Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Os fungos são eucariontes e a maioria tem células polinucleadas. Essas células são revestidas por uma parede celular de quitina, um polissacarídeo.
São heterótrofos, não possuem clorofila e acumulam glicogênio no citoplasma como substância de reserva.
Com exceção das leveduras, que são unicelulares, os demais são pluricelulares.
Cada filamento de um fungo chama-se hifa e o conjunto de hifas, micélio.
Alguns fungos são parasitas; outros são oportunistas e atacam quando as defesas imunológicas do organismo estão reduzidas.
Existem cogumelos comestíveis, como o champignon (Agaricus campestris), e outros venenosos que provocam alucinações e morte, como o Amanita muscaria.
Liquens são associações vitais de benefícios mútuos: cianobactérias e fungos ou algas verdes e fungos. O fungo oferece proteção, água e sais
minerais. A alga, por meio da fotossíntese, fornece matéria orgânica.
Micorrizas são associações de benefícios mútuos entre fungos e raízes de plantas. Os fungos fornecem matéria decomposta. As raízes facilitam aos fungos a absorção de nutrientes e dão-lhes proteção.
Os fungos são heterótrofos. Para alimentarem-se,
lançam enzimas digestivas sobre seu alimento para só então absorvê-lo.
Maioria possui respiração aeróbia (com presença de oxigênio). Outros apresentam respiração anaeróbia (na ausência de oxigênio) facultativa, como o
Saccharomyces cerevisiae.
Como os fungos desempenham as funções
Pode ocorrer reprodução assexuada por brotamento, esporulação ou fragmentação.
Na reprodução por brotamento (gemulação) são formados brotos ou gêmulas.
Na reprodução por esporulação, formam-se esporos
que, ao germinar, produzem hifas. Alguns fungos
aquáticos formam esporos flagelados, os zoósporos.
Alguns fungos terrestres produzem esporos imóveis,
os aplanósporos, que podem ser disseminados pelo.
vento.
Na reprodução por fragmentação, o micélio se quebra
e cada fragmento originará novo micélio.
Os fungos estão classificados em: Quitridiomicetos, Ascomicetos, Basidiomicetos, Zigomicetos e Deuteromicetos
Os quitridiomicetos tem cerca de 790 espécies, que vivem em ambiente aquático ou em solo úmido próximos a rios ou lagos. Sua alimentação é composta principalmente de matéria orgânica em decomposição, mas em muitos casos podem vim a serem parasitas.
Os ascomicetos são os que dão origem ascos, que são estrutura de reprodução sexuada, Essa classe tem cerca de 32.000 espécies. Essa classe de fungo tem uma importância econômica graças ao levedo, que está associado ao fermento de padaria e na confecção de álcool.
Os basidiomicetos tem cerca de 22.0000 espécies onde dão origem a estruturas reprodutivas denominadas de basídios. Esses fungos também são conhecidos como: orelhas-de-pau, cogumelos, carvões e ferrugens onde podem ser parasitas de plantas e algumas espécies são comestíveis e outras venenosas.
Os zigomicetos tem cerca de 1.000 espécies. São conhecidos popularmente como mofos, podendo ser organismos decompositores ou parasitas de animais, mas tem sua importância econômica na produção de anticoncepcionais e anti-inflamatórios.
Os deuteromicetos são também conhecidos como fungos imperfeitos, pois não se encaixam em alguns conceitos dos grupos citados anteriormente. sua reprodução e assexuada e esse grupo não tem características específicas.
Piedra Negra