Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

REVOLUÇÃO FRANCESA

O que foi a revolução

Foi um movimento que buscava igualdade em uma França dominada pela nobreza e clero que detinham todos os direitos e privilégios da França.

A revolução francesa

Os pilares da revolução são: Liberté, Egalité, Fraternité .

O império colonial francês

Constituiu as colônias ultramarinas, protetorados e territórios mandatários que ficaram sob domínio da França a partir do século XVI.

primeiro império colonial, que existiu até 1814, época em que a maior parte dos territórios foram perdidas.

segundo império colonial, que começou com a conquista de Argel em 1830,chegou ao fim após a perda em guerras posteriores da Indochina (1954) e da Argélia (1962) e descolonizações relativamente pacíficas em outros lugares após 1960.

O território francês e as suas colônias

Ámericas

Américas

Século XVI iniciou a colonização francesa nas Américas com frequentes viagens para a Terra Nova (Américas).

Defesa da Espanha de seu monopólio americano e ostras distrações causadas na França no final do séc XVI, impediram quaisquer esforços constantes para colonizar efetivamente as colônias.

Colônias(Américas)

- Rio de Janeiro (França Antártica em 1555)

- Flórida (incluindo Fort Caroline em 1562)

- São Luís (França Equinocial em 1612)

Mas elas não tiveram sucesso devido à falta de interesse oficial do governo francês e à vigilância portuguesa e espanhola

Ásia

Ásia

Colônias também foram estabelecidas na Ásia (todos parte da Índia Francesa.)

-Chandernagore (1673)

-Pondichéry (1674)

-Yanaon (1723)

-Mahe (1725)

-Kârikâl (1739)

África

África

No Senegal, na África Ocidental, os franceses começaram a estabelecer postos comerciais ao longo da costa em 1624. Em 1664, a Companhia Francesa das Índias Orientais foi criada para competir pelo comércio no leste. Em 1830, com a decadência do Império Otomano, os franceses tomaram Argel, iniciando assim a colonização francesa do Norte da África.

Segundo império

Segundo império colonial

O início do segundo império colonial francês foi estabelecido em 1830 com a invasão francesa da Argélia, que foi conquistada nos 17 anos seguintes.

Napoleão III duplicou a área do império ultramarino francês; estabeleceu o domínio francês na Nova Caledônia e na Cochinchina estabeleceu um protetorado no Camboja (1863); e partes colonizadas da África.

Ele se juntou à Grã-Bretanha enviando um exército para a China durante a Segunda Guerra do Ópio e a Revolta de Taiping (1860), mas os empreendimentos franceses para estabelecer influência no Japão (1867) e na Coreia (1866) tiveram menos sucesso.

Sua tentativa de impor um monarca europeu sobre o povo mexicano terminou em um fracasso espetacular em 1867.

Para realizar seus novos projetos no exterior, Napoleão III criou um novo Ministério da Marinha e das Colônias

A Marinha Francesa tornou-se a segunda mais poderosa do mundo, depois da britânica e criou uma nova força de tropas coloniais.

No final do reinado de Napoleão III, os territórios franceses ultramarinos haviam triplicado em área; em 1870 cobriram um milhão de quilômetros quadrado.

Mapa hoje em dia

As causas da Revolução Francesa

e o grande medo

As causas

As causas da Revolução Francesa são diversas, um dos principais motivos foi a guerra dos sete anos e a ajuda que Luís XVI deu à revolução americana e as secas que causaram muita fome. O governo de Luís XVI tentou remediar a crise econômica que as guerras e a seca causaram com isso foi proposto um aumento dos impostos. O ministro das finanças propôs que o clero e a nobreza pagassem impostos então Luís XVI convocou os três estados para tomar uma decisão final sobre isso o clero e a nobreza se juntaram contra a cobrança de impostos sobre eles e dois contra um ganham , o terceiro estado ficou revoltado com essa decisão e pediam que a votação fosse por cabeça não por estado Luís XVI convocou o exército para dissolver a assembleia, com isso o povo se revoltou e invadiram os arsenais e se apoderam de 30 mil mosquetes e invadiram a bastilha o símbolo do poder do rei que caiu em 14 de julho.

Os sans culottes

vestimenta dos sans culottes

Sans culottes

Sans culottes eram artesãos trabalhadores e pequenos proprietários que participaram ativamente da revolução. muitos deles eram líderes de manifestações eles eram identificados pelas suas vestimentas que eram uma calça comprida de algodão grosseiro, traje tipicamente utilizado pelos burgueses diferente do que a nobreza usava o culotte que era uma espécie de calções justos que se apertavam na altura dos joelhos. Então os chamar de Sans culottes é chamá-los de sem calça.

vestimenta dos nobres

Origem dos termos Direita e Esquerda

Jacobinos e girondinos

Os jacobinos e girondinos

Em 1791 teve se inicio há uma nova Constituição francesa. A Assembleia Constituinte, convocada para escreve-la, foi dissolvida ao concluir sua missão. Em seu lugar, passou a funcionar a Assembleia Legislativa Francesa, que foi palco das disputas que estavam sendo travadas na sociedade como um todo. O exercício da política passou a se fazer a partir da divisão dos poderes entre Legislativo (que faz as leis), exercido pela Assembleia; Executivo (que executa as leis), exercido pelo rei; e Judiciário (que cuida do cumprimento das leis), exercido por juízes eleitos. Dentro da Assembleia, do lado direito sentavam-se os chamados girondinos, que eram moderados e queriam o respeito à Constituição. Do lado esquerdo, os deputados radicais, que queriam a implantação da República, limitando o poder real. Os da esquerda eram chamados de jacobinos (liderados por Robespierre) e girondinos (liderados por Danton e Marat).

em 21 de setembro de 1792 foi declarado a proclamação da republica

Filósofos

Os principais filósofos iluministas que contribuíram para a Revolução Francesa foram: Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e Adam Smith.

Rousseau (1712 - 1778)

Voltaire (1694 - 1778)

O pensamento iluminista na revolução francesa

Diderot (1713 - 1784)

Adam Smith (1723 - 1790)

Montesquieu (1689 -1755)

Iluminismo na revolução francesa

O iluminismo, cujo defendia os valores do humanismo e da razão, se espalhou entre os burgueses (qual faziam parte do Terceiro Estado) que buscavam direitos políticos e acabou dando mais motivos para essa revolução acontecer.

O Terceiro Estado criticava a prática econômica mercantilista, o absolutismo, e as vantagens do Primeiro e Segundo Estado sob eles (tais como a isenção de impostos).

Além do iluminismo ter afetado o mundo com avanços na ciência (por não sermos teocentristas atualmente), temos também a tripartição dos poderes, cujo são: executivo, legislativo e judiciário, a diminuição do poder da igreja e a ampliação dos direitos civis

Mudanças causadas pelo iluminismo e pela revolução francesa

Mudanças causadas pelo iluminismo e pela revolução francesa

Com a Revolução Francesa, o capitalismo rompeu os obstáculos políticos feudais que ainda vigoravam na Europa Ocidental, juntando-se às transformações econômicas desencadeadas com a Revolução Industrial.

Essas mudanças vinham sendo preparadas desde os séculos XVII e XVIII, com o desenvolvimento do pensamento racional Iluminista. Para os iluministas, a razão poderia auxiliar todos os homens na explicação dos fenômenos da natureza e da forma de organização da sociedade.

Não que os iluministas fossem essencialmente revolucionários. Mas as ideias iluministas serviram, junto à utilização da razão para interpretar o mundo, para os revolucionários franceses questionaram o caráter sagrado do poder, defendido pelos reis, pela aristocracia e pela Igreja.

Mudanças causadas no Mundo

Algumas das mudanças e legados causados pela revolução francesa no Brasil;

  • A abolição da escravatura nas colônias francesas;
  • A reforma agrária, com o confisco das terras da nobreza emigrada e da Igreja, que foram divididas em lotes menores e vendidos a baixo preço aos camponeses pobres;
  • A Lei do Máximo ou Lei do Preço Máximo, estabelecendo um teto para preços e salários;
  • A entrega de pensões anuais e assistência médica gratuita a crianças, velhos, enfermos, mães e viúvas;
  • A proclamação da Primeira República Francesa (setembro de 1872);
  • Elaboração da Constituição do Ano I (1793), que pregava uma ampla liberdade política e o sufrágio universal masculino (anda não o direito de voto da mulher). Essa Carta, inspirada nas ideais de Rousseau, era uma das mais democráticas da história;
  • A Elaboração de outra Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, escrita por Robespierre (um dos ideólogos da Revolução), em que se afirmava que a finalidade da sociedade era o bem comum e que os governos só existem para garantir ao homem seus direitos naturais: a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade;
  • A fundação do Museu do Louvre, da Escola Politécnica e do Instituto da França.

A Revolução francesa e a cultura pop

A influencia da Revolução francesa na cultura atual

A partir dos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, a Revolução Francesa mostrou ao mundo uma nova forma de pensar a organização da sociedade e deixou um legado importantíssimo para as belas artes.

