Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas.
Culturais
As pessoas acabam adquirindo um conjunto de valores, percepções, preferências e comportamentos através da vida em sociedade (grupos sociais), que acabam, logicamente, interferindo em seus hábitos de consumo presentes e futuros.
Envolvem grupos de referência, família, papéis e posições sociais.
Traduzem as características particulares das pessoas, ou seja, momentos e vivências pelos quais um indivíduo passou ou está passando. Isso acaba interferindo nos seus hábitos e nas suas decisões de consumo.
O processo de decisão de compra é um modelo sistemático, representando as etapas pelas quais o consumidor passa até adquirir o produto ou serviço. Na verdade, o processo perdura até o momento pós compra.
O segundo passo que o consumidor toma, é a busca de informações referente a sua necessidade. É o momento em que ele decide fazer uma busca na internet ou lojas físicas para então encontrar o que precisa.
Nesse passo, entra o remarketing, que nada mais é um arquivo temporário de seus históricos de navegação, o que faz que com você encontre anuncios em suas redes sociais referente ao produto ou serviço que pesquisou.
Este é o momento em que o consumidor faz comparações com outros produtos, sejam eles da mesma marca ou com a do concorrente, analisando diferença entre preços e qualidades.
A empresa precisa de preços competitivos, sem perder qualidade, e outras alternativas, para que o consumidor possa ter diversas escolhas.
Nessa etapa, o consumidor irá fazer eliminações do que não gostou. Dessa forma restando apenas o que ele realmente gostou.
Por isso a empresa precisa se atentar para não perder o cliente para o concorrente. Processo decisório é realização da compra, o consumidor paga pelo produto e obtém a sua posse.
Neste momento, pode ocorrer dissonância cognitiva, ou seja, um desconforto psicológico que o consumidor tem, depois de optar por uma alternativa dentre outras, potencialmente interessantes.
Caso a experiência seja negativa, ele ficará insatisfeito e poderá fazer reclamações, exigir a troca ou a devolução.
Por outro lado, se ele ficar satisfeito com a experiência, haverá boas chances de que ele adquira um produto semelhante, da mesma empresa novamente.
O objetivo principal do setor é conseguir comprar todos os produtos e serviços necessários para o funcionamento da organização, tendo como requisitos a melhor qualidade possível, a quantidade correta, a entrega no prazo estabelecido, com preço compatível com o mercado (ou menor, uma situação comum em licitações).
Para Kotler e Keller (2006), o mercado organizacional apresenta basicamente quatro tipos de clientes organizacionais, cujas características são:
Os participantes do processo de compra organizacional, que compartilham metas e riscos decorrentes das decisões de compra, compõem, segundo Kotler e Keller (2006), o centro de compras das organizações e assumem papéis diversos durante o processo, podendo várias pessoas exercerem um mesmo papel, assim como uma mesma pessoa pode exercer papéis diferenciados.
O processo de compras envolve seleção de fornecedores, qualificação de serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços, previsão de serviços e possíveis mudanças na demanda.