Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

RECURSOS NATURAIS — A QUESTÃO AMBIENTAL

Canal Me Ensina Prof!

RECURSOS NATURAIS

Recurso natural é tudo aquilo que faz parte da natureza, como o ar, a água, o solo, a vegetação e os minérios, e que pode ser aproveitado pelos seres humanos. Alguns desses recursos, como o ar ou a água, são abundantes e indispensáveis para a vida humana. Outros, como o ouro ou as pedras precio- sas, são mais raros e dispensáveis, embora considerados de grande valor em algumas sociedades. Os recursos naturais podem ser renováveis e não-renováveis.

RECURSOS RENOVÁVEIS

aqueles que, como o próprio nome explica, renovaram-se na natureza, ou seja, são explorados pelos seres humanos em um ritmo que permite que a natureza os recomponha. São exemplos desse tipo de recurso o ar, a água e a vegetação. Teoricamente é possível que a humanidade acabe com toda a vegetação do planeta, por exemplo, mas também é possível replantar a vegetação destruída.

Já a água e o ar, que se renovam naturalmente, podem ser degradados ou poluídos pelos seres humanos, inviabilizando seu uso. Assim, é possível acabar com a água potável, embora não seja possível acabar com a água do planeta. O mesmo pode ser dito do ar, um recurso natural abundante e renovável. Nenhuma sociedade humana, em qualquer época, deixa de utilizar recursos naturais. Dependemos do ar, da água, do solo, da vegetação e dos animais para sobreviver. Alguns povos, no entanto, utilizam os recursos naturais numa proporção bem maior do que outros. Houve, na história da humanidade, casos de povos que desapareceram em consequência de catástrofes naturais provocadas pelo uso indevido dos recursos da natureza.

RECURSOS NÃO-RENOVÁVEIS

Existem também os recursos naturais que não são renováveis. São aqueles que a natureza demora centenas de milhares de anos para repor. Exemplos desse tipo de recurso são os minérios, como o de ferro, a bauxita e o ouro, ou os chamados combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o gás natural e o petróleo. Assim, pode-se dizer que os recursos não renováveis existem em quantidade limitada na superfície terrestre e, se continuarem a ser explorados sem controle, mais cedo ou mais tarde vão se esgotar.

Esses recursos foram amplamente explorados desde a primeira etapa da Revolução Industrial: primeiro o carvão mineral, depois o petróleo que, além de não renováveis, são extremamente poluentes. Foi na época da industrialização que os impactos ambientais cresceram muito e rapidamente. A industrialização da sociedade, a urbanização e a aceleração do crescimento populacional provocaram um notável aumento na poluição do ar, das águas e dos solos, além de intensos desmatamentos.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi