Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

HISTÓRIA

SIMULADO

(RESUMO)

Período Regêncial

Segundo Reinado

CAP. 1

"Um Fenômeno Enigmático"

O Partido Republicano:

A Crise no Império:

Período Regêncial

Vídeos

Regência (música)

# Tipos de violência:

Violência racial

Violência contra os jovens

Violência contra as mulheres

Violência doméstica

Exploração sexual e tráfico humano

Violência e narcotráfico

Polícia e violência

Religião e violência

Violência no trânsito

Violência no futebol

# Fenômeno:

É a manifestação, possiblididade de comprensão e representação elaborada e presente na vida concreta de cada um e na realidade que criamos.

O fenômeno religioso é algo que se insere na ordem do contexto social e do contexto psíquico pessoal tornando-se estruturador, regulador, institivo, projetivo, transformador de cultura edo contexto psíquico-pessoal.

O fenômeno religioso está presente na memórias e narrativas das religiões que perpassam a história humana. São memórias orais e narrativas escritas que valorizam e permitem compreender as linguagens sociais, culturais e históricas de um povo.

# Após a Gerra do Paraguai, cresceu um movimento republicano que combinou a sua nadeira à questão da abolição da escravatura.

# A Igreja e um grupo militar organizado, fizeram ainda mais pressão a monarquia.

# A combinação desses eventos promoveu o fim da monarquia e a proclamação da República em 1889.

# A Questão Militar e Religiosa:

> Os grupos militares tiveram contato com a filosofia positivista de Augusto Conte, que atrelava a ideia de progresso ao estabelecimento da ordem.

> Os militares passaram a questionar os políticos brasileiros e suas capacidades como governates.

> Surgiram nas Forças Armadas uma juventude mais interessada nas questões militares do que políticas.

> Os membros da corporação militar conviviam diretamente com ex-escravos, por isso, lutaram pela abolição da escravatura.

> Outro problema foi o embate com a Igreja Católica. Dois bispos do Brasil, seguindo orientação do Papa, proibiram a presença de maçons nas reuniões e confraternizações religiosas. a Maçonaria solicitou que oassunto fosse tratado com o imperador.

> Beneplácito: toda e qualquer bula ou decisão que derivasse do Vaticano deveria ser aprovada pelo imperador, para poder valer em solo brasileiro.

# Liberais Moderados (chimangos): defendiam a manutenção dos poderes liberais, assim como seus órgãos políticos de ação poítica, desde que utilizados pela elite brasileira para garantir seus interesses.

# Liberais Exaltados (farropilhas): defendiam as ações que inibiam radicalmente os poderes do imperador, como o fim do Conselho de Estado, do poder vitalício do Senado e do Poder Moderador.

# Partido Restaurador (caramurus): reivindicavam o retorno de Dom Pedro I.

# A Constituição determinava quem deveria compor o governo regêncial, três membros das alianças políticas existentes. Mas, excluíram o Partido Restaurador.

> Os bispos foram condenados pelo Supremo Tribunal de Jústiça. A imprensa passou a atacar a Igreja e seus representantes brasileiros. No ano seguinte, os dois bispos foram libertos, porém a situação levou os membros da Igreja a apoiar o movimento republicano.

O Caminho para o fim da escravidão:

# A questão da abolição passava pela mudança no próprio sistema produtivo cafeicultor brasileiro. O incentivo para a entrada de cada vez mais imigrantes para trabalharem na lavoura se configurou como um caminho sem volta para acabar com a escravidão.

# O Grande argumento para pôr fim ao sistema escravista brasileiro tinha como base os outros países da Europa que já haviam abolido a escravidão em suas colônias.

# Lei Eusébio de Queiroz: colocou fim ao tráfico internacional para o Brasil.

# Lei do Ventre Livre: era favorável à liberdade dos filhos de escravos nascidos a partir da aprovação da lei, mas a liberdade ocorreria após os oito anos da criança.

# Lei do Sexagenário: dava liberdade aos escravos com 60 anos ou mais.

# Lei Áurea: assinada pela princesa Isabel, a lei pôs fim à escravidão no Brasil.

# Manifesto Republicano: documento que fazia longas críticas ao governo. O ponto chave nesse manifesto foi transformar as ansiedades manifestadas pela descentralição, em luta pró-federalismo.

# O lançamento desse ato alavancou o processo, pois dois anos mais tarde formou-se o que se chamou de Partido Republicano de São Paulo, sendo a primeira organização política que seria uma opção para o Império.

# O imperador sempre se mostrou muito simpático ao movimento, pois Dom Pedro não dava muito crédito à força política do movimento.

# O setor militar, liderado por Benjamin Constant, ganhou voz com o pensamento positivista de Auguste Comte que defendia que os militares assumissem o pder em uma ditadura que levaria o país a uma República, já que esses seriam patrióticos, por isso, insentos de cometerm crimes ou de prejudicar o Estado.

# No lado imperial, procuraram-se fazer reformas políticas que pudessem sustentar por mais tempo o império.

# Em 1889, sob a liderança do Clube Militar do Rio de Janeiro, os militares assumiram a frente e tomaram o poder, derrubando o reinado de Dom Pedro II, o governate que por mais tempo comandou o país após a independência.

# A Guerra do Paraguai:

> A intervenção brasileira no Uruguai aumentou a tensão no Prata: O Partido Colorado era apoiado pelo Brasil, enquanto o Paraguai apoiava o Partido Blanco, que se achava no poder em Montevidéu.

> Em 1864, o Brasil invade o Uruguai e toma Montevidéu. A atuação do diplomata José Maria da Silva Paranhos, resultou em uma posse momentânea.

> Quando Solano Lópes ameaçou atravessar a província argentina para socorrer os seus partidários uruguaios (blancos), entrou em choque com o governo argentino, que pediu ajuda ao Brasil.

> Com a guerra, o Exército brasileiro precisou ser formado: recrutamentos forçados e promessas de alforria para os escravos eram as formais mais usuais para aumentar o número de soldados.

> Uma das características mais marcantes da guerra foi a violência indiscriminada de ambos os lados. Praticamente não havia prisioneiros, pois todos eram mortos.

Segundo Reinado (música)

ENSINO RELIGIOSO

# Lema:

"Vos sois todos irmãos"

# Tema:

"Fraternidade e superação da violência"

# Objetivos: construir a fraternidade, promovendo a cultura de paz, da reconciliação e da jústiça, à luz da palavra de Deus como caminho de superação da violência.

# Émile Durkheim:

Não aceita a ideia de que tudo que é religioso deve vir do mundo espirial, pois o aspecto do religioso pode vir do universo do mistério, do incognoscível, do enigmático, do incomprensível e do não captável pela inteligência humana.

Para ele, a religião é uma indagação sobre tudo o que escapa à ciência ou aquilo que a comprensão humana não consegue entender. É essa concepção de religião como algo espiritual, misterioso e inexplicável, que faz com que o ser humano esteja em constante busca, querendo uma explicação, uma justificativa satisfatória para o seu nascer, viver e morrer.

Segundo Reinado

Os Imigrantes no Brasil do Café:

# Primeira Regência Trina:

Os representantes da regência trina anexaram ao código constitucional, que a Regêncial seria composta por três membros que governariam até a maioridade do imperador.

Como o imperador não estava no país, o Poder Moderador permaneceu inutilizado, o que permitiu maior autonomia às províncias.

A questão mais discutida foi em conceder ou não maior liberdade às regiões provinciais.

# Algnas liberais lideraram algumas revoltas armadas como forma de protesto.

# Para conter a desavença política, Dom Pedro II promoveu uma alternância no seu ministério, quando vários membros do partido liberal assumiram cargos. Depois de um tempo, os conservadores voltaram a ser a maioria> Confirmando a tentativa de pacificação que o monarca queria promover.

# Dom Pedro instituiu o "Parlamentarismo às avessas", que consistia no monarca brasileiro possuir plenos poderes para intervir no ministérioescolhido pelo presidente.

# Estabaleceu a "Política de Consiliação". Segundo esta, o ministério deve ser formado proporcionalmente por mebros dos dois partidos, e o cargo de p´residente do Conselho de Ministros deve ser alternado.

# Revolução Praieira:

> Ocorrreu em Pernambuco, em 1848.

> Foi um movimento urbano, com forte apelo popular. Tinha um programa progressista de governo, influenciado pelos movimentos revolucionários europeus da mesma época.

> Essa revolta chegou ao poder na província, mas depois foi derrotada pelas forças conservadoras locais e do governo central.

> Foi um movimento contra os irmãos Cavalcanti.

A Sabinada na Bahia:

> Um médico chamado Francisco Sabino idealizou e liderou um grande número de pessoas contra o governo local, expulsando e tomando conta da província.

> O projeto durou pouco, pois o governo central enviou tropas para a região, que avançaram e não tiveram grandes problemas em vencer as forças inimigas, já que as elites haviam abandonado o movimento com a chegada das forças imperiais, e as camadas mais populares se viram ameaçadas pelo poder central.

A Balaiada no Maranhão:

> Foram os membros do partido local, que eram contra a concentração dos poderes da elite latifundiária, que incentivaram os trabalhadores rurais a se revoltarem contra os empregadores.

> A revolta saiu do controle e vários campesianos se revoltaram e paasaram a saquear a propriedade de seus antigos donos. Com isso, o partido abandonou o movimento.

> Até que consegiu durar por um tempo, mas os militares conteram a revolta.

O Café:

# Era produzido no vale do Paraíba, ra região do Estado de São Paulo e parte do Rio de Janeiro, estando a maior parte na porção fluminense, cujo os portos tratavam do escoamento da mercadoria para o exterior.

# Enquanto os fluminenses dependiam de emréstimos e financiamentos dos comerciantes da cidade do Rio de Janeiro, os paulistas utilizavam recurso próprio, que derivou da pouca produção de cana-de-açúcar, algodão e etc.

# A produção inicial era com a força do trabalho escravo.

# Em 1810, com o Tratado de Livre Comércio e Navegação, os ingleses pressionaram a corte portuguesa pelo fim do tráfico negreiro. Entretanto, não podemos acreditar no supósto humanitárismo inglês, pois a Inglaterra vivenciava um período de estrondoso aumento de suas produções, sendo o mercado europeu não suficiente aos interesses.

# Como o Brasil não cumpriu com a exigência da inglaterra, os ingleses se sentiram forçados a criar, em 1845, a Lei Bill Aberddeen, que dava direito a marinha inglesa de interceptar ou afundar os navios negreiros portugueses.

# Com isso, Dom Pedro determinou que a partir de 1850 ficava proibido qualquer tipo de tráfico de escravos para o território brasileiro, por meio da Lei Eusébio De Queirós.

# Com a redução na transação comercial de escravos, o produtor começou a investir no transporte do café. E, com isso, surge as linhas ferroviárias, que facilitaram a exploração do café. Então, o café brasileiro tomou espaço no mercado internacional.

As configurações e lutas políticas:

# O poder moderador volta a funcionar.

# Dom Pedro II determinou o retorno da Guarda Nacional e dos órgão julgadores ao seu controle.

# O Partido Progressista ficou reconhecido como Partido Liberal (latifundiários) e os regressistas ficaram conhecidos como Partido Conservador.

# A política era muito restrita e aqueles que representavam a autoridade do imperador controlava a política ou a Guarda Nacional.

# Em 1840 os liberais ganharam as eleições Legislativas, pois forçaram o eleitorado de diversas regiões a votar em seu favor. Essas eleições ficaram conhecidas como Eleições do Cacete.

# Os conservadores denunciaram os liberais para o imperador, que para conter escândalos, anulou a votação e convocou novas eleições, nas quais ganharam os conservadores.

#Parceria:

> Os proprietários agrícolas enganavam os imigrantes, dizendo que seria dividido o lucro do que fora produzido, e os proprietários pagariam as passagens de vinda.

> Porém, quando eles chegavam o proprietário dizia que eles tinham uma divida com ele, pois ele havia pagado a passagem, hospedagem e o que eles compravam finaciado nos mercadinhos da fazenda.

> Com isso, não sobrava dinheiro para o imigrante no final do mês.

# A notícia dos aspectos negativos do modelo de "parcerias" se tornou impopular entre os imigrantes, o que fez com que reduzi-se a taxa de imigrantes para o Brasil.

# O governo percebeu a importância desse tipo de mão de obra para uma economia escravista em decadência> Houveram propagandas, financiamentos e estímulos, todos financiados com dinheiro público.

# Colonato:

> Novo modelo de incentivo à imigração.

> O governo pagava a passagem e o imigrante possuia hospedagem, mas arcava com suas despessas.

# As manifestações religiosas ligam-se de diversas maneiras, mantendo viva a relação com a ancestradade e fortalecendo os alicerses comunitários para enfrantar os diferentes momentos da vida.

# No Brasil, as manifestações religiosas são marcadas pela realização de novenas, romarias e festejos, festas juninas, as peregrinações aos santuários e espaços sagrados etc.

# Como característica e dimensão do ser humano, a religiosidade se expressa em gestos, palavras, atitudes e ritos.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

# As Rebeliôes Regênciais:

# Religiosidade:

Aquilo que provoca nas pessoas uma atitude dinâmica de busca e de realização do sentido de nossa própria existência e da abertura ao sagrado.

# A religião é a ação concreta da pessoa que se coloca em relação com o sagrado. É um sistema comum de crenças e práticas relativas às realidades do sagrado.

# Primeira Regência Permanente:

O nome que mais se destacou foi Diogo Antônio Feijó.

Seu maior feito foi criar a Guarda Nacional, que tinha o objetivo de evitar manifestações contrárias ao governo.

Ele conseguiu a aprovação do Código de Processo Criminal, que concedeu autonomia aos juízes de paz das províncias.

Ato Adicional: determinava qie a Regência deveria se tornar eletiva e Una, por um período de 4 anos. Segundo o documento, seriam criadas as Assembleias Legislativas Municipais.

O Ato foi aprovado e Feijó foi eleito pelos Moderados como primeiro regente una do Brasil.

Revolução Farropilha:

> A revolta teve início no Rio Grande do Sul e seu estopim foi a produção de charque da região.

> Desde a independência, os produtores do sul negociavam com o governo central uma alternativa para a concorrência Argentina e depois Uruguai. Porém, nunca alcançaram qualquer proposta satisfatória.

> Por essa razão as elites pecuaristas depuseram o presidente da província, derrotaram as forças militares locais e assumiram o controle da região, tendo como líder Bento Gonçalves.

> O então Duque de Caxias, que na época foi chamado para acabar com o movimento. Não consegiu por meio das armas por fim à separação, mas sim por um acordo, quando os uruguaios deram início a uma expansão em direção às fronteiras.

> O acordo uniu as forças de Duque de Caxias e Bento Gonçalves contra o avanço uruguaio. E, com isso, chegou ao fim a revolta.

Cabanagem no Pará:

> Os habitantes nativos viviam em conflito com o colonizador que os escravizavam e dizimavam seus vilarejos para abrir espaço para a agricultura e pecuária.

> Insatisfeitos com a miséria e com os maus-tratos, liderados pelo cônego Batista Campos, os cabanos da região do Rio Negro se levantaram contra o presidente da província em 1832.

> A insatisfação popular aumentou e novos revoltosos se juntaram ao movimento. Os rebeldes tomaram a capital e assumiram o controle da província. Novas forças foram enviadas com novo presidente da província, que teve dificuldades em reaver o controle da capital.

> Em 1835, Francisco Pedro Vinagre e seus irmãos reuniram a população rural no interior e promoveram nova investida contra as forças Regênciais. Tomaram novamente a capital e desta vez predominaram independentes: República Independente do Pará.

> Durante alguns anos, as forças tentaram a província e sofreram derrotas em várias oportunidades, até que surgiu uma proposta de paz. Os cabanos abriram mão das suas armas pelo fim do conflito. Os participantes teriam perdão do governo e poderiam participar da discussão para melhorar a condição de vida dos habitantes do Pará, mas foram traídos,e, em vez de paz, passaram a ser perseguidos.

# Nesse momento as organizações 'partidárias' foram remodeladas, pois a ideia de um Partido Restaurador não fazia mais sentido, pois Dom Pedro I faleceu.

# As lutas e conspirações organizadas pelo Partido Liberal Exaltado foram reprimidas pela Guarda Nacional, o que acarretou na prisão de seus principais líderes.

# Partido Progressista: acreditavam no desencolvimento e na liberdade das ações do Estado, o que significavaautonomia jurídica, econômica e política na esfera regional.

# Partido Regressista: assumiram uma posição conservadora, não aceitando as mudanças, especialmente aquelas que tiravam das suas mãos os poderes centralizados.

# Por não conseguir conter as manifestações e não suportando a pressão da Câmara e a pressão popular diante da não contenção das revoltas, Feijó abdicou do "trono". Com isso, o regressista Araújo Lima assumiu a Regência Una.

# Em 1840, o regente lançou a Lei de Interpretação do Ato Adicional, que revertia totalmente o texto original. Entre as consequências, estão o controle do judiciário regional pelo poder central, incluindo os responsáveis pela Guarda até os juízes locais; limitou o poder do legislativo, tornando suas decisões passíveis de aprovação do Executivo.

# Os progressistas iniciaram um diálogo com a corte do futuro rei e com o próprio príncipe, que já manifestavamaturidade suficiente para o trono, eles queriam a antecipação de sua coroação. O jovem Pedro, na época com 14 anos, aceitou.

# A Assembleia Geral votou à favor, pois querendo ou não Dom Pedro II logo seria coroado imperador, e negar sua antecipação ao trono poderia significar a insatisfação do futuro monarca com aqueles que se manifestaram contrários à sua coroação precoce.

# Foi coroado em 1841, como rei do Brasil e governou até 1889 sob nome de Dom Pedro II.

# O processo político referente à anteceipação da coroação de Dom Pedro II é conhecido como Golpe da Maioridade, pois o dos progressistas à ascensão do jovem príncipe lhes garantiu cargos ministeriais. Com isso, começou o segundo reinado.

Os Malês na Bahia:

> A luta contra a escravidão que mais marcou a história do Brasil, foi o levante dos Malês em Salvador, Bahia.

> No ano de 1835, o estopim da revolta foi o desejo da população africana de etnia nagô que residia em Salvador, de praticar sua própria crença religiosa, o islamismo.

> Além da liberdade religiosa, os revoltosos almejavam também conquistar o poder da cidade de Salvador, tornando a região em uma monarquia islâmica.

> As forças armadas se organizaram pela cidade e atuaram de forma violenta para reprimir o levante. Muitos manifestantes morreram.

> Apesar da curta duração, a revolta serviu para mostrar que era possível se manifestar contra a escravidão.

FÍSICA

Reações de Oxirredução ou Redux

Regras de Determinação de NOX:

FÍSICA

# Oxidação: perda de elétrons.

# Redução: ganho de elétrons.

# Reações de Oxirredução: transfêrencia de elétrons. Oxidação e a redução ocorrem juntas na mesma reação química.

1ª Regra: o NOX de cada átomo em uma substância simples é ZERO.

2ª Regra: o NOX de um iôn monoatômico é sempre igual a sua carga.

3ª Regra: Família 1A e 2A, Zn, Ag, Al; possuem NOX fixo.

4ª Regra: o NOX do H, normalmente, é +1. Mas, ligado a um metal seu NOX é -1.

Variações de NOX nas reações de Oxirredução

Campo Elétrico:

OU

F= |Q| . E

Oxidação:

Lei de Coulomb:

E= k . |Q|

5ª Regra: o NOX do Oxigênio, normalmente, é -2. Quando ligado ao F o NOX é +2. Mas, se for um peróxido o NOX é -1.

6ª Regra: os halogênios possuem NOX -1. Quando formam compostos binários são mais eletronegativos.

7ª Regra: a soma do NOX de todos os átomos é sempre ZERO.

+

Perde elétrons

NOX maior

x x + 1e.

-

NO

3

3-

PO

SEMPRE possuem essas cargas

4

2-

SO

4

Redução:

-

Ganho de elétrons

NOX menor

y + 1e. y

Tipos de eletrização:

Partículas Carregadas

# Atrito: ocorre quando dois corpos neutros são atritados entre si. Ficando com sinais opostos.

# Contato: é necessário que ao menos um dos corpos envolvidos no processo esteja inicialmente carregado, e quando se tocam ocorre troca de elétrons. Ficando com sinais iguais.

# Indução: ao aproximar o corpo eletrizado de um condutor neutro, os elétrons livres serão repelidos e irão se mover para que o corpo induzido apresente carags elétricas diferentes.

Oxidação e Redução:

As carags elétricas podem ser positivas e negativas.

# Agente Oxidante: é a espécie que provoca oxidação. Sofre redução.

# Agente Redutor: é a espécie que provoca redução. Sofre oxidação.

Quantização da carga elétrica:

Charles du Fay:

|Q|= e . n

"Porco com Groselha"

e: carga elétrica elementar.

n: número de portadores de carga elétrica.

Ganha

Reduz

Oxidante

Perde

Oxida

Redutor

"Cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e de sinais contrários se atraem."

Fórmula:

Balanceamento por Oxirredução:

Condutores: os elétrons fracamente ligados ao núcleo atômico possuem facilidade de movimentação. Por isso, são usados para transportar carags elétricas.

Isolantes: os elétrons encontram-se fortemente ligados ao núcleo atômico e não se movem com facilidade. São usados como proteção contra choques.

Número de elétrons (x) . atomicidade

PILHA

Música

Vídeo Aula

Aula 2

Aula 4

Aula 3

Aula 1

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8

Química Orgânica

Química

Álcool

-OH (hidroxila)

Nomenclatura:

> IUPAC: álcool + grupo + ico

> Usual : sufixo

Fenol

C aromático -OH

Nomenclatura:

> Usual: fenol

Aldeído

carbonila

Nomenclatura:

> sufixo al

Encontra-se no final da cadeia carbônica.

Cetona

Nomenclatura:

> sufixo ona

Encontra-se entre dois carbonos na cadeia carbônica.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi