Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
3) Postura. Quando se fala em postura, deve-se pensar em diversos fatores. Respeito é um deles. Um profissional tem que saber acatar os valores da sua empresa, respeitando normas, códigos de trabalho, horários, disciplina, sabendo usar os bens e valores da empresa de maneira adequada.
4) Boa convivência. É importante manter uma convivência saudável e benéfica com seus colegas, em qualquer lugar e horário, dentro e fora do ambiente de trabalho. As empresas valorizam colaboradores que sabem agregar pessoas, evitando boatos e atitudes ingênuas no ambiente de trabalho.
DINÂMICA
Se você fosse um objeto, o que seria?
2) Comunicação. É importante manter um nível de comunicação falada e escrita em um nível adequado. Não é bom deixar alguém reclamar da sua forma de se comunicar com os contatos externos de sua empresa, com os seus superiores e colegas de trabalho. Não importa a sua condição social, onde você mora, lembre-se que deve haver sempre um respeito com as demais pessoas, tratando-as com respeito, de forma adequada. Uma frase bíblica diz muito: a boca fala do que o coração está cheio, portanto, resumindo, se o seu coração (e mente) estiver bem, as suas palavras serão sempre cheias de conteúdo e sabedoria. As pessoas gostam de quem irradia simpatia e sabedoria.
Imagem inicial
COMPORTