Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

"E eu que pensava que química era difícil, me enganei, pois cálculos estequiométricos são mais fáceis de resolver do que divisões do coração."

Estequiometria

Professora Cleide

Definição

Introduction

Explain Your

Topic

Relações estequiométricas

+

Positive Aspects

_

Exemplo

(PUC-MINAS) A liga de estanho e chumbo (Sn-Pb) é empregada como solda metálica. Para a obtenção de estanho, é necessário extraí-lo da natureza. Uma fonte natural de estanho é o minério cassiterita. A equação química de redução da cassiterita, não balanceada, a estanho metálico é apresentada abaixo.

SnO2(s) + C(s) → Sn(s) + CO(g)

Reagindo-se 50 kg de carbono com 25 kg de minério cassiterita (100% de pureza) e considerando-se um rendimento de 100%, a massa de estanho produzida será aproximadamente

a) 12,5 kg

b) 19,7 kg

c) 25 kg

d) 50 kg

Exemplos

(FUVEST-SP)Uma instalação petrolífera produz 12,8 kg de SO2‚ por hora. A liberação

desse gás poluente pode ser evitada usando-se calcário, o qual por decomposição fornece

cal, que reage com o SO2 formando CaSO3, de acordo com as equações:

CaCO3(s) —> CaO(s) + CO2(g)

CaO(s) + SO2(g) —> CaSO3(s)

Qual a massa mínima de calcário (em kg), por dia, necessária para eliminar todo o SO2 formado? Suponha 100% de rendimento para as reações.

Massas molares (g/mol)

CaCO3 = 100

SO2 = 64

a)128

b)240

c)480

d)720

e)1200

Symbols

Images

Exemplos

Zoom

(MACKENZIE-SP) A reação de ustulação da pirita (FeS2) pode ser representada pela equação a seguir:

4 FeS2(s) + 11 O2(g) 2 Fe2O3(s) + 8 SO2(g)

Considerando que o processo de ustulação ocorra nas CNTP, é correto afirmar que o volume de SO2 produzido na reação de 600 g de pirita que apresente 50% de pureza é de

Dado: massa molar (g.mol–1) FeS2 = 120

a) 56,0 L.

b) 112,0 L.

c) 168,0 L.

d) 224,0 L.

e) 280,0 L

Title

Even the Smallest Details!

(ENEM - 2014) Grandes fontes de emissão do gás dióxido de enxofre são as indústrias de extração de cobre e níquel, em decorrência da oxidação dos minérios sulfurados. Para evitar a liberação desses óxidos na atmosfera e a consequente formação da chuva ácida, o gás pode ser lavado, em um processo conhecido como dessulfurização, conforme mostrado na equação (1).

CaCO3(s) + SO2(g) → CaSO3(s) + CO2(g) (1)

Por sua vez, o sulfito de cálcio formado por ser oxidado, com o auxílio do ar atmosférico, para a obtenção do sulfato de cálcio, como mostrado na equação (2). Essa etapa é de grande interesse porque o produto da reação, popularmente conhecido como gesso, é utilizado para fins agrícolas.

2 CaSO3(s) + O2(g) → 2CaSO4(s) (2)

As massas molares dos elementos carbono, oxigênio, enxofre e cálcio são iguais a 12 g/mol, 16 g/mol, 32 g/mol e 40 g/mol, respectivamente.

BAIRD, C. Química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).

COMPARTILHE

Considerando um rendimento de 90% no processo, a massa de gesso obtida, em gramas, por mol de gás retido é mais próxima de

64.

108.

122.

136.

245.

Cálculo de Pureza

Este cálculo é muito utilizado nos laboratórios químicos, já que nenhuma substância é 100% pura. Sempre há alguma impureza. Por este motivo, alguns problemas já indicam a quantidade de impureza ou o quanto a substância é pura.

Brainstorm

Observações

Cálculo de Rendimento

Nenhuma reação química tem 100% de aproveitamento. Geralmente a quantidade de produto pode ser inferior ao valor esperado. Neste caso, o rendimento não foi total. Isto pode acontecer por várias razões, como por exemplo, má qualidade dos aparelhos ou dos reagentes, falta de preparo do operador, etc.

Connect

Existem muitas reações químicas cujos reagentes não estão na mesma proporção estequiométrica, por isso, são classificados em dois tipos:

• Reagente limitante – aquele que é totalmente consumido, finalizando a reação e limitando a quantidade de produto originado.

• Reagente em excesso – aquele que não será completamente consumido, sobrando uma dada quantidade ao fim da reação.

Exemplo

Cálculos Estequiométricos

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi