Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

O Comércio Internacional de Bens e Serviços

Principais Fluxos Comerciais

Novos Centros de Poder

NPI ( Novos países industrializados)

Economias Emergentes

Quiz

NPI é uma expressão utilizada para designar os países de economias subdesenvolvidas que se industrializaram após a segunda metade do século XX.

Apesar do crescimento da produção industrial dos NPI, a maior parte das indústrias no mundo está concentrada em países desenvolvidos. Contudo, na maioria dos casos, a industrialização destes países ocorre em virtude da instalação de multinacionais ou empresas estrangeiras com sede em países desenvolvidos.

Os Novos países Industrializados do Sudeste Asiático (Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura, entre outros mais recentes) e a China estão a assumir um peso crescente no comércio mundial, devido ao papel da OMG – Organização Mundial do comércio na liberalização do comércio.

No seu conjunto, os NPI de 1ª geração, a Malásia, a Tailândia e a China, representam cerca de 20 por cento das exportações Mundiais.

O termo Economias emergentes é usado para descrever o negócio e a atividade de um mercado em industrialização ou regiões emergentes do mundo.

Os países emergentes ou países em desenvolvimento é um grupo cuja economia partiu de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e hoje se encontra em pleno desenvolvimento económico.

Surgida no início dos anos 80, pelo Banco Mundial, o termo foi utilizado para descrever economias com um rendimento per capita médio ou baixo. Desde então, o conceito de emergente tornou-se referência para as economias asiáticas como a China ou a Índia, da Europa Central e do Leste como a Polónia, Turquia ou Rússia ou da América Latina como Brasil, México e Argentina.

Representam mais de 80% da população mundial, estes países experimentam uma rápida urbanização e uma migração em massa de populações das áreas rurais para as cidades. Os países emergentes representam também um pouco mais de 50% do PIB mundial.

As economias emergentes tornaram-se financiadoras do consumo e do investimento nas economias desenvolvidas.

Caracteristicas:

  • O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é médio ou alto;
  • O setor industrial encontra-se em desenvolvimento;
  • Crescimento das infra-estruturas (portos, rodovias, aeroportos, ferrovias, etc.).

1

3

2

O que se entende por NPI?

Onde se situa o principal fluxo comercial?

O que é a OMC?

: +2 pontos

15 segundos para responder

: 0 pontos

:

0 pontos

: +2 pontos

: +1 ponto para equipa oposta

: 0 pontos

5

4

6

Qual o papel da CNUCED e da NOEI ?

Indica dois dos objetivos da OMC

Quais os principais produtos desenvolvidos nos países em desenvolvimento?

Não se pode utilizar as seguintes palavras na resposta:"países em desenvolvimento" e " ajuda"

: +1 ponto e escolhem um novo numero

+1 ponto

:

: +2 pontos

: 0 pontos

:

-2 pontos

: 0 pontos

8

7

Indica três agrupamentos de países que tenham um papel nas trocas mundiais

Que país foi o lider em volume de trancações comerciais em 2013 ?

Podem pedir ajuda a equipa oposta

:

+1 ponto

: +1 ponto

: 0 pontos

O Papel da CNUCED e a NOEI

Exemplos dos Principais Bens e Serviços Comercializados e as Regiões Envolvidas

CNUCED

NOEI

A Nova Ordem Econômica Internacional foi imposta por um conjunto de propostas elaboradas e expressas pela Assembleia Geral .

O objetivo era diminuir a disparidade de poder nas relações econômicas entre países industrializados e países em desenvolvimento.

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento foi estabelecida em 1964, em Genebra, Suíça, atendendo às reclamações dos países subdesenvolvidos, que entendiam que as negociações realizadas no GATT não abordavam os produtos por eles exportados, os produtos primários.

Após a segunda Guerra Mundial, o comércio internacional tornou-se o motor da atividade económica global.

Este rápido crescimento económico foi estimulado pela liberalização dos mercados, pela Organização Mundial Do Comércio, pelos movimentos de integração económica europeus e pela deslocalização e relocalização da produção.

A dispersão espacial da produção foi facilitada pelos progressos dos meios de transporte e pelas estratégias das ETN. A explosão demográfica e a melhoria do nível de vida influenciaram também a expansão do comércio, bem como as grandes assimetrias na distribuição dos recursos.

Países em desenvolvimentos (Sul):

Países Desenvolvidos (Norte):

• Produtos Primários;

• Produtos agrícolas;

• Recursos energéticos;

• Minérios.

As exportações dos países em desenvolvimento consistem, sobretudo, em produtos alimentares, recursos energéticos e matérias-primas - produtos de baixo valor comercial.

As transformações destes produtos necessita de recursos tecnológicos e de capital que os países em desenvolvimento não possuem.

• Produtos Manufacturados - Produtos fabricados em grande quantidade, de forma padronizada e em série;

• Tecnologia;

• Produtos industriais;

• Capitais.

Os países desenvolvidos transformam matérias-primas que vendem a elevado preço, obtendo assim vantagem económica para a sua balança comercial.

