Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), considerado hoje o grande precursor da química moderna. Lavoisier era proveniente de uma importante e abastada família francesa, herança que o proporcionou a estrutura necessária para a realização de suas pesquisas.
Em 1774, Priestley havia descoberto um novo gás, que Lavoisier passou a estudar e a fazer experiências. Com os dados obtidos, ele demonstrou que aquele novo gás era necessário para que ocorresse a combustão, ou seja, sem a sua presença, não havia a queima.
Lavoisier mostrou que esse mesmo gás (oxigênio) era parte do ar atmosférico e era o gás que respiramos. Ele também mostrou que o ar atmosférico era uma mistura do oxigênio com outro gás que não participava da reação de combustão. Hoje sabemos que esse outro gás é o nitrogênio.
Também conhecida como Lei de Lavoisier, diz que em uma reação química, a massa dos reagentes é igual à massa dos produtos.
Lavoisier mostrou, em 1783, que a água era resultado da combinação de duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O);
Antoine Lavoisier mostrou que o metabolismo dos animais era uma combustão interna, em que o carbono e o hidrogênio que eram obtidos nos alimentos reagiam com o oxigênio e produziam gás carbônico e água.
Em 1789, Lavoisier lançou a obra intitulada Tratado Elementar de Química, na qual forneceu uma nomenclatura moderna para 33 elementos, que, segundo o conceito correto de hoje, são, na verdade, substâncias. Isso foi importante porque antes a alquimia usava uma linguagem obscura para referir-se aos elementos.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Vida e descobertas de Lavoisier"; Escola Kids. Disponível em <https://escolakids.uol.com.br/vida-e-descobertas-de-lavoisier.htm>. Acesso em 18 de outubro de 2018.