Sífilis Congênita
É a transmissão da doença de mãe para filho. A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente.
Infecção crônica causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge os genitais e os gânglios da virilha;
Os sintomas aparecem de 7 a 30 dias, surge uma ferida ou caroço muito pequeno na pele (pênis, vagina, boca, colo do útero e ânus). Inchaço doloroso dos gânglios da virilha. Pode piorar e formar feridas com saída de secreção purulenta, além de deformidade local;
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das ISTs, em especial do vírus da AIDS, o HIV.
Fatores que facilitam essa micose:
Antibióticos;
Gravidez;
Diabetes;
Outras infecções (por exemplo, pelo vírus HIV);
Deficiência imunológica;
Medicamentos como anticoncepcionais e corticoides;
Relação sexual desprotegida com parceiro contaminado;
Vestuário inadequado (roupas apertadas e biquínis molhados; lycra e roupa de academia que aumentam a temperatura vaginal);
Duchas vaginais em excesso.
Use camisinha!
O que é IST?
IST
Infecções sexualmente transmissíveis, são doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. Anteriormente eram denominadas de doenças venéreas.
Fazer:
Use camisinha corretamente - ou um preservativo de poliuretano em caso de alergia ao látex. Isso vale para o sexo vaginal, oral ou anal. Outros métodos, como pílulas anticoncepcionais, ou injeções contraceptivas, diafragmas e preservativos naturais (às vezes chamados de preservativos de pele de cordeiro) não irá protegê-lo de doenças sexualmente transmissíveis.
Limite os parceiros. Você vai ter um risco menor se tiver relações sexuais com apenas uma outra pessoa que só está se relacionando sexualmente com você, e que foi testado para doenças sexualmente transmissíveis e não está infectado.
Converse com seu parceiro antes de ter uma relação sexual. Defina as regras com antecedência. Faça uso do preservativo uma exigência.
Seja honesto sobre seu histórico. Diga ao seu parceiro sobre infecções que você teve. Conheça a história de seu parceiro também.
Faça exames regulares para doenças sexualmente transmissíveis, se você está em risco de ter uma DST.
Converse com seu médico sobre se vacinar para prevenir HPV e hepatite B.
Faça o tratamento imediatamente se tiver quaisquer sintomas de doenças sexualmente transmissíveis. Estes podem incluir secreção vaginal ou peniana, lesões genitais, dor ao urinar, febre e sangramento vaginal anormal.
Limpe brinquedos sexuais e troque preservativo a cada uso.
Sexo seguro: ajudando a prevenir doenças sexualmente transmissíveis
“Sexualidade é uma energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.
O corpo do indivíduo começa a mudar, e várias dúvidas e sentimentos começam a aflorar.
Os níveis dos hormônios sexuais masculinos e femininos aumentam, desencadeando o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e alterações comportamentais.
→ Sexo biológico
→ Identidade de gênero
→ Expressão de gênero
→ Orientação sexual
Identificação do indivíduo como mulher, homem ou ainda uma mistura de ambos.
Transgênero Cisgênero
Intersexuais
Essa identidade é construída pelo próprio indivíduo e independe do sexo biológico e da orientação sexual
Forma como a pessoa se apresenta, sua aparência e seu comportamento, de acordo com as expectativas sociais de um determindo gênero.