Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading content…
Loading…
Transcript

Introdução

A evolução tecnológica permitiu encontrar diversas e úteis aplicações para todas as radiações eletromagnéticas do espetro.

Em Coimbra, hospitais e centros de investigação com a mais avançada tecnologia utilizam diferentes equipamentos que aplicam estes tipos de radiação eletromagnéticas.

Ultravioleta

Infravermelhos

Os médicos usam lâmpadas de radiação infravermelha para tratar doenças de pele e aliviar dores musculares. Nestes tratamentos, os raios infravermelhos atravessam a pele do paciente e produzem calor.

As câmaras de termografia infravermelha produzem imagens visuais da radiação infravermelha e calculam medições precisas de temperatura sem contato com o objeto.

As radiações ultravioleta são eficazes a matar bactérias e a tornar vírus inativos. Os hospitais usam lâmpadas germicidas que produzem estas ondas para esterilizar equipamentos, água e o ar em salas de cirurgia.

Elas também são usadas para tratar acne e psoriase e são responsáveis por estimular a vitamina D, que promove a absorção do cálcio (um mineral importante na formação dos ossos e dentes). Além de fortalecer o sistema imunológico, regula a pressão arterial, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas.

Características:

Ordem de grandeza - 1THz

Comprimento de onda pouco maior do que o da luz visível

Características:

Ordem de grandeza - 1PHz

Comprimento de onda um pouco inferior ao da luz visível

Raios X

Na medicina, os aparelhos que emitem raios X são utilizados exames para avaliação de órgãos e tecidos, particularmente ossos e articulações.

Raios gama

Características:

  • Ordem de grandeza: 1EHz
  • Comprimento de onda reduzido

Este tipo de radiação também é utilizado na radioterapia, um método de eliminação de tecidos neoplasicos (tumores malignos).

Em diagnóstico, existem aparelhos chamados Gama camera que usam radioisótopos emitindo radiação gama para detetar doenças.

Características

  • Ordem de grandeza: 1 ZHz
  • Comprimento de onda muito reduzido

Micro-ondas

Ondas de rádio

Este tipo de radiação tem muito poucas aplicações na medicina.

Em alguns casos, a onda pode aquecer próstatas dilatadas, necrosando o tecido tumoral.

Ressonância Magnética é uma tecnologia médica de imagem que utiliza um forte campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos e tecidos.

É um exame indolor e seguro. O único risco é o facto de o campo magnético e as ondas de rádio interferirem com objetos metálicos ou eletrónicos que o utente tenha dentro da pele ou dentro do corpo

Características:

  • Ordem de grandeza: 1GHz
  • Comprimento de onda inferior às ondas rádio

Características:

  • Ordem de grandeza - 1 MHz
  • Grande comprimento de onda

Trabalho realizado por:

  • João Paiva de Castelo-Branco
  • Nº12 do 8ºG

Radiações eletromagnéticas na medicina atual

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi