Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
1 INTRODUÇÃO
1.1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA E DO OBJETO DE ESTUDO
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
3.1 TIPO DE ESTUDO
3.2 ESTUDO DE CASO
3.3 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
3.4 ASPECTOS ÉTICOS
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
A capacidade de transacionar informações permitiu o surgimento de novas abordagens em serviços de saúde no meio digital. A associação de dispositivos informacionais integrados com profissionais de saúde preparados fornece instrumental para o diagnóstico, monitoramento, tratamento e promoção em saúde, além de outras possibilidades e serviços ofertados a distância. (BARBOSA; SENNE, 2016)
As tecnologias da informação e das comunicações (TICs) se apresenta como um catalisador de transformações na sociedade contemporânea e em serviços de saúde (GONÇALVES et al., 2018) . Com isso, a alteração no fluxo informacional na sociedade nos revela usuários cada vez mais exigentes para consumo de informação.
A adoção das TICs na área da saúde resultou no aumento da eficiência, menor custo na prestação do serviço e impactou na melhoria da qualidade assistencial. Nesse contexto, o Telessaúde se apresenta como uma forte linha de atuação nos cuidados à saúde. (SIMÕES, 2015)
FIGURA 1 : DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.
Uso intensivo das Tecnologias da Informação e das Comunicações
Informação
Processos
Econômicos
Processos
de
Saúde
Processos
Políticos e Eleitorais
Assimetrias
Disparidades no uso dos dispositivos sociais
Fonte: Elaborado pelo autor
FIGURA 2 : PROBLEMA DE PESQUISA.
Asssimetria
Informacional
Telediagnóstico
Tratamento
Promoção
e
Prevenção
em
saúde
Cuidados paleativos
e
Redução de danos
Dispositivos de saúde
Fonte: Elaborado pelo autor
Fonte: Telessaúde unidade Santa Catarina.
Imagem 3- Oferta de telediagnóstico em Santa Catarina.
Click to edit text
Fonte: Cortese et al (2017)
Como é possível melhorar a qualidade do serviço em Telediagnóstico através da redução das assimetrias de informação?
Compreender a assimetria informacional em serviços de telediagnóstico.
4- Metodologia da Pesquisa
A natureza da pesquisa é caracterizada como mista. Pesquisas qualitativas analisam o seu objeto de pesquisa nos ambientes naturais e buscam compreender por que esses elementos estão associados a fenômenos específicos (ROSENTHAL, 2016).
O método qualitativo é apropriado para identificar estratégias utilizadas para implementar serviços de telessaúde. (OLATINWO, 2019)
Quanto aos objetivos, este estudo é classificado como exploratório-descritivo. O método de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso.
Segundo Dresch, Lacerda e Antunes Júnior (2014, p.20), “um estudo de caso é uma investigação que se considera empírica e que busca uma melhor compreensão de um fenômeno contemporâneo e geralmente complexo em seu contexto real”.
Figura 3. Etapas para elaboração Estudo de Caso:
Fonte: Dresch, Lacerda e Antunes Júnior (2014).
Pesquisa da literatura existente sobre o assunto: Fluxo de Informação em Saúde Digital (A seção apresenta a sumarização do arcabouço teórico, na identificação de modelos e dos principais entraves metodológicos).
Seleção da unidade para análise: Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina, localizada no endereço rua Delfino Conti, S/N – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-370 - Centro de Ciências da Saúde – Universidade Federal de Santa Catarina.
O protocolo de coleta de dados contempla os critérios levantados com a finalidade de identificar as barreiras e limitações no informacional e os possíveis impactos associados ao fluxo de informação presentes no contexto de telediagnóstico.
As formas de controle desta pesquisa foram delineadas sobre o papel do componente informacional, em serviços de teledermatologia, e os efeitos desencadeados decorrentes da assimetrida da informação.
Este momento da pesquisa busca testar os procedimentos de aplicação estabelecidos na etapa de planejamento, a análise da qualidade dos dados coletados, a funcionalidade dos formulários, o armazenamento (sistematização dos dados coletados) em planilhas eletrônicas e a realização dos ajustes quando oportunos.