Os produtos produzidoos nos países desenvolvidos, são trocados pelos produtos agrícolas ou matérias primas de baixo preço no comércio internacional, obtidos nos países em desenvolvimento.

O Papel das TIC no Aumento dos Fluxos

• As novas tecnologias de informação e comunicação e a modernização dos transportes têm possibilitado uma maior flexibilidade na localização das actividades económicas e das populações.

• O conceito de distância foi alterado: hoje tudo fica mais perto. A transmissão via satélite ou as redes de cabo permitem pôr em contacto regiões opostas do globo, aumentando as relações entre os países, que se tornam cada vez mais interdependentes.

O Posicionamento do 3º Mundo no Comércio Internacional

O funcionamento dos mercados mundiais tem conduzido ao desiquilibrio da balança comercial dos países em desenvolvimento, em resultado das grandes desigualdades entre o valor dos produtos exportados e o das importações.

FIM

A degradação dos termos de troca

O comércio Justo

Os termos de troca têm sofrido uma degradação económica. Os principais afetados são os países em desenvolvimento, que, face à sua fraca e tardia industrialização, vêem-se dependentes dos países desenvolvidos.

Esta dependência económica deve-se pelo facto dos países em desenvolvimento não possuirem condições económicas e industriais para transformar as matérias primas que são produzidas no seu próprio território e são obrigados a negociar com os países desenvolvidos que irão transformar as matérias primas adquiridas a baixo preço e depois vendidas a um elevado custo.

A degradação dos termos de troca é claramente um obstáculo ao desenvolvidos dos países do Sul- Países em desenvolvimento.

O comércio justo trata-se de um movimento social e um modalidade de comércio internacional que procura o estabelecimentp de preços justos, responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade para pequenos e médios produtores.

O movimento dá especial atenção às exportações de países em desenvolvimento para países desenvolvidos, como artesanato e produtos agrícolas.

O comércio Justo procura criar meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores ( principlamente os pequenos produtores mais desfavorecidos).

Princípios:

• A preocupação e o respeito pelas pessoas e pelo ambiente;

• A criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem as suas condições de vida e de trabalho, incluindo o pagamento de um preço justo;

• A protecção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, das crianças e dos povos indígenas;

• A consciencialização para a situação das mulheres e dos homens, enquanto produtores e comerciantes, e a promoção da igualdade de oportunidades;

• A promoção da sustentabilidade através do estabelecimento de relações comerciais estáveis de longo prazo;

• A educação e a participação em campanhas de sensibilização;

• A produção tão completa quanto possível dos produtos comercializados no país de origem.

Principais Agrupamentos de Países e o seu Papel nas Trocas Mundiais

O Papel das ETN nas Transações Comerciais

O Papel da OMC no Comércio Mundial

Os Tranportes à Escala Mundial e a sua Relação com o Comércio

As transações comerciais são as interações entre empresas e seus clientes, fornecedores e outros com quem fazem negócios. As transações podem ser muito simples, como a compra de um jornal, ou extremamente complexo, tendo um longo tempo e que envolve muitas empresas ou agências. Novas tecnologias e métodos de gestão estão a desenvolver em torno da gestão de transações comerciais.

Transportes

• Terreste

• Marítimo

• Aéreo

• A Organização Mundial do Comércio é a instituição internacional encarregue das regras do comércio internacional a nível mundial. A sua principal função consiste em garantir que o comércio flua da forma mais livre possível, com o principal objetivo de aumentar a prosperidade dos países membros.

• O papel desempenhado pela OMC revela-se importante, já que tem procurado favorecer o desenvolvimento do comércio mundial, através de um conjunto de medidas que visam a sua liberalização.

Terrestre

Aéreo

Marítimo

Ferroviário

Rodoviário

Bibliografia

Introdução

http://finslab.com/planejamento-de-negocios/artigo-1681.html

http://2.bp.blogspot.com/-a4JwjSpA5bo/T9UmR_VVHrI/A

Conclusão

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a2/Regional_Organizations_Map

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Ordem_Econ%C3%B4mica_Internacional

http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_sobre_Com%C3%A9rcio_e_Desenvolvimento

http://finslab.com/planejamento-de-negocios/artigo-1681.html

O tema do presente trabalho é o comércio internacional de bens e serviços , sendo que iremos apresentar os principais fluxos comerciais e o papel das TIC nas mesma,os principais bens e serviços comercializados e as regiões envolvidas.

Os principais agrupamentos de paises e o seu papel nas trocas mundiais , tanto como os transportes usados .

O posicionamento do 3º mundo e os papeis das organizações que os prestam auxilio e por fim os novos centros de poder e as economias emergentes.

Livro:Geografia C 12ºano Volume 2, Plátano Editora

Com este trabalho concluimos que o comércio ja não é realizado de uma forma tão direta, como um fabricante vender o seu produto a um cliente mas que existe varios passos realizados

e deixou de ser a nivel local para um nivel mundial.

Ficamos a conhecer as funções de algumas organizações como a OMC,CNUCED e a NOEI.

E apercebemo-nos do posicionamento do 3º mundo no comércio internacional e a importância do comércio justo.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi