Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
LUIZ C. P. DIODATO
Disciplina e perseverança são as armas dos venceDORES..
História macro e micro.
" A compreensão da existência do atual Estado de Rondônia remonta, fundamentalmente, o período de domínio e expansão territorial verificado entre Portugal e Espanha. "
LIMA, Flávio Rodrigues.O espaço da sociedade rondoniense. p. 13.
A expansão comercial e territorial desenvolvida por essas potências, permitiu o "descobrimento" e a ocupação de várias regiões do mundo, possibilitando inclusive na estruturação do sistema capitalista. Situação ocorrida a partir do século XV.
Tratados importantes a serem lembrados.
Período importante a ser lembrado:
UNIÃO IBÉRICA (1580 a 1640)
Tratado de Tordesilhas - introduzia uma linha imaginária, situada a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, dividindo as terras entre portugueses e espanhóis.
Tradado de Madri - legalizou as terras situadas além dos limites de Tordesilhas, que pertenciam à Espanha. Portugal valeu-se do princípio "Uti Possidetis" . Segundo o tratado, cada um ficaria com aquilo que possuísse no momento.
JESUÍTAS
BANDEIRANTES
CRIADORES DE GADO
A conquista do vale amazônico está relacionada a atuação dos jesuítas e bandeirantes.
As bandeiras se localizavam em São Paulo e havia dois tipos: bandeiras de apresamento de índios (até a metade do séc. XVII) e as de prospecção ( segunda metade do séc. XVIII).
"O "modus agere" dos bandeirantes era caracterizado pela violência. Tiveram muitos atritos com os padres jesuítas, pois invadiam e destruíam as missões (aldeamentos). Um dos mais violentos foi Raposo Tavares.
Bandeirantes importantes a serem lembrados para concursos:
Antônio Pires de Campos - percorreu o planalto Parecis, chegando até à nascente do Rio Guaporé (+- 1717). Pascoal Moreira Cabral, Miguel Sutil e os irmãos Fernando e Arthur Paes de Barros, estes últimos chegando às margens do Rio Guaporé.
No século XVII, ocorre a conquista do Sertão Ocidental do Brasil, dentro desse contexto está a área geográfica onde atualmente se localiza o Estado de Rondônia.
O caminho da conquista está relacionado ao mito do Eldorado, as drogas do sertão e a escravização dos povos autóctones, para chegar até a região foram usados as rotas fluviais e terrestres. LIMA. p.14
Os jesuítas começaram a atuar às margens do Rio Madeira por volta de 1669, onde fundaram o aldeamento na ilha de Tupinambarana, objetivando catequisar os indígenas. Além disso as missões eram pontos de barganha de índios.
Os principais obstáculos que os jesuítas enfrentavam eram a resistência indígena, principalmente a partir de 1716, quando levaram cerca de 40 índios Muras, como prisioneiros de uma aldeia situada entre o baixo e o médio curso do Rio Madeira. "Além da catequese, a atuação dos jesuítas estava voltada para rendosas coletas de especiarias ( drogas do sertão) no rio Madeira, especialmente cacau." LIMA. p.15
A partir desse contexto os interesses pela região se torna definitivo, dando início a construção do Real Forte Príncipe da Beira (+- 1776).
Por volta de 1780 e 1782, a comissão demarcadora dos limites entre Portugal e Espanha (devido ao Tratado de Madri), passou pela região onde hoje é Porto Velho e recomendou a posse da região. LIMA P.15
Acontecimentos que transformaram o espaço geográfico
Séc. XVIII (+- 1755), Marquês de Pombal ordenou a criação do Real Forte Príncipe da Beira, objetivando a defesa do território português. A construção iniciou em 20 de junho de 1776 e foi concluída por volta de 1783.
A EFMM, foi planejada em 1861, desde o porto de Santo Antônio até atingir a Bolívia, serviria como corredor para escoar a produção de borracha da província de Mato Grosso e Bolívia.
Empresas que participaram da construção:
Foi concluída pela empresa Norte Americana May, Jekyll & Randolf ( 1907 - 1912), subsidiária da Madeira-Mamoré Railway Company, e deu origem a 3 povoados, localizados em dois Estados brasileiros:
dois em MT ( Guajará -Mirim e Santo Antônio do Rio Madeira) um no AM ( Porto Velho).
Devido ao déficit na receita, a companhia, solicitou algumas medidas do governo federal, tentando evitar a falência, devido não obter êxito, entregou o acervo da ferrovia ao governo federal em 1931, quem assumiu foi o Capitão Aluízio Pinheiro Ferreira.
25 de dezembro de 1909 - chega a Santo Antônio, margens do Rio Madeira, vindo de MT, Marechal Cândido M. da S. Rondon, sua missão era implantar a Linha Telegráfica ao longo de pequenos núcleos de povoamento.
Sob o comando do Marechal Rondon, até 1915 aproximadamente, foram construídos 2.270 km de linha telegráfica, com 28 estações de MT ao AM. O território do Guaporé passou a ser denominado de Rondônia, em 17 de fevereiro de 1956, em sua homenagem.
A produção da borrracha na Amazônia ocorreu devido a Revolução Industrial, envolvendo primeiramente a Europa e depois EUA. Nos dois ciclos, os nordestinos foram a principal mão de obra utilizada, o PRIMEIRO CICLO se deu no final do século XIX, e devido a grande seca de 1877 no nordeste, os nordestinos foram a principal mão de obra. O SEGUNDO CICLO aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, onde os jovens do nordeste, vinham para a Amazônia participar da batalha ideológics da borracha, daí saiu a denominação SOLDADO DA BORRACHA.
Os anos de 1905 e 1906, ocorreu o apogeu da borracha, fazendo com que grandes progressos fossem alcançados nas cidades de Belém e Manaus.
Entre 1870 a 1920, a região amazônica recebeu um incremento populacional na orde de 300 mil nordestinos, boa parte se deslocaram para a parte sudoeste, onde fica Acre e Rondônia.
A QUESTÃO DO ACRE
Devido ao avanço na exploração da borracha, os seringueiros e seringalistas chegaram até a região onde hoje é o Acre, na qual pertencia à Bolívia ( pelo Tratado de Ayacucho de 1867), isso vai fazer com que ocorra um conflito armado com os bolivianos, liderado por Placido de Castro, proclama então a independência do Acre em 1902.
O impasse foi solucionado por intermédio do Barão do Rio Branco, em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis ( Brasil e Bolívia). O Brasil receberia uma pequena faixa territorial para dar acesso ao Rio Madeira e 2 milhões de libras esterlinas a promessa de que o Brasil construiria a EFMM.
Ciclo da mineração
Este ciclo se deu durante o Regime Militar, foram descobertos aluviões de ouro no rio Madeira e de cassiterita em Ariquemes. Durou três décadas, entre o período de 1958 até o final de 1980.
Ciclo da mineração
Um dos grandes destaques desse período foi a conclusão da BR 364 e o Ciclo da Agricultura.