero Guarani, as atividades humanas, sobretudo as industriais e agrícolas, têm provocado a contaminação da água. Os maiores vilões desse processo são o agrotóxico utilizado na agricultura e o vinhoto (resíduo da destilação fracionada da cana-de-açúcar), que atingem o reservatório.
O bioma Pampa é o 2º mais destruído no Brasil. Temos apenas 46% do bioma conservado.
A monocultura - cultivo de uma única cultura em grande parte da terra. Gera o desmatamento do solo tendo em vista que precisa desmatar novas áreas à medida em que elas tornam-se pouco férteis.
Espécies exóticas - não são originárias do bioma.São plantadas em lugares onde havia espécies vegetais nativas.
A pecuária extensiva - gado criado solto - se alimentam das raízes das plantas, dos ovos de aves, causando prejuízos ao bioma. Além disso, o fato de muitos animais no pasto acaba degradando o solo.
O gado emite metano no processo da ruminação colaborando para o aquecimento global. Para evitar essa emissão, o Greepeace lançou uma campanha que sugere que, nas segundas-feiras, não seja consumida carne. Dá uma olhada no link ao lado.
https://bit.ly/2KmAAuc
As UC's que se destacam são
* Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã;
* Estação Ecológica do Taim.
Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais.
As UCs têm a função de proteger as diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas, preservando o patrimônio biológico existente. Além disso, garantem às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.
Fonte https://bit.ly/2VpycJt
Para garantir a preservação desse bioma é é preciso se investir em políticas públicas adequadas para a restauração do Pampa, como a implementação do Código Florestal - que fiscaliza a exploração de espécies exóticas e a monocultura, além da aposta na pecuária sustentável - que consiga fazer manejo da vegetação nativa e seja amigável para a biodiversidade, além Não de pode perder o campo nativo deste bioma, tendo qem vista que quando o perdemos estamos perdendo biodiversidade.