Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Joaquim tinha dezoito anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou três meses em Jerusalém. A mãe dele se chamava Neústa e era filha de Elnatã, de Jerusalém. Seguindo o exemplo do seu pai, Joaquim fez coisas erradas, que não agradam a Deus, o Senhor.
Foi durante o reinado de Joaquim que o exército da Babilônia, comandado pelos oficiais do rei Nabucodonosor, marchou contra Jerusalém e cercou a cidade. Enquanto a cidade estava cercada, o próprio rei Nabucodonosor foi até lá, e o rei Joaquim, a sua mãe, os seus filhos, os seus oficiais e os funcionários do palácio se entregaram aos babilônios. No oitavo ano do reinado de Nabucodonosor, ele levou Joaquim como prisioneiro. Também levou para a Babilônia todos os tesouros do Templo e do palácio. Conforme o Senhor tinha dito, Nabucodonosor quebrou todos os objetos de ouro que o rei Salomão tinha feito para serem usados no Templo. Nabucodonosor levou como prisioneiros toda a gente de Jerusalém, todos os príncipes e todos os cidadãos mais importantes, dez mil pessoas ao todo. Levou também todos os artesãos, incluindo os ferreiros. Ficaram em Judá somente as pessoas mais pobres.
Nabucodonosor levou Joaquim para a Babilônia como prisioneiro, junto com a mãe dele, as suas esposas, os seus oficiais e as pessoas mais importantes de Judá. Nabucodonosor mandou todos os homens importantes para a Babilônia, sete mil ao todo, e mil artesãos, incluindo os ferreiros, todos eles treinados para lutar na guerra.
Palavra do Senhor
- Graças a Deus
- O que fez o rei Joaquim igual o seu pai?
- O que fez Joaquim com a sua família e seu povo?
- O que Nabucodonosor fez com os tesouros?
- Quem foi levado e exilado?
- Quem ficou na terra prometida?
Exilado/Refugiado= Estar longe da própria casa.
O povo de Israel estava longe de casa, esqueceram o Deus de Abraão, Isaac e Jacó, pois preferiram adorar aos ídolos, achando que Deus era muito exigente, esqueceram os 10 mandamentos e começaram a viver na desunião.
O povo esqueceu da aliança, mas Deus não se esqueceu do seu povo.
O resultado foi a dominação de Israel por outros povos, sendo eles exilados da terra prometida, perderam o amor e a comunhão com Deus.
Nabucodonosor, um rei Assírio, invadiu Jerusalém, destruiu seu Templo e levou o povo em cativeiro para a Babilônia, mandou construir uma estátua de ouro enorme, media 30 metros de altura por 3 metros de diâmetro, e decretou que todos os habitantes do reino deveriam prostrar-se e adorá-la quando tocassem as trombetas e os instrumentos musicais.
Quando nos afastamos de Deus, saímos do caminho da paz, ficamos perdidos e somos levados a pecar e os caminhos ficam cada vez mais tristes.
O pecado é uma ofensa a Deus, pois a pessoa prefere se isolar ao amor de Deus para ser egoísta e viver as coisas que o mundo oferece. Isso é como viver em uma terra estrangeira, exilado do amor de nossos pais.
No passado também fomos exilados da vida em Deus, quando os primeiros habitantes da terra pecaram, Adão e Eva, tiveram o paraíso mas ainda assim desobedeceram a Deus.
Mas nós tivemos o batismo, que nos levou de volta ao amor de Deus, e nos permite viver em um lar de amor.
Por isso é muito importante sermos exemplo de comunidade em nossa paróquia, para vivermos sempre no lar e amor de Deus.
Se tívessemos de viajar para um país distante, o que vocês colocariam na sua mocilha?
- O que preferem deixar e o que vão levar de importante?
- Agora lembrem-se a mochila só aguenta 05 coisas!
No exílio não podemos levar tudo, não temos tempo para organizar as malas, levamos apenas o principal.
Vamos completar o caça palavras com os nossos conhecimentos do encontro de hoje?