Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
O smartphone como suporte para o ensino de Língua Portuguesa na sala de aula
Erickson Santos
Início da semana de orientações à comunidade escolar.
Fim das atividades presenciais nas escolas.
16/03/2020
23/03/2020
11/03/2020
20/04/2020
19/03/2020
OMS caracteriza a COVID-19 como uma pandemia.
As aulas remotas seriam computadas como dias letivos.
Retomada das atividades de forma online.
dos professores nunca tinham dado aula à distância.
dos professores indicaram que agora enxergam a tecnologia como muito ou completamente importante no processo de aprendizagem dos alunos.
(INSTITUTO PENÍNSULA, 2020)
"O telefone celular se tornou integralmente um suporte intermediário de toda a vida cotidiana".
Quando utilizamos um suporte material para a realização de uma atividade comunicativa como comumente usamos o smartphone, seja para usar a calculadora, seja para fazermos uma ligação, esse suporte configura o que chamamos de mídium.
o mídium constituído pelo smartphone pode promover mudanças nas práticas de linguagem, pois ele pode mudar o papel social do professor na sala de aula, de transmissor de conteúdos para mediador de conhecimentos. Essa capacidade pode estar relacionada às várias formas de funcionamento que esse suporte permite.
Maingueneau (2004; 2018) define o mídium como a manifestação material do discurso, sendo discurso qualquer atividade comunicativa social e historicamente situada. Assim, o mídium não é apenas o suporte físico (como, por exemplo, o papel, o aparelho celular ou a “parte locutória do corpo”, que é a cabeça), mas compreende também as suas condições de uso em relação às práticas de linguagem.
O educador, ao adotar, nas interações em ambiente escolar, um mídium que inclua o smartphone, facilitará o desenvolvimento de seu educando, pois o ajudará a compreender o processo que dá sentido à realidade na qual estão inseridos e que se constrói por meio de práticas sociais em múltiplas linguagens.
Quando o docente trabalha com os diferentes discursos midiáticos em sala de aula, é possível tornar os alunos capazes de construir um sentido crítico-analítico para os discursos que permeiam as diferentes mídias, impressas e virtuais. (SILVA, 2015, p. 163)
É preciso (re)pensar o processo de ensino-aprendizagem capaz de levar o aprendiz à reorganização de seu estar no mundo, de ler a realidade, enfim, de se comunicar, de interagir. (SILVA, 2015, p. 164)
O professor precisa não apenas ser bem-informado em relação a esses mídiuns, ele deve saber mediar a realidade e o estudo do aluno por meio dessas tecnologias, tornando-se, a partir disso, um professor mediador.
Considerações finais
Os professores e os alunos são indivíduos e podem não se adaptar à determinada metodologia: não podemos supor que todos os indivíduos vão se comportar do mesmo modo, que o docente irá conseguir seguir aquela metodologia de ensino e que todos os alunos irão aprender do mesmo modo. Precisamos de metodologias que contemplem estas diferenças. (SILVA, 2015, p. 166)
Referências bibliográficas
7GRAUS (Brasil) (org.). Dicionário de Português Dicio. 2022. Disponível em: https://play.google.com/store/apps. Acesso em: 06 nov. 2022.
7GRAUS (Brasil) (org.). Conjugação. 2022. Disponível em: https://play.google.com/store/apps. Acesso em: 06 nov. 2022.
INSTITUTO PENÍNSULA (Brasil) (org.). Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios de Coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em: 06 nov. 2020.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva; Décio Rocha. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2004.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
SILVA, S. L. Discurso, mídias e ensino: caminhos possíveis. Linha D’Água (Online), São Paulo, v.28, n. 1, p. 155-171, jun. 2015. https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/97431/98233 Acesso em: 11 de outubro de 2022
TAG LIVROS (Brasil) (org.). Cabeceira: leia mais e melhor. Leia mais e melhor. 2022. Disponível em: https://play.google.com/store/apps. Acesso em: 06 nov. 2022