Características:
Características:
Corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.
Cefalópodes
Gasterópodes
Nematóide
Lombrigas
Características:
Bivalves
Os mais conhecidos
são as samambaias.
Animais cilíndricos e alongados. Possuem corpo não segmentado e revestido de cutícula resistente e quitinosa. Sistema digestivo completo, possuindo boca e ânus. Sistema nervoso. Sistema locomotor funciona com contrações de músculos que permitem movimentos de flexão dorsoventral. Não há movimentos laterais.
Todos são unissexuados (animais dióico), ou seja, têm sexos separados — machos e fêmeas distintos. Em alguns, há até nítido dimorfismo sexual (o macho é bem diferente da fêmea).
Michocas
Se diferenciam por suas raízes, o nº de pétalas e partes da flor.
(Coníferas)
Portadores de metâmeros, segmentados, o qual inclui oligoquetas (minhocas) , poliquetas e sanguessugas.
Corpo alongado podendo ser homônomos (corpo sem muitas modificações)ou heterônomos, com simetria bilateral, segmentado, triblásticos, protostômios e esquizocelomados.
São dioicos ou hermafroditas, muitos possuem a forma de larva trocófora em seu desenvolvimento.
Centopéia
Lacraia
Animais segmentados com um elevado número de pernas, como as lacraias e os piolhos-de-cobra.
Possuem quatro pares de pernas inseridas no cefalotórax, que é coberto por uma carapaça quitinosa, um par de apêndices modificado em quelícera, um par de pedipalpos que variam em forma dependendo da ordem e com funções diferenciadas, sem antenas, abdome sem divisão definida.
Podem haver particularidades, como no caso das aranhas, com a presença de fiandeiras que são utilizadas para a produção de seda e os escorpiões com a presença do aguilhão no último segmento do abdome.
ácaro
Invertebrados que inclui cerca de 50 000 espécies validamente descritas. A maioria dos crustáceos são organismos marinhos, como as lagostas, camarões, cracas, percebes, tatuís, os siris e os caranguejos, mas também existem crustáceos de água doce, como a pulga-d'água (Daphnia)
Decápodes
Inferiores
Invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas.
São os organismos vivos mais semelhantes aos primeiros seres.
Vivem em meios extremos.
Vermes como a Tênia.
Bilaterios invertebrados, não-segmentados, e protostómios de corpo mole e relativamente simples. São considerados vermes.
Correspondem as leveduras e as trufas
Medusas
Corais
Animais deuterostômios exclusivamente marinhos e bentônicos. São animais de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos a um substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção, os comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços.
Organismos multicelulares, com estrutura simples, providos de cápsulas urticantes, maioritariamente marinhos, que habitam as costas, os fundos e as água abertas dos oceanos
Saurios
Teleósteos
Elasmobranquios
Quelônios
Urodelos
Anuros
Animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante.
São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica), característica que os permitiu ficarem independentes da água para reprodução, ao contrário dos anfíbios.
Maioria de peixes
Ofídios
Animais tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em alguns grupos) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.
Lampréias
salamandra
Crocodilianos
Agrupam os peixes com boca circular e desprovidos de mandíbulas, ou seja, as mixinas e as lampreias.
Animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica.
Seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.
Caracterizados pela presença de uma simetria bilateral, notocorda, sistema digestório completo, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida.
Os cordados compartilham características com muitos animais invertebrados sem notocorda, quanto ao plano estrutural, tais como simetria bilateral, eixo anteroposterior, metamerismo e cefalização. O grupo abrange animais adaptados para a vida na água, na terra e no ar.
São os fungos formadores de basidios (corpos de frutificação).
Metatérios
Prototérios
Incluem os fungos para a produção de antibióticos como o Penicillium.
Animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), presença de pelos ou cabelos, com exceção dos golfinhos e de algumas baleias, que somente na fase embrionária possuem pelos.
São animais endotérmicos.
Euterios
Seres vivos vertebrados endotérmicos caracterizada pela presença de penas, um bico sem dentes, oviparidade de casca rígida, elevado metabolismo, um coração com quatro câmaras e um esqueleto pneumático resistente e leve.
Simples, sésseis, podem ser de água doce ou salgada, alimentam-se por filtração, não possuem tecidos verdadeiros, também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.
Características:
Pertencem muitos mofos que descompõem os alimentos como o mofo de pão (bolor).
Unicelulares
Mixomicetos, Actinomicetos e Microsporídeos.