1. Freud e a organização do aparelho psíquico.
Teoria Estrutural ou Dinâmica.
-Onde estão os elementos não acessíveis à consciência como instintos e informações que foram reprimidas e não se tem mais acesso para o consciente.
- Sistema mais primitivo.
Inconsciente
Id
Consciente
- Conjunto de conteúdos de natureza pulsional e de ordem inconsciente.
- Sistema de percepção ao mesmo tempo do mundo exterior e interior.
- Constituindo o polo psicobiológico da personalidade, é o reservatório e de onde emana toda energia psíquica, o id é regido pelo princípio do prazer.
Superego
- Natureza consciente, pré-consciente e consciente.
- Se baseia na consciência moral e auto-observação, formado pelas repressões exteriores que são internalizadas, influência dos pais.
Pré-consciente
Ego
- Barreira que seleciona o que passaria para do inconsciente para o consciente.
- Meio de uma informação tornar-se consciente.
- Natureza consciente, pré-consciente e consciente.
- Redigo pelo princípio da realidade, adaptação do indivíduo ao ambiente controlando as pulsões do id.
- Entre as principais estruturas envolvidas no prazer e reforço, encontram-se: o núcleo acumbens, o estriado (núcleo caudado e putâmen), núcleos talâmicos, a formação reticular, partes da amígdala, a área tegmental ventral, a substância negra do mesencéfalo e o locus coeruleus da ponte. O feixe prosencefálico medial (FPM) representa a localização mais fiel.
- Comportamento sexual: A amígdala medial estimula comportamento sexual em ambos o sexos, a área pré-optica medial estimula o comportamento sexual masculino e o núcleo ventromedial o feminino.
- Controle sede e apetite: Tronco encefálico(controle da ingestão de alimentos, mais especificamente a área postrema, o núcleo do trato solitário do bulbo e a área parabraquial da ponte). Região próxima do terceiro ventrículo anterior está relacionada com o controle osmométrico, sede e apetite por sal. Hipotálamo lateral estimula a ingestão de alimentos e sede e o hipotálamo ventromedial o contrário inibindo o comportamento de busca por alimento. Matéria cinzenta periaquedutal com auxilio de sinais do hipotálamo e amígdala promove respostas de defesa/agressão
Id
- O núcleo central da amígdala é capaz de gerar a resposta emocional à estímulos aversivos.
Superego
- As principais estruturas relacionadas ao ego são as do lobo frontal, principalmente no córtex orbitofrontal do córtex pré-frontal. É o centro das tomas de decisão raciocínio lógico e da personalidade fazendo comunicação com todo encéfalo. O giro do cíngulo é responsável pela interface entre outras estruturas na tomada de decisão.
Ego
2. Aspectos da neurofisiologia relacionada ao modelo organizacional da psicanálise.