Communicative Approach
O Communicative Language Teaching, também chamado Communicative Approach ou Functional Approach, é a versão britânica do movimento iniciado no início da década de 60 em reação ao estruturalismo (estudo das formas da língua, de sua estrutura gramatical) e do behaviorismo (reflexos condicionados moldando o comportamento).
A combinação do estruturalismo na lingüística e do behaviorismo na psicologia educacional haviam dado origem ao audiolingualism, os métodos audioorais e audiovisuais surgidos nos anos 50, baseados em repetição mecânica e até hoje praticados por muitos cursos de línguas no Brasil. A abordagem comunicativa então, inspirada pela nova teoria de linguística do norte-americano Noam Chomsky e pelas novas teorias de psicologia cognitiva de Piaget e Chomsky, e motivada pela crescente demanda por métodos de ensino de línguas mais eficazes, surgiu como uma forte reação contra o audiolingualism.
Na abordagem comunicativa, a unidade básica da língua, que requer atenção, é o ato comunicativo, ao invés da frase. A função se sobrepõe à forma, e significado e situações é que inspiram a planificação didática e a confecção de materiais. Competência comunicativa passa ser o objetivo em vez do acúmulo de conhecimento gramatical ou da estocagem de formas memorizadas.
Sem dúvida, a abordagem comunicativa representa uma evolução inteligente em direção a um ensino-aprendizado de línguas mais humano e centrado nos interesses do aprendiz. É a abordagem comunicativa que inspira os métodos hoje mais eficazes. Serão entretanto menos eficazes esses métodos se limitarem-se a atividades tipo role-play artificializadas em sala de aula. Serão, isto sim, mais eficazes se proporcionarem familiarização, construção e aquisição de habilidades comunicativas através de interação humana, de situações reais de comunicação em ambientes multiculturais.
Método
Transformação nos 9ºs anos
Felipe Meira
(81) 98140-5880
(81) 99435-3842
(81) 98801-8148
(81) 99797-4820
Fone:
Professor de Inglês
7º A
Colégio Santa Emília
Ensino Fundamental
O que queremos?
Um aluno falante da língua e praticante.
O aluno deve vir à escola disposto a falar e participar das atividades propostas pelo professor. É de suma importância, para o aprendizado, que o estudante produza em sala de aula. Falando, escrevendo, lendo e ouvindo no momento certo e respeitando os momentos de cada um, além de estar pronto para as dinâmicas de interação.
Communicative Approach + UNOi
UNOi
Objetivo
A UNOi nos fala que a intenção não é ensinar inglês e sim ENSINAR EM INGLÊS. Os alunos não estarão presos ao ensino instrumental que se tinha no passado e sim a um ensino comunicativo voltado para a fala. Dessa forma estando apto para tirar Certificações em inglês, passar em concursos e o melhor - ler entendendo em inglês, ouvir músicas em inglês, assistir filmes sem precisar ler as legendas e falar com propriedade com nativos da língua inglesa.
O UNO internacional é estruturado por meio de dois programas:
SE - Sistema Educativo de Competências, que estimula o aluno a desenvolver uma série de competências necessárias ao seu desenvolvimento intelectual e emocional;
BE - Bicultural English, que é a prática dessas mesmas competências, mas com um enfoque bilíngue, a fim de estimular os alunos desde cedo a se expressarem em idioma diferente da sua língua materna. O programa de bilinguismo do UNO internacional não ensina inglês, ensina em inglês.
O UNO Internacional é um projeto de transformação integral da escola e apoia-se nos cinco pilares da educação da Unesco - Ser, Fazer, Conhecer, Conviver e Transformar. Tem como objetivo preparar os alunos para tornarem-se cidadãos atuantes na sociedade, por meio de uma visão pedagógica renovada e da mais avançada tecnologia.
A proposta do UNOi é preparar a gestão escolar para atender às necessidades educacionais do século XXI, a partir de um conjunto de ações multidisciplinares. O projeto foi criado por uma equipe internacional com amplo conhecimento e experiência em educação. A proposta do UNO Internacional já foi implantada em mais de 500 escolas em toda a América Latina: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala e México. Bem-vindos ao UNO Internacional.
Avaliação.
BE Program + Colégio Santa Emília
O Colégio Santa Emília optou por trazer o que há de mais moderno, no quesito ensino de idiomas para escolas regulares, para os alunos da instituição. Integrando assim o seleto grupo de vanguarda das escolas brasileiras. Foi de bom grado e pensando no futuro profissional de seus alunos que a escola arrojou na iniciativa, modernizando os equipamentos da escola (trazendo o que há de melhor em tecnologia no mundo), capacitando aumentando a equipe de idiomas e aumentando a carga horária.
Sabendo que não se trata de um curso de idiomas e sim uma experiência de prática em imersão no idioma. O estudante vive uma realidade comunicativa de um país de língua inglesa em sala de aula. Ou seja, ele deve agir e sentir-se como se estivesse nos EUA, Canadá ou Inglaterra, por exemplo. São estudados vários conteúdos de várias matérias como ciências, história, filosofia, geografia... O aluno deve estar ciente que o ambiente estará preparado para ele e a interação deve ser feita.
O número de alunos em sala propicia uma maior interação e a aquisição de um background maior. Os estudantes têm a oportunidade de trocar experiências comunicativas e de vida com mais colegas.
É de suma importancia que os alunos estejam cientes e dispostos a realizar todas as atividades, comprometidos em falar o idioma novo, focados no aprendizado e atentos aos momentos de falar, ouvir, escrever e ler. Desta forma conseguindo apreender novos vocabulários e ferramentas lingüísticas trazendo uma maior fluência na língua estudada.
Como não há uma abordagem gramátical fixa, não há também uma cobrança gramatical sistemática. O material também não faz uma abordagem da gramática como de costume no ensino instrumental, porém, é rico em vocabulário e situações comunicativas possibilitando assim a interdiciplinaridade, um aproveitamento maior do lúdico e a introdução da fala nas aulas regulares. A equipe de inglês do Colégio Santa Emília tem trazido bastantes materiais extra para que o aluno, ainda preso ao instrumentalismo, saiba utilizar a ferramenta gramatical e aplica-la na ferramenta comunicativa de modo a ser compreendido no idioma estrangeiro.