Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Atenção é um conceito estudado na psicologia cognitiva que se refere à forma como processamos informações presentes em nosso ambiente específico ativamente.
Várias pesquisas tentam mensurar quantas coisas podemos atender e por quanto tempo. Pesquisadores descobriram que as principais variáveis que impactam a nossa capacidade de permanecer na tarefa incluem a forma como estamos interessados no estímulo e quantas distrações nós experimentamos.
Estudos têm demonstrado que a atenção é limitada em termos de capacidade e duração.
A psicologia afirma que existem vários tipos de atenção, sendo que alguns são conscientes e outros são automáticos. Entenda melhor a seguir:
A atenção concentrada é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. Essa atenção é usada quando focamos a atenção em um único objeto de trabalho. Um exemplo prático de atenção concentrada pode ser observado quando você assiste a uma aula e se foca totalmente no professor para entender a matéria.
Ainda considerando o exemplo anterior, se você recebe uma mensagem no celular e desvia a atenção para ela, então sua atenção está alternada. Esse é o tipo de atenção usado no trânsito: quando você está dirigindo e o farol fecha, é preciso se concentrar no farol e na direção.
A atenção sustentada é a habilidade de manter-se focado durante uma atividade contínua e repetitiva, quando a mente está focada em uma mesma tarefa por um longo período, sem distrações.
Esse é um tipo de atenção consciente, quando escolhemos onde nossa mente deve permanecer focada. É a atenção que você mantém no que o professor está falando, mesmo com os colegas conversando na sala de aula, o celular tocando e o barulho dos carros na rua. Você escolhe excluir as distrações ao redor para que o cérebro fique concentrado no que o professor está falando.
É a captção rápida do indivíduo de focalizar de uma só vez diversos estímulos fornecendo conhecimento rápido de uma cena
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
Em primeiro lugar, é necessário que a pessoa apresente um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfira no funcionamento e no desenvolvimento. Para tanto, ela precisa apresentar sintomas destes dois aspectos.
https://www.mundosimples.com.br/teste-de-saude-deficit-de-atencao.htm
https://www.youtube.com/watch?v=AlxUMEU5gng&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3nKHHf-2Y4Qz1Z1rL71an1fyTgqvNkab0z2xyB_QPCKkMnirKx32cvsY8