A partir do viés das Ciências Sociais, Gênero é entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas, levando em consideração os padrões histórico-culturais atribuídos para homens e mulheres. Por ser um papel social, o gênero pode ser construído e desconstruído, ou seja, pode ser entendido como algo mutável e não limitado, como define as ciências biológicas.
Programa de iniciativa do Governo Federal, coordenado pela Secretária de Políticas para as mulheres do Ministério das Mulheres, tendo como objetivo difundir novas concpções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combatendo discriminação e desilgualdade de gênero e raça.
2005
O programa atualmente está na 6°.
Na edição anterior, 83 organizações participaram e 68 delas obtiveram o selo pró-equidade, tendo cumprido mais de 70% das ações propostas.
Exemplos de boas práticas:
- Criação de um local adequeado para lactantes, possam colher, amazenar ou ammentar, durante o horário de trabalho.
- Ampliação do prazo de licença paternidade para 10 dias consecutivos.
Uma plataforma gratuita foi criada para que empresas possam avaliar suas políticas internas e seus programas sobre igualdade de gênero. Foi lançada no Brasil no dia 12 de novembro de 2018. Chama-se “WEP Gender Gap Analysis Tool” – em português, “Ferramenta de Análise de Diferenças de Gênero e Princípios de Empoderamento das Mulheres”, sendo que mais de 900 empresas já utilizam a ferramenta em 92 países.
MULHERES:
SUCESSO E IMPACTO SOCIAL
Alana Santos Santana
Alana Gonçalves Barbosa
Ariane Rodrigues Conceição
Bruna Rocha Costa
Emilly Ellen Santos de Lima
Fernanda Soares Deodato