Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
São experiências pelas quais se sabe que não passam todos aqueles que pertencem a uma determinada geração ou idade. Um fato impossível de ser previsto.
Estão ligadas a fatores que afetam o desenvolvimento psicológico com um vinculo muito forte com a idade, isto é, ao conhecer a idade de uma pessoa, temos condições de fazer previsões razoáveis sobre seu processo evolutivo.
Afetam todas as pessoas que vivem em uma determinada época e sociedade. Mas não aqueles que tenham vivido em outra época ou venham a viver.
A psicologia evolutiva diz que a idade é uma variável vazia, que por si não explica nada, cada um se desenvolve no seu tempo, a idade não ajuda a explicar os processos de desenvolvimento. A idade não produz mudanças.
Por ter o caráter descritivo e referencial, é muito comum atribuirmos números para as idades: como a idade inicial que vai dos 25 aos 40 anos, idade adulta média que vai dos 40 aos 65 anos idade adulta tardia ou velhice precoce dos 65 aos 75 e velhice tardia após os 75 anos, mas isso é muito relativo e podemos encontrar de formas diferentes
Os estudos atuais já não se limitam à mudanças apenas na infância e adolescência, e também já não se conceitua a adolescência como uma subida e a velhice como uma descida.
a psicologia tem um campo muito rico na área de desenvolvimento infantil, mas o período logo após a adolescência também tem uma vasto conhecimento a cada dia ganha importância.
Idade Biológica :É o lugar onde a pessoa se encontra em relação ao seu potencial de vida, encontramos pessoas com 70 anos de idade muito bem e enquanto outras com a mesma idade se encontra com vários problemas de saúde;
Idade cronológica: É o número de anos que a pessoa possui desde o nascimento, é o menos importante que vamos nos referir a não ser na fase do pré natal e primeira infância que é possível fazer algumas deduções a partir disso.
As partes do cérebro apresentam diferentes padrões de envelhecimento
O aumento da idade não significa necessariamente adoecer
Idade Funcional: Integra os conceitos de idade biológica e idade psicológica no que se refere a autonomia e independência. Por exemplo uma pessoa para viver sozinha precisa ter idade biológica pois ela precisa sair e entrar nos lugares com saúde e idade psicológica para planejar as coisas que vai realizar.
Idade social: É a idade que a sociedade impõe para nós exercer determinados papéis como se aposentar aos 50 anos, ser mãe aos 25 ter um emprego. Quando se foge muito destas regras se carrega uma grande carga de estresse.
Idade psicológica: Está na capacidade de adaptação da pessoa de enfrentar demandas do ambiente, denovo existem pessoas com idades psicológicas diferentes isso vai depender dos recursos psicológicos que ela tem como por exemplo a sua emoção, motivação, inteligência e competitividade social. Tem pessoas que se adapta muito bem a situações, outras já apresentam mais dificuldades.