De certa forma o Bombeiro deve ter tanto cuidado com sua aparência quanto um namorado que deseja cativar sua pretendente, pois a conduta do Bombeiro é um dos principais instrumentos de Relações Públicas com que conta nossa Corporação.
João 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Mateus 7:12 - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Gálatas 5:14 - Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
1942
Newton Ramalho
Década de 50
Atividade empresarial
regulamentação de profissão
- Precisa ser pró-ativo na busca de soluções para seus problemas, ou, se possível, evitar esses problemas.
....no Mundo
INTRODUÇÃO
Relações Públicas no Brasil
As Relações Públicas no Mundo
Relações Públicas no Brasil
RELAÇÕES PÚBLICAS
A atividade de Relações Públicas surgiram nos Estados Unidos em decorrência do grande desenvolvimento industrial:
As Relações Públicas no Mundo
1967
1918 - Na Inglaterra, a atividade de Relações Públicas começa a ser desenvolvida pelo governo para auxiliar na mobilização dos britânicos e dos aliados na I Guerra Mundial.
1919 - Os correios britânicos começaram a desenvolver ações de divulgação e de comunicação institucional.
1924 - Surge o primeiro curso universitário de Relações Públicas em Nova Iorque, onde se destacou a figura do prof. Edward Bernays, considerado o pai das Relações Públicas no mundo.
1933 - A Alemanha, Adolf Hitler inicia sua arrancada ao poder e emprega técnicas de propaganda política e manipulação da opinião pública e da informação. O Presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, recorreu às Relações Públicas para conquistar a opinião pública norte-americana, abalada com a grande depressão.
- O estudo de Relações Humanas constitui, verdadeira ciência complementada por uma arte. “ Onde se encontram dois indivíduos há problemas de Relações Humanas”.
- Toda e qualquer coletividade, seja a família, a escola, a paróquia, a fábrica, os partidos políticos, o time de futebol, a Corporação, é colocada diante do problema de Relações Humanas.
- Nada mais justo que noções de Relações Públicas sejam ministradas para que venha se formar Bombeiros com nova mentalidade.
1961
1906- Ivy Lee, jornalista e publicitário, o grande nome de Relações Públicas dos EUA, despontou escrevendo artigos para jornais, sugerindo um tipo de atividade para o relacionamento das empresas com seus públicos.
- Lei 5.377, de 11/12/1967 - que disciplina a profissão
- Criação do primeiro curso superior de Relações Públicas - São Paulo
- Primeiro curso de Relações Públicas
PUC do Rio de Janeiro.
Diz-se que a expressão “Relações Públicas”, foi usada em 1.807, pelo Presidente Thomaz Jefferson que ao escrever pela própria mão, o Sétimo discurso ao Congresso, riscou as palavras, Estado de Pensamento, num sítio e escreveu em seu lugar, “Relações Públicas”;
1809 – 1865 - O presidente americano Abraham Lincoln chegou a declarar: “Ninguém consegue triunfar se a opinião pública está em seu desfavor. Com a opinião pública a seu lado, ninguém é derrotado”.
1882- Surge o termo “Relações Públicas” na Universidade “Yale Law School”;
1883 - Pela primeira vez uma empresa, a “The American Bell Telephone Co.”, envia questionários aos seus usuários, querendo conhecer a opinião deles sobre seus serviços;
1899- A Universidade de Yale cria um Departamento especializado em Relações Públicas para divulgar a própria Universidade.
1946 - Na França e na Holanda a atividade de Relações Públicas começa a surgir.
1947 - Na Universidade de Boston, é criada a primeira Faculdade de Relações Públicas.
1948 - É criado, na Inglaterra, o Instituto Britânico de Relações Públicas que preparava profissionais que seriam credenciados a trabalhar no mercado.
1949 - Na Austrália, foi fundado o Instituto Australiano de Relações Públicas.
Época em que nos Estados Unidos surgiram os monopólios, concentrou-se a riqueza e havia uma insatisfação generalizada dos trabalhadores.
- A sociedade americana passou a efetuar grande pressão sobre as empresas e os jornais da época refletiam essa situação. Foi quando o grande empresário David Rockefeller contratou o jornalista Ivy Lee, que começou a abrir os olhos dos empresários norte-americanos para o capitalismo selvagem posto em prática no início do século 20.
1950 - A atividade de Relações Públicas chegam à Itália, Bélgica, Suécia e Finlândia.
1957 - Em Stressa, na Itália é realizada a I Conferência Européia de RRPP (11 países).
1961 - Realizou-se em Veneza, na Itália, o II Congresso Mundial de RRPP (37 países).
1968 - Foi fundada a Sociedade Americana dos Estudantes de Relações Públicas.
- Quando surgiu a atividade de Relações Públicas?
- Sabe-se que as origens das atividades de Relações Públicas seriam tão antigas quanto a própria humanidade.
- A partir do surgimento do primeiro homem na face da terra, este sentiu que lhe era necessário uma comunicação com alguém, um relacionamento, uma vida em comunidade.
- Embora tenha origens tão antigas, foi somente no mundo moderno que o ritmo acelerado do progresso e as contínuas mudanças sócio–econômicas-políticas tornaram as atividades de Relações Públicas em um fator preponderante dentro do complexo panorama humano.
IMPRENSA
1970 - Na França, é criada a Federação Francesa de Relações Públicas.
1978 - No México, a I Assembléia Mundial de Relações Públicas, aprovou o chamado
“Acordo do México”, que é um acordo que define Relações Públicas.
1984 - James Grunig e Todd Hunt publicam artigos e livros de RP.
A atividade de Relações Públicas surgiram nos Estados Unidos em decorrência do grande desenvolvimento industrial:
COMUNICAÇÃO
Anos 2000
Relacionar-se bem com a Imprensa significa procurar a mútua compreensão para facilitar os serviços atinentes ao Bombeiro e bem informar.
IMAGEM
- Quando surgiu a atividade de Relações Públicas?
- A evolução histórica das atividades de Relações Públicas está intimamente ligada ao desenvolvimento e a valorização da opinião pública e suas conseqüências;
- Praticamente durante toda a história da humanidade houve manifestações mais ou menos primitivas de Relações Públicas;
- O próprio Pôncio Pilatos, ao mandar a multidão optar entre Jesus e Barrabás, procurou ouvir a opinião popular, numa ação primitiva de Relações Públicas.
A imagem da Corporação é projetada pelo procedimento sempre correto de seus integrantes.
Década de 70
Eram os tempos em que o presidente da maior ferrovia americana, quando questionado pelas reclamações dos usuários, dizia solenemente:
- “O público que se dane!”.
A partir da década de 80 a maioria das empresas norte-americana criaram seu departamento de Relações Públicas. Na Europa a profissão é cada vez mais exercida por profissionais liberais e em organizações.
- Mesmo sob o regime de Ditadura Militar o período foi marcado pela proliferação de novos cursos.
Década de 60
- A comunicação é fundamental para as Relações Públicas porque precisa da confiança do público. A pessoa desconfia daquilo que não compreende e a falta de compreensão baseia-se na falta de comunicação;
- A importância do Bombeiro na formação de opinião pública é tão grande que aos olhos do público o Bombeiro perde sua identidade e passa a significar a própria Corporação.
- Criação do Conselho Federal de Relações Públicas
CONFERP.
- Criação dos Conselhos Regionais de Relações Públicas
CONRERPs.
Anos 2000
Perguntas?
- A velocidade das mudanças está aumentando continuamente;
- Os avanços tecnológicos criam, diariamente, realidades inteiramente novas;
- Os profissionais de Relações Públicas precisam estar preparados para se tornarem, cada vez mais, “empresários da comunicação”, com grande integração com as necessidades de nossos clientes ou empregadores;
AS RELAÇÕES PÚBLICAS NA VISÃO
DE JESUS E PAULO
Major Carlos Alberto