Loading…
Transcript

São Paulo

Cultura

Cultura

A maior parte das expressões da cultura tradicional paulista tem suas raízes, fundamentalmente, em três grandes vertentes: a italiana, a portuguesa e a indígena. Pode ser dividida em duas variações: a caipira, que é do interior do estado e de algumas cidades da Grande São Paulo, e a caiçara, da maioria das cidades do litoral paulista

Localização geográfica

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste

Turismo

Na capital, de segunda a segunda há peças de teatro e exposições em cartaz, bares e restaurantes abertos a qualquer hora, além de eventos e shoppings lotados. Tudo isso para justificar a principal razão de (e desculpa para) seus males: os engarrafamentos.

Turismo

Musica

A música popular paulista tradicional, assim como no resto do Brasil, influenciada principalmente pelas tradições da africanisma e dos índioinios. Provavelmente o estilo de música popular de origem paulista mais característico é a moda de viola, tendo sido amplamente divulgada por Cornélio Pires, durante o século XX, e que atingiu seu auge com cantores e compositores como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Vieira e Vieirinha, Sérgio Reis e Renato Teixeira. O estilo musical influenciou fortemente a música de outros estados como, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Vestuario

Vestuario

Em São Paulo, capital, as pessoas se vestem de uma maneira mais formal. É muito comum que as pessoas se impressionem com o estilo sofisticado, moderno e elegante de se vestir dos moradores da capital paulista.

Bandeira

A bandeira do estado de São Paulo, juntamente com o brasão e o hino, constituem os símbolos oficiais do estado de São Paulo, no Brasil.

Bandeira

Comidas Tipicas

São Paulo tem como comidas tipicas o Virado à Paulista, o Bauru, o Sanduíche de Mortadela, o Picadinho, o Pão na Chapa, o Cuscuz Paulista e o Sanduíche de Pernil.

Comidas Tipicas

Virado à Paulista

Arroz, tutu de feijão, bisteca de porco, couve e ovo frito. Prato tradicional paulista encontrado desde 1920, às segundas-feiras nos cardápios dos restaurantes da cidade. Com uma inspiração na comida rural, o Virado à Paulista ficou conhecido como comida simples, mas com quantidade e variedade o suficiente para dar força durante todo o dia de trabalho.

Virado à Paulista

Bauru

O famoso sanduíche no pão francês com roast beef, queijo derretido e tomate foi criado no Ponto Chic, quando um cliente conhecido como Bauru, chegou com muita fome no local e pediu para o sanduicheiro Carlos preparar a iguaria. Aí um cliente viu, experimentou, gostou, outro cliente também experimentou… Enfim, o resto é história.

Cuscuz Paulista

O cuzcuz paulista, uma receita tipicamente caipira, hoje faz parte do cardápio de vários restaurantes da cidade. Segundo a chef Mara Salles, o cuzcuz paulista evoluiu da refeição dos tropeiros. Nos séculos XVII e XVIII, os tropeiros costumavam carregar alimentos como farinha de milho, ovo cozido, cebolinha, banha de porco e torresmo, tudo junto numa espécie de lenço, que amarravam e levavam a cavalo. “Desse farnel, o cuscuz evoluiu para a mesa das fazendas, aí já acrescido de outros ingredientes e feito na cuscuzeira de duas partes”, explica a chef. Foi nas fazendas que ele adquiriu ares mais sofisticados, sendo introduzido frango ou peixe de água doce em sua receita. Foi mais para frente que se resolveu adicionar o requinte do camarão. E só há cerca de 40 anos o cuscuz paulista começou a ser feito em fôrma de bolo furada. O motivo, não se sabe. Mas acabou assumindo uma forma compacta, mais parecida com a consistência de uma musseline, diferente do cuscuz original, que desmancha.

Cuscuz Paulista

5 Gírias

As 5 girias mais faladas são: Meu, Coxinha, Da Hora, Truta e Cara

5 Girias

Meu

Esta é clássica. Qualquer um que tente imitar sotaque paulistano de modo caricato tem que dizer meu. Senão, é como ser gaúcho e não falar bah. Também tem o orra, meu! pra demonstrar espanto.

Meu

Coxinha

Em São Paulo, o nome do salgadinho empanado de frango já era há algum tempo sinônimo de homem ou mulher extremamente individualista e que gosta de ostentar um status superior, de preferência posando de vip.

Da hora

Significa legal, maneiro, bom. Você percebe que da hora é uma gíria paulista quando vai para o Rio e tudo o que eles falam quando acham algo da hora é: maneiro!

Da hora

Truta

E aí, truta? Os adolescentes paulistas estão usando o nome do peixe para chamar os amigos. Traduzindo: como está você?

Truta

Cara

Cara

A palavra é gíria brasileira para designar uma pessoa, quase sempre um homem. Mas em São Paulo também é expressão empregada para enfatizar grande quantidade de tempo. Paulista espera “uma cara tempo”.