Hominideos
Civilizações antigas
Civilizações antigas
A Idade Média (adj. medieval) é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. ... O cristianismo disseminou-se pela Europa ocidental e assistiu-se a um surto de edificação de novos espaços monásticos.
Os muçulmanos trouxeram para a África uma grande rede de contatos e comércio, fazendo com que as regiões da África islâmica passassem a fazer parte desse circuito. Nos reinos que se convertiam ao islamismo, a fundação de cidades, como Timbucto e Gao, na faixa do rio Níger, ou Sidjilmassa e Marrocos, no Magreb eram acompanhadas pela construção de palácios e mesquitas. Embora possa parecer que, no processo de islamização da África, ela teria perdido suas características próprias em detrimento da religião e da cultura islâmica, os historiadores estão de acordo ao afirmar que teria ocorrido justamente o oposto: o que houve foi uma “africanização do islã”, na qual produziu-se uma cultura, uma arte e até mesmo uma forma própria de entender-se a históriav
Sociedade Medieval, economia, influência da Igreja, Idade Média, organização do feudo, suseranos e vassalos, senhor feudal, cavaleiros, servos, sistema feudal. O feudalismo tem início com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa).Sociedade Medieval, economia, influência da Igreja, Idade Média, organização do feudo, suseranos e vassalos, senhor feudal, cavaleiros, servos, sistema feudal. O feudalismo tem início com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa).
A civilização islâmica encontra-se até hoje na Península Arábica e foi fundada por Maomé, o grande profeta do Islamismo, a famosa religião muçulmana. Conheça a história dessa enorme civilização que é formada inteiramente baseada em sua religião, além de conhecer também sua cultura e seus costumes.
enascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. Apesar das transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma evolução em relação às estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.
As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a ser descobertas pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração, foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças de que os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosas.
A colonização da América portuguesa se deu com as grandes navegações do século XVI, quando existia uma disputa por novos territórios entre as principais nações colonizadoras da Europa: Inglaterra, França, Espanha e Portugal. Os portugueses chegam à América do Sul em 1500, trazendo missionários, navegadores e aventureiros, que dizimaram indígenas e cometem outras atrocidades para firmar seu poder.
A colonização espanhola na América começou com a chegada de Cristóvão Colombo às Antilhas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as Índias e convenceu-se de que o encontraria. ... Os principais obstáculos para a conquista espanhola foram os impérios Inca e Asteca.