A BASE NACIONAL
COMUM CURRICULAR
A BASE NACIONAL
COMUM CURRICULAR
Compreendendo conceitos e desenvolvendo habilidades
Carga horária: 60 horas.
10h presenciais – 4h dia 26/08; 2h dia 05/10 e 4h dia 11/11.
50h online - período de 11 semanas.
Público-alvo: estudantes de pedagogia, professores, coordenadores, orientadores educacionais, gestores e áreas afins.
Professora: Flávia de Farias Gusmão
É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Direcionar a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
A presença de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) é cada vez maior nas salas de aula brasileiras, e vários pesquisadores têm analisado como os professores estão lidando com esse desafio. Estudos feitos em diferentes regiões do país, com metodologias e enfoques diversos, concluíram que a inclusão é aceita, propagada e desejada pelos docentes, mas no dia a dia o discurso favorável encontra barreiras significativas.
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205, determina que
a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988).
Além disso, a carta constitucional já norteia para a definição de uma base nacional comum curricular ao estabelecer, no Artigo 210, que “serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais, e artísticos nacionais e regionais” (BRASIL, 1988).
Cabe à União
estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, Competências e Diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum (BRASIL, 1996, ênfase adicionada).
O PNE foi promulgado em 2014, através da lei n° 13.005/2014 e reiterou a necessidade de
estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa [União, Estados, Distrito Federal e Municípios], diretrizes pedagógicas para a educação básica e a Base Nacional Comum dos Currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos(as) para cada ano do Ensino Fundamental e Médio, respeitadas as diversidades regional, estadual e social (BRASIL, 2014, ênfase adicionada).
1. Como foi construída a BNCC?
2. Para quais etapas a BNCC será aplicada?
3. Quando a BNCC começa a funcionar?
4. Diferenças regionais, como linguagem e cultura, vão dificultar a
implantação do Brasil?
5. Como trabalhar a Base nas escolas, levando em consideração a
realidade de cada comunidade?
6. O conceito de gênero será trabalhado?
Teoria do Big Five