Os registros dos dados coletados devem atender e subsidiar a construção do mapa de fluxo de informação dos serviços de Teledermatologia do núcleo de Telessaúde SC da Universidade Federal de Santa Catarina para identificar evidências de como o componente informacional afeta os processos de trabalho para diagnóstico.
O mapeamento dos elementos e aspectos de influencia do FI da instituição consiste em identificar os seguintes fatores: elementos e aspectos de influência do fluxo de informação e de processos, protocolos de serviços prestados, TICs, atores envolvidos, avaliação interna e externa da unidade e suas conformidades.
As entrevistas serão realizadas com os enfermeiros e profissionais de nivel técnicos (responsável por realizar os exames) gestores da instituição, de modo presencial, para levantamento dos seguintes aspectos:
Figura 5. Roteiro De Entrevistas Profissional não
Especializado:
Fonte: dados da pesquisa.
Etapa 5 - Análise dos Dados:
A combinação de diferentes métodos, grupos de estudo, ambientes, perspectivas teóricas para lidar com o fenômeno, considerando diferentes visões a respeito da questão de pesquisa e combinando diferentes tipos de dados (FLICK, 2013).
Profissional especializado
Levantamento de ocorrências de falhas no processo diagnóstico Teledermatologia
Assimetria de informação
Profissional nível Técnico de saúde
Enfermeiro(a)
Respostas dos questionários semi-estruturados
Nesta seção será realizada a elaboração narrativa com as demonstrações teóricas e práticas da pesquisa visando apresentar um mapa com o fluxo de informação, análises e sugestões. Esse momento da pesquisa será apresentado às potencialidades e as limitações observadas no fluxo de informação e a democratização do uso de tecnologias para diagnóstico.
O relatório será entregue à equipe técnica e gestores da instituição, além da produção de artigos científicos em periódicos.
Termo de Anuência da Instituição
Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos
Este estudo considerou as diretrizes e normas da Resolução nº 466 do Conselho Nacional de Saúde/CNS (BRASIL, 2012c) que regulamentam pesquisas envolvendo seres humanos. Inicialmente foram coletados o Termo de Anuência da Instituição participante o Núcleo Telessaúde Santa Catarina (Apêndice C).
A participação dos entrevistados ocorrerá apenas com a concordância e a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice D), preservando o sigilo sobre informações de identificação do participante.
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Apresentar os impactos da assimetria informacional no fluxo de informação em serviços de Telessaúde, em seu detalhamento, no telediagnóstico. Fornecer constatações alinhadas aos objetivos e às hipóteses levantadas, direcionadas a responder a questão de pesquisa.
A possibilidade de colaboração e seus efeitos práticos para o aprimoramento institucional, com apresentação de estratégias possíveis, descrição das barreiras existentes observadas e boas práticas informacionais, com evidências fenomenológicas que possam auxiliar e oferecer uma nova compreensão sobre o tema.
O relatório final com propostas e diretrizes serão apresentadas aos gestores da unidade analisada.
A síntese dos resultados desta pesquisa será apresentada em forma de artigo intitulado "Fluxo de Informação em Serviços diagnósticos em Dermatologia: Estudo de Caso no Núcleo De Telessaúde em Santa Catarina”.
Barbosa, A. F., & Senne, F. (2016). Indicadores sobre a adoção de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na saúde. Journal of Health Informatics, 8(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/527
Marilvan Cortese1 , Ascendino Roberto dos Santos2 , Harley Miguel Wagner2 , Luana Gabriele Nilson3 , Thuany Braga Kohlbach3 , Maria Cristina Marino Calvo. Oferta de Telediagnóstico em Santa Catarina. Revista Catarinense de Saúde da Família | Outubro 2017
Dresch, A., Lacerda, D.P., Antunes, J.A.V. (2015). Proposal for the Conduct of Design Science Research. In: Design Science Research. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-07374-3_6
Gonçalves, T. A. S. (2022). A adoção de práticas de eHealth ao nível dos profissionais de saúde dos serviços de ambulatório (Doctoral dissertation, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).
Olatinwo, I. G. (2019). Telehealth implementation strategies for healthcare providers (Order No. 13899551). Available from ProQuest Dissertations & Theses Global. (2245924269). Retrieved from https://www.proquest.com/dissertations-theses/telehealth-implementation-strategies-healthcare/docview/2245924269/se-