Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Colocamos a câmera de cima, completamente perpendicular ao chão. O ângulo Cenital ou zênite é amplamente utilizado em produções de filmes ou em helicópteros para gravar extensões muito grandes. Ou mapas de satélite são o exemplo mais representativo de ângulo de zênite.
Aqui, a foto é tirada em uma altura maior que a do objeto na foto. Esse ângulo diminui o peso visual dos objetos ou assuntos da fotinga. Se o usarmos em paisagens, podemos reduzir a presença do plano de fundo. Além disso, se quisermos tirar fotos urbanas onde tudo é visto, esse é o ângulo que nos permitirá capturar melhor o movimento da cidade. Para retratos de pessoas, não é adequado, pois esse ângulo representa um sujeito fraco ou inferior (a menos que seja essa a intenção clara).
Esse ângulo é aquele em que a câmera é paralela ao chão . É onde tiramos a maioria das fotos quando estamos de pé. Dá-nos a sensação de estabilidade e deve sempre ser feita ao nível dos olhos. Um dos erros nesse aspecto é a fotografia de crianças da nossa altura, que ganhará muito mais destaque se as fotografarmos da sua altura.
Nesse caso, ocorre o oposto do corte. Estamos a uma altura mais baixa do que os elementos da cena. Com o contrapicado, obteremos objetos ou pessoas baixas para ganhar altura . Com esses ângulos, conseguimos reverter o senso de proporções com resultados muito sugestivos. No caso do retrato de pessoas, conseguiremos a aparência de um caráter forte ou superior.
Nadir
Quando tomamos o ângulo de perspectiva do contrapicado ao extremo, ele é conhecido como nadir . Esse ângulo de perspectiva é alcançado colocando a câmera de forma que ela crie uma linha reta com a parte inferior do objeto a ser fotografada. Por exemplo, se fotografarmos uma pessoa, a câmera deve ser colocada em uma linha vertical abaixo ou ao nível dos pés da pessoa. Se for um edifício, fotografamos com a câmera presa na borda inferior dela, olhando para cima.