Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Segunda Guerra Mundial

1939 - 1945

Competências & Habilidades

• Identificar, em fontes documentais, os principais referenciais da 2ª Guerra Mundial.

• Identificar, em fontes documentais, os principais objetivos do eixo Itália, Alemanha e Japão.

• Identificar, em fontes documentais, as principais características dos Aliados: Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética.

• Identificar, em fontes documentais, as principais características da Guerra Fria e da bipolarização mundial.

A Guerra

Causas, consequências e envolvidos

Entenda o rolê

Kevely Melo 3C

- Descontentamento da Alemanha com o desfecho da 1ª Guerra Mundial. Após ser derrotada, a Alemanha enfrenta uma crise econômica que se agrava pela Crise de 1929.

- EUA: financiador da reconstrução da Europa devastada pela 1ª Guerra.

- Ascensão do nazi-fascismo.

- Anschluss (1938): anexação da Áustria pela Alemanha.

- Conferência de Munique (1938): ingleses e franceses pediram a Hitler que não exigisse o território da Checoslováquia. Ele concordou, mas não cumpriu o acordo. Com medo do início de uma guerra, ingleses e franceses cederam às pressões alemãs e permitiram que invadissem a Checoslováquia.

Holocaustos: prática de nazistas nos campos de concentração (Dachau e Auschwitz) e soviéticos nos gulags (contra ucranianos no caso Holodomor e poloneses no Massacre de Katyn).

A 2ª Guerra Mundial iniciou-se com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939.

FASES:

1) Expansionismo alemão (1939 - 1941)

2) Recuperação dos Aliados (1942 - 1943)

3) Derrota do Eixo (1944 - 1945)

Principais envolvidos:

- Eixo (Alemanha, Itália e Japão);

- Aliados (Inglaterra, França, EUA e URSS).

Blitzkrieg: guerra relâmpago. Em meados de 1940, a Alemanha combinou ataques aéreos, terrestres e navais para ocupar a Dinamarca, a Noruega, a Holanda e a Bélgica.

- Tropas inglesas e francesas foram cercadas pelos nazistas.

- França assinou o armistício com a Alemanha e Paris foi declarada cidade aberta.

- Dividida em duas áreas, a França viveria até 1944 o governo de Vichy, sob influência nazista. Aliada da Alemanha, a Itália declarou guerra à França.

O Governo de Vichy, com o Controle de Philippe Pétain, trocou o bordão francês: Igualdade, Liberdade e Fraternidade, por: Trabalho, Pátria e Família.

Ainda em 1940, a Alemanha bombardeou as cidades britânicas e o parque industrial inglês com a Luftwaffe (força aérea). O exército inglês conseguiu neutralizar as forças alemãs pelas ações da força aérea.

Em 1941, o exército de Hitler chegou à Líbia, com objetivo de conquistar o canal de Suez. Esse período foi marcado pelo fracasso da Itália na África Central e a adesão ao Eixo pelos governos da Romênia, Hungria e Bulgária.

Equilíbrio das forças, em 1941: fase intermediária da guerra. Invasão da URSS pelos alemães na "Operação Barbarossa" com a finalidade de conquistar Leningrado (hoje São Petersburgo), Moscou, Ucrânia e Cáucaso. Quando as forças de Hitler chegaram a Moscou, no final de 1941, foram contidas pelo Exército Vermelho.

Em 1941, o Japão invadiu a Indochina francesa. Os EUA decretaram o embargo comercial ao Japão. Em meio a negociações diplomáticas com os EUA, o Japão bombardeou a base naval de Pearl Harbor, no Havaí, e prosseguiu em ofensiva contra a Ásia meridional e no Pacífico. Ocupou o porto de Hong Kong e ilhas no Oceano Pacífico que pertenciam à Inglaterra e aos EUA, invadiu a Malásia Britânica, o porto de Cingapura, a Birmânia, a Indonésia e as Filipinas.

Final de 1942: Aliados passaram a ter êxito contra os ataques do Eixo. A Batalha de Stalingrado marca essa fase, alterando o curso do conflito.

Na Itália, o governo de Benito Mussolini é destituído pelo rei Vítor Emanuel III em julho de 1943. Após firmar o armistício com os Aliados, a Itália declara guerra à Alemanha. Em abril de 1945, após a captura das forças nazistas na Itália, Mussolini tenta fugir para a Suíça, mas acaba fuzilado pela resistência.

Junho de 1944: Dia D. Aliados desembarcam na Normandia, liber-tando os franceses do domínio alemão.

O Exército Vermelho liberta a Polônia em janeiro de 1945 e a Alemanha é derrotada.

Poeta soviético Yevgeny Dolmatovsky posa com a cabeça de bronze de Adolf Hitler nas ruas arruinadas de Berlim.

Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos jogam uma bomba atômica sobre Hiroshima. Em 9 de agosto fazem o mesmo em Nagasaki. O Japão se rende em 2 de setembro de 1945, pondo fim ao conflito.

Menino carregando seu irmão morto, provavelmente vítima de radiação, em Nagasaki. Foto tirada pelo marine estadunidense Joe O’Donnell, cujo trabalho era documentar a devastação provocada pelas bombas, que provocaram-lhe tormentos físicos e psicológicos para o resto da vida, sofrendo sucessivas doenças provocadas pelas radiações a que ficou exposto no Japão.

Em entrevista, O’Donnel relatou a história da foto, registrada enquanto estava em um campo onde corpos estavam sendo cremados:

“Eu vi um menino andando aparentando ter aproximadamente dez anos e nas costas, ele carregava uma criança. Naqueles dias, no Japão, muitas vezes era possível ver as crianças brincando com seus irmãos ou irmãs mais novas, mas esse menino era claramente diferente. Eu pensei que ele estava lá por uma boa razão. Ele não tinha sapatos e seu rosto estava rígido.

A cabeça do bebê cambaleou de lado a lado, como se ele estivesse dormindo. O menino ficou lá por cinco ou dez minutos.

Os homens com máscaras brancas se aproximaram dele e silenciosamente começaram a desatar a corda que segurava a criança. Naquele momento, eu vi que a criança estava morta.

O homem pegou a criança em seus braços, e colocou ela no fogo. O menino continuou a ficar imóvel, olhando para o fogo.

Ele cerrava seus lábios com tanta força que eles estavam cheios de sangue. Então, o menino virou-se e foi embora em silêncio".

O filme O Túmulo dos Vagalumes é baseado nessa história.

O Brasil entrou na 2ª Guerra após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição que foi rompida no ano seguinte. Ainda assim, o país manteve a neutralidade.

Nosso país enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), ajudando os norte-americanos na libertação da Itália.

(Fuvest) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.”

(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, identificamos:

a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente.

c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena.

d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.

e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

(Fuvest) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.”

(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas, identificamos:

a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente.

c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena.

d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.

e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

A

estranhe-

za de um mun-do fragmenta- do e sem sentido

Vanguardas artísticas

Cubismo:

Pablo Picasso

Les demoiselles d'avignon, 1907

Expressionismo:

Edvard Munch

O grito, 1893

Dadaísmo:

John Heartfield

Adolf Der Übermensch, 1932

Surrealismo:

René Magritte

Les Amants, 1928

Cenário da guerra: ontem e hoje

Devastação

e

reconstrução

Ontem

e

hoje

A cidade de Weymouth, na Inglaterra, foi uma das escolhidas como ponto de partida para as tropas Aliadas que tomariam a Normandia.

Aliados usaram a praça de Moreton-in-Marsh, no sudoeste da Inglaterra, para guardar a munição que seria usada na Operação Overlord.

Milhares de norte-americanos tomaram uma praia na comuna de Colleville-sur-Mer, ou Praia de Omaha, um dos cinco setores que os Aliados definiram como alvo na costa da Normandia.

Já a região de Saint-Aubin-sur-Mer era conhecida como Praia de Juno entre os Aliados e foi o ponto de desembarque de tropas britânicas.

Tropas canadenses desembarcando na comuna de Colleville-sur-Mer, também na chamada Praia de Juno.

Os habitantes da comuna de Sainte-Mère-Église receberam com alegria as tropas da França Livre.

Soldados norte-americanos na vila de Sainte-Marie-du-Mont, que havia sido livrada dos nazistas por paraquedistas Aliados.

Soldado canadense orientando o tráfego na comuna de Bernières-sur-Mer após a tomada da região.

A comuna de Saint-Lo foi devastada pelo ataque aéreo dos Aliados, que enviaram mais de 2000 bombar-deiros para atacar as tropas alemãs na região.

Este soldado canadense guiou um grupo de prisioneiros alemães, incluindo dois Oficiais, capturados em Bernières-sur-Mer, na chamada Praia de Juno.

Atividades

Atividades

Analise o poema de Vinícius de Moraes, de 1954, musicado pela banda Secos e Molhados em 1973.

A ROSA DE HIROXIMA

Rio de Janeiro , 1954

Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroxima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A antirrosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada.

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

- Em dupla: elabore um podcast relacionando as principais características da 2ª Guerra com a letra da música "Rosa de Hiroshima" e a 2ª geração do Modernismo na Literatura brasileira.

RECUPERAÇÃO & COMPENSAÇÃO:

Em dupla: elaboração de memes com as principais características e acontecimentos da 2ª Guerra Mundial. Sugestão de pesquisa:

https://www.oversodoinverso.com.br/explicando-a-segunda-guerra-mundial-atraves-do-facebook/

Elaboração de mapa mental no caderno sobre o tema abordado em sala.

Fontes & Filmes

Para quem quer se aprofundar no tema

Hadashi no Gen (Mori Masaki, 1983)

A Vida é Bela (Benigni, 1997)

Bastardos Inglórios (Tarantino, 2009)

Dunkirk (2017)

- Imagens & História 2.0 (página com referências de períodos históricos no facebook)

- https://www.todamateria.com.br/segunda-guerra-mundial/

- https://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/bomba-atomica.htm

- https://www.hypeness.com.br/2017/10/incriveis-imagens-mostram-como-estao-e-como-eram-cenarios-da-segunda-guerra-mundial/

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi