Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.
Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos.
Meningite fúngica é tratada com cursos longos de medicamentos de doses elevadas antifúngicos. A duração do tratamento depende do estado do sistema imunitário e do tipo de fungo que provocou a infecção.
A meningite fúngica é a mais rara e a única que pode levar a um quadro crônico da doença.
Geralmente é causada da propagação de um fungo do sangue para as meninges. É típica de pacientes imunossuprimidos, como nos casos de AIDS, câncer, portadores de doença renal crônica, lúpus e diabetes. Ela não é contagiosa e sua principal causas são os fungos Cryptococcus neoformans e coccidioides. Geralmente apresenta-se como uma meningite crônica ou subaguda, progressiva e que oferece risco de vida.
Esse fungo (cryptococcus) encontrado em fezes de pássaros, especialmente de pombos, mas também pode estar presente na natureza, em frutas, vegetais e no solo. O fungo é inalado e, como a resposta de defesa é frágil, ele pode ir para o sistema nervoso central e causar inflamação das meninges.
Apesar de, na maioria das vezes ser causada por germes infecciosos, a meningite também pode ter origem a partir de processos inflamatórios como câncer com metastase nas meninges, lúpus, reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais.
O diagnóstico baseia-se na avaliação clínica do paciente e no exame do líquor para identificar o tipo do agente infeccioso.
O hemograma também pode apresentar o resultado através da alteração do número de neutrófilos.