Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Poluição hídrica e seus impactos sobre a sociedade

Aryel Bispo Macedo

Gyovanna C. Teixeira Barros

Flávia Teodoro

Matheus Teixeira

Faculdade Araguaia

Recursos Hídricos

Orientadora: Dra. Martha Castro

INTRODUÇÃO

A poluição hídrica caracteriza-se pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um ambiente aquático.

Será tratado acerca das principais doenças que são acometidas em razão da má qualidade da água e pela falta de saneamento básico em muitas localidades, ingestão de água contaminada.

E quais tem sido as principais formas de prevenção e de redução da poluição hídrica no país e no mundo, bem como quais os tratamentos que vem sido implementados para melhorar a qualidade das águas e eliminar o uso de substâncias poluentes.

ECO-92

Diante da relevância e repercussão do assunto, o tema chegou as ser amplamente discutido em âmbito internacional, como na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992, também denominada de ECO-92, em que foram abordados assuntos como o desenvolvimento sustentável e outras formas de proteção do ambiente aquático, o qual será objeto de análise do presente trabalho.

O tema também rendeu dois importantes relatórios publicados em 2010, ambos pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com os seguintes temas: “Cuidando das águas – soluções para melhorar a qualidade dos recursos hídricos”, e “Água Doente? – O papel central da gestão das águas residuais no desenvolvimento sustentável”, os quais serão aqui amplamente expostos e discutidos.

METODOLOGIA

METODOLOGIA

Segundo a OMS, a água de má qualidade e a falta de saneamento e higiene causam aproximadamente 3,1% de mortes todo ano ( aproximadamente 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo).

Outro dado interessante é o de que, no caso do Brasil, a cada R$ 1,00 gasto com saneamento básico, R$ 4,00 são economizados em gastos com saúde pública. O esgoto encanado é tão fundamental para o aumento do IDH, que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU é de reduzir o número de pessoas sem rede esgoto encanado no mundo em 50%. Algumas doenças ocasionadas por essa poluição das águas são:

DOENÇAS

• Febre Tifoide

• Febre Paratifoide

• Shigeloses

• Cólera

• Hepatite A

• Amebíase

• Giardíase

• Leptospirose

- Redução ou eliminação de resíduos na fonte, que significa reduzir ou eliminar o uso de substâncias, poluentes e contaminantes;

- Tratamento de água potável;

- Tratamento de efluentes domésticos, industriais e agrícolas, entre outros.

PREVENÇÃO

Formas de prevenção

da poluição hídrica

Resultados e Discussões

Foi realizada a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, chamada de Eco-92 ou Rio-92, entre os dias 3 a 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro

Objetivo : buscar mecanismos de preservação dos recursos naturais existentes no planeta Terra.

As reuniões entre o 1º e 3º mundos resultaram na aprovação de diversas convenções, acordos e documentos. Entre eles, estão:

Acordos

A Agenda 21, documento que contém 2.500 recomendações para implementação da sustentabilidade no planeta;

Convenções para o combate à desertificação convenções acerca do clima, a qual estabelece estratégias para o combate ao efeito estufa e da qual resultou o Protocolo de Kyoto, que tem como objetivo a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa

Convenções sobre a biodiversidade, a qual prevê objetivos para a preservação das espécies de cada país e para a exploração sustentável do patrimônio genético.

SICK WATER - PNUMA

O objetivo de tal estudo é explicar como a poluição hídrica pode impactar ecossistemas, e esclarecer como funcionam os sistemas de tratamento de água.

O estudo foi montado com base em dados relacionados à qualidade da água em todo o planeta, fornecidos pela ONU-Habitat, pela Organização Mundial da Saúde – OMS, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, pela ONU Água, pela UNESCO, entre outros programas da ONU.

O relatório indica que o grande crescimento populacional e urbano em todo o planeta fez com que a produção de alimentos expandisse e intensificasse, colocando pressão sobre os recursos hídricos, além de aumentar a descarga não regulamentada ou ilegal de água contaminada diretamente nos ecossistemas.

Segundo estatísticas do estudo, dois milhões de toneladas de esgoto, resíduos industriais e agrícolas são descarregados em cursos de água do mundo (informações de 2010 – Pnuma Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

As águas residuais contribuem para a transmissão de doenças por micróbios de água fecal que contaminam os humanos por ingestão, e também por piscinas e coletas de águas residuais que permitem a multiplicação de vetores de doenças humanas.

Segundo o GRID – Arendal (centro colaborativo do Pnuma) além de serem prejudiciais à saúde, as águas residuais também contribuem para impactos em diferentes ecossistemas, como o derretimento das calotas polares, ainda, explica que a falta de tratamento das águas residuais provoca emissões de gases – particularmente de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N20), que contribuem para o efeito estufa, conduzindo a temperaturas mais elevadas, levando à fusão das calotas polares.

Os principais culpados por essa contaminação são os países em desenvolvimento. De acordo com o Pnuma, reverter completamente a situação já é impossível, mas algumas medidas podem amenizar o quadro

Proteger as áreas de terra úmida

Usar os dejetos dos animais como fertilizante, ao invés de despejá-los na água

Adotar sistemas reciclagem de água

Investir em projetos multimilionários

para o tratamento de esgoto.

Cuidando das Águas - PNUMA

O relatório em questão é produto de uma parceria da Agência Nacional de Águas (ANA) com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e com o Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Esta teve como base o relatório intitulado “Clearing the Waters: a focus on water quality solutions”, lançado pelo PNUMA, em março de 2010.

Enquanto o relatório “Sick Water” aborda os males das águas residuais, o relatório “Clearing the Waters: a focus on water quality solutions”, foca nas soluções práticas de problemas que envolvem a situação da água em vários locais do planeta.

De acordo com a (ONU), o relatório chama a atenção para um dado alarmante:

aproximadamente 4 mil crianças menores de 5 anos morrem por dia em decorrência de doenças, tais como diarreia e cólera, que podem ter sua transmissão relacionada à qualidade da água. Dados como esses, fizeram com que a ONU declarasse, em 2010, o acesso à água como um Direito Humano.

Recomendações

Criar diretrizes internacionais sobre a qualidade da água

promover políticas-modelo de prevenção contra a poluição

políticas baseadas no princípio de que o poluidor pague para que atividades que lancem poluição em cursos de água internalizem os custos da poluição, em vez de promover a socialização desses custos e impactos

proporcionar assistência técnica e logística para auxiliar as comunidades e os governos a implementar tecnologias e projetos de infraestrutura necessários para melhorar a qualidade da água

E a última recomendação é a criação de dados de qualidade e monitoramento contínuo para alcançar ações efetivas para a melhoria da qualidade da água.

CONCLUSÃO

Atualmente, a poluição hídrica afeta toda a humanidade. A qualidade das águas é afetada pela atividade humana, seja ela doméstica ou comercial, agrícola ou industrial, trazendo diversos prejuízos, visto que a água é uma das maiores fontes de vida existente no planeta Terra.

A humanidade utilizou e continua utilizando esse bem finito,

sem o qual a sociedade jamais sobreviveria, de forma banal,

sem pensar nas consequências.

Portanto, a única maneira de resolver o problema da poluição é o desenvolvimento de políticas e programas de conscientização, tanto do poder público como da iniciativa privada, que esclareça que a água é um recurso renovável, porém finito e cada vez mais escasso.

Conclusão

Atualmente, a poluição hídrica afeta toda a humanidade. A qualidade das águas é afetada pela atividade humana, seja ela doméstica ou comercial, agrícola ou industrial, trazendo diversos prejuízos

A humanidade utilizou e continua utilizando esse bem finito, sem o qual a sociedade jamais sobreviveria, de forma banal, sem pensar nas consequências.

Portanto, a única maneira de resolver o problema da poluição é o desenvolvimento de políticas e programas de conscientização, tanto do poder público como da iniciativa privada, que esclareça que a água é um recurso renovável, porém finito e cada vez mais escasso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Cuidando das Águas: Soluções para melhorar a qualidade dos recursos hídricos. Disponível em: http://www.pnuma.org.br/admin/publicacoes/texto/Cuid ando_das_aguas_final_baixa.pdf. Acesso em 14 de março de 2015. Marques, José Roberto. Sustentabilidade e temas fundamentais de Direito Ambiental. Campinas, SP: Millenium Editora, 2009.

Novaes, Washington. Eco-92: avanços e interrogações. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103- 40141992000200005≻ript=sci_arttext. Acesso em 23 de março 2015. Relatório da ONU explica como a água contaminada prejudica a saúde. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globoecologia noticia/2012/0 9/relatorio-da-onu-explica-como-agua-contaminadaprejudica-saúde.html. Acesso em 14 de março de 2015.

Title

OBRIGADO !

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi