Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Trabalho realizado por:
-Adriana Leite Nº1
-Miguel Marques Nº16
-Pedro Ponteira Nº18
-Rodrigo Alves Nº21
Recursos hidro-geológicos
Recursos minerais
Recursos geológicos
Os recursos energéticos correspondem aos materiais usados na produção de energia.
Os recursos energéticos obtidos na crusta da terra são a energia nuclear, a energia geotérmica e os combustíveis fósseis, o foco desta apresentação.
Rocha sedimentar biogénica, resultante da incarbonização de material vegetal que não foi completamente decomposto.
É o combustível fóssil mais abundante, usado para a produção de eletricidade em centrais termoelétricas.
Pela poluição que cria, muitos países prometem reduzir a utilização de carvão, incluindo Portugal, que já não o usa na produção de eletricidade.
Para produzir eletricidade, o carvão é queimado, e o calor resultante é usado para produzir vapor de água, cuja pressão aciona turbinas que geram eletricidade. À taxa de consumo atual, a Terra tem reservas de carvão estimadas para cerca de 3 séculos.
O petróleo é normalmente associado à produção de combustíveis (gasolina e gasóleo), mas também é a matéria prima para materiais como o asfalto, tintas, plástico, fibras têxteis, etc.
O gás natural é usado principalmente para obter eletricidade ou para aquecimento industrial e doméstico. Dos combustíveis fósseis, é o que emite a menor quantidade de gases de estufa.
Ambos resultam de detritos orgânicos acumulados em corpos de água.
1. Depositam-se restos orgânicos em locais com déficite de oxigénio e enterram-se rapidamente por sedimentos finos e impermeáveis.
2. São cada vez mais enterrados, sofrendo um aumento de pressão e temperatura que quebra as ligações químicas das suas moléculas. Forma-se assim uma substância de transição: o querogénio.
3. Devido à baixa densidade, os materiais ascendem e acumulam-se em locais designados de armadilha petrolífera. Esta é limitada superiormente por uma rocha selante, contendo-se numa rocha-armazém.
Petróleo
Gás Natural
Decomposto
60-120 ºC
120-200 ºC
>200 ºC
2-4.5 km de profundidade
4.5-7 km de profundidade
>7 km de profundidade
REIS, Jorge; GUIMARÃES, António; SARAIVA, Ana Bela; NOVAIS, Hugo - Odisseia Geologia 11º Ano - Porto Editora, 2022
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel_f%C3%B3ssil
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo
-https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_natural
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_termoel%C3%A9trica
https://www.youtube.com/watch?v=Sg2ihWBm_Vs