As Aventuras de Peabody e Sherman

Filmes e seriés

O Sr. Peabody, um cão que é o ser mais inteligente do mundo e seu filho adotado Sherman. Sherman e seu pai adotivo vivem altas aventuras com uma invenção de Peabody que fez o que a humanidade não foi capaz de fazer:Uma máquina do tempo.Com sua alta inteligência,Peabody ensina o menino a tudo do mundo da escolaridade,mas devida a querer que ele leve uma vida mais como outras crianças o coloca em uma escola.No primeiro dia,Sherman é vítima de Bullying por sua colega de classe Penny Peterson e isso faz com que ele se altere e a morda fazendo com que se crie um aleive para Srta. Grunion tirá-lo de Peabody já que nunca via que um cão pudesse ser pai de um menino.Para consertar as coisas,Sr. Peabody convida os pais de Penny para poder jantar enquanto esperam a inspeção de Srta. Grunion. Isso é tempo o suficiente para Penny e Sherman causarem uma grande confusão com a máquina do tempo, agora Sr. Peabody corre contra o "tempo" para trazê-los de volta ao presente,passar na inspeção e impedir que o espaço-tempo possa destruir o universo

La Révolution

Filmes e seriés

Em La Révolution, o médico e futuro inventor da guilhotina Joseph-Ignace Guillotin (Amir El Kacem) investiga uma série de assassinatos na França de 1787, descobrindo então um novo vírus que se espalha rapidamente pela aristocracia.

A Revolução Francesa explicada à minha neta

Editora unesp

Publicado em 2007 pela autora Michel Vovelle. Essa obra apresenta a Revolução Francesa como precursora de diferentes movimentos sociais e o estopim para mudanças, como a conquista dos direitos femininos, o fim da escravidão e eliminação das desigualdades sociais na França. Essa revolução histórica estabeleceu uma base para a progressão em sociedade liberal, com direitos de cidadão e afins.

A Revolução Francesa

2ºLivro

De Michel Vovelle, publicado em 2012.

Uma obra que retrata os dez anos da Revolução Francesa, a obra nos entrega interpretações e descobertas de pesquisas historiográficas, com uma narração envolvente, o autor aborda perspectivas novas dos acontecimentos da época na qual levanta questionamentos sobre o tema.

Assassin S Creed

A história principal se passa em Paris durante a Revolução Francesa de 1789 a 1794, e segue o assassino Arno Dorian e seus esforços para expor os verdadeiros poderes por trás da Revolução, enquanto busca vingança contra os responsáveis ​​pelo assassinato de seu pai adotivo.

Games

curiosidades

Curiosidades

Foram produzidas máscaras de morte das pessoas executadas.

Por pouco Marie Tussaud não se tornou uma das vítimas executadas na Revolução Francesa. Foram suas habilidades como escultora de cera que a salvaram da guilhotina. Para ser poupada, a artista foi designada para produzir máscaras de morte de monarcas e aristocratas executados pelos revolucionários, como o Rei Luís XVI e Maria Antonieta. Na maioria dos casos, as cabeças dos executados eram levadas diretamente da guilhotina para Tussaud. Ela as utilizava para produzir os moldes que dariam origem às réplicas de cera.

A guilhotina

2 º curiosidade

A Revolução apresentou a guilhotina ao mundo

Durante o Regime de Terror 18 mil pessoas foram oficialmente executadas, embora historiadores apontem que extraoficialmente o número possa chegar a 40 mil. Uma forma efetiva para matar tanta gente em um período de aproximadamente um ano foi a guilhotina, que foi inventada por um médico. O objeto é um dos macabros legados da Revolução.

POR QUE USAVAM PERUCAS BRANCAS?

3º curiosidade

Você sabia que as perucas brancas não surgiram simplesmente como um novo acessório, mas por uma necessidade real? A moda das perucas brancas veio à tona por dois motivos curiosos: a calvície do rei francês Luís XVI e uma epidemia de piolhos originada no Palácio de Versalhes, onde ele vivia, que acabou atingindo toda a França.

Bibliografia:

Docente:

  • Leosan Passos

Referências

Discentes :

  • Giovana Nascimento Mota;
  • Yasmim da Silva Jesus;
  • Pedro Lucas Ferreira dos Santos;
  • Amy Gabrielly Ferreira Alves da Paixão;
  • Luiz Henrique da Silva Xinaider;
  • Guilherme Oliveira Silva;
  • João Pedro Severino de Campos Bello;

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi