Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading content…
Click and drag Prezi to explore
Loading…
Transcript

http://www.magocom.com.br/bnl/ver_not.asp?noticia=175

Conteúdo acessado em 13 de abril de 2010 às 15:30.

KOTLER, Philip.; Administração de Marketing. 12 edição. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2006

Referencias Bibliográficas Fontes Documentais

HUGHES, A. M. Data base marketing estratégico. São Paulo: Makron Books, 1998

Como conclusão pode-se afirmar que a relação entre tecnologia, disponibilidade de informação qualificada e organização para a execução das práticas de Database e CRM é fundamental para o seu funcionamento. Ressalta-se então, que a gestão da informação deve ser tratada como recurso fundamental ao desempenho da empresa.

Conclusão

https://www.salesforce.com/br/form/demo/marketing_conf.jsp

Conteúdo acessado em 13 de abril de 2010 às 18:00

https://www.proxxima.com.br/portal/noticia

Conteúdo acessado em 13 de abril de 2010 às 17:15

A Harley-Davidson oferece aos seus clientes o Harley Owners Group com anuidade gratuita, uma revista, um guia de turismo, atendimento de emergência em rodovias, um programa especial de seguro, reembolso em caso de roubo, descontos em hotéis e um programa que facilita o aluguel de motos nas férias.

www.proxxima.com.br/portal/noticia

07/12/09

Por Eduardo Mustafa

"Para aumentar o relacionamento com o seu cliente a Honda apresentou o ‘Honda Friends'. A plataforma de CRM online e pesquisa serve para a montadora oferecer um feedback instantâneo sobre as principais questões levantadas pelos seus clientes do Reino Unido.

Idealizado pela SH&P o ‘Honda Friends' já atraiu cerca de três mil inscritos, que opinam e comentam sobre as suas experiências com os produtos e serviços da marca. Inquéritos filtrados pelos moderadores do canal são enviados periodicamente para os executivos da Honda."

A Apple estimulou a criação de clubes locais de usuários, estes grupos oferecem oportunidades de aprender mais sobre os produtos, compartilhar idéias e obter descontos.

Database Marketing

CRM--Customer Relationship Management/Gerenciamento de relacionamento com o usuário

  • Fidelizar, reduzir perda de clientes, melhorar o aproveitamento em obtenção de resultados

Consiste no processo de construir, manter e usar os bancos de dados de clientes e outros registros para efetuar contatos e transações e para construir relacionamentos com o cliente.

  • Estudar o comportamento do cliente, suas necessidades e seu perfil para se antecipar ao mercado e poder oferecer o que ele necessita.

Philip Kotler (ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, 2006)

Tarefas básicas

Leads

Incremento na relação

Aquisição de novos clientes

Retenção

Objetivos do DataBase marketing

Clientes Existentes

diferenciar

identificar

Criar e sustentar um fluxo de comunicação nos dois sentidos entre a empresa e seus clientes. Para conseguir isso é necessário o desenvolvimento e a conservação das informações sobre os clientes e sobre o relacionamento da empresa com eles. Ele servirá também para adequar a implantação e a aplicação de ferramentas tecnológicas às estratégias gerais da empresa, ligando seus processos informacionais ao principal processo, de atendimento e desenvolvimento de relações duradouras com os clientes.

personalisar

interagir

Vantagens e usos dos Database marketing

Funcionamento

. Coleta de dados do cliente

Quanto mais sabe-se sobre cada cliente, mais fácil e individualizado se torna o diálogo. One-to-one marketing, a empresa falando com cada cliente como um indivíduo, respeitando suas peculiaridades e preferências

• Descobrir quem está comprando, que tipo de produto ou serviço, para que possa identificar e alcançar mais “prospects” como eles – perfis e hábitos dos consumidores.

• Identificar clientes para se efetivar um tratamento diferenciado, num trabalho de seleção e segmentação para adequar a base pesquisada.

• Gerar e acompanhar as consultas de produtos e serviços para o pessoal de vendas, orientando seu trabalho para melhor performance.

• Construir relacionamentos: dar as boas-vindas aos novos clientes, aumentar a freqüência de compra dos usuários menos ativos, estender um tratamento especial aos usuários mais ativos e reativar antigos clientes.

• Acompanhar o pós-venda, solicitações e reclamações.

• Identificar oportunidades para lançamento de novos produtos, promoções, serviços e negócios.

• Acompanhar a eficiência de custos do trabalho de propaganda a longo prazo, através da medição das compras repetidas, feitas por clientes recém- conquistados.

• Proteger a base de clientes por meio de reações oportunas às promoções da concorrência.

Logística

. Comunicação

E-mail

Chat

Software de automação

Registro e controle de vendas

Críticas

Reclamações

Sugestões oferecidas pelo cliente

CARLOS ALBERTO GONÇALVES, GEORGE LEAL JAMIL, WOLMER RICARDO TAVARES (Marketing de relacionamento – Database Marketing; 2002)

A empresa que optar por trabalhar com a gestão de CRM pode seguir algumas etapas definidas:

- Identificar seus clientes atuais e potenciais;

- Diferenciar seus clientes em termos de suas necessidades e seu valor para a empresa;

- Interagir com os clientes individualmente para melhorar seu conhecimento sobre as necessidades de cada um e construir relacionamentos mais sólidos;

- Customizar produtos, serviços e mensagens para cada cliente

Desvantagens do CRM

1 – Construir e manter um banco de dados de clientes requer um grande investimento em hardware, software de banco de dados, programas analíticos, links de comunicação e pessoal habilitado.

2 – Dificuldade de fazer com todos na empresa tenham uma orientação voltada para o cliente e que usem as informações disponíveis.

3 – Os clientes podem não querer ter um relacionamento com a empresa e ficar ressentidos ao descobrir que tantos dados pessoais seus foram coletados.

O Dono da velha mercearia de bairro lembra que a Dono Francisca, da casa amarelinha da esquina só gosta de feijão carioquinha, enquanto que o Seu Joaquim da livraria só fuma fumo de rolo goiano. O passo seguinte é mandar o garoto avisar à Dona Francisca que o seu feijão acaba de chegar, fresquinho da fazenda, e ao Seu Joaquim que o seu fumo também chegou, juntamente com uma nova marca de papéis para enrolar cigarros.

No caso do Seu Joaquim, o lojista já vislumbrou a possibilidade de fazer uma venda a mais, baseando-se nos hábitos e preferências do freguês, deixando-o satisfeito com a atenção dispensada pelo dono da mercearia.

Se ele não gostou da marca de papel de cigarros, é preciso que essa informação seja imediatamente armazenada e disponibilizada para todos os balconistas do armazém para que o produto não seja mais oferecido àquele cliente.

DataBase & CRM

André Lima

Arthur Lopes

Carolina Cavalcant

Frederico Lucio

Igor Thales

Naiane Zozimo

1) Programas de milhagem oferecidos por companhias aéreas e redes de cartões de créditos podem ser considerados estratégias de marketing CRM ?

14 de abril, 2010

2)

Como garantir que as informações do cliente, contidas no banco de dados sejam verídicas ?

3)

Além das citadas ferramentas de comunicação e interação com o cliente, quais outras você poderia exemplificar?

4)

5)

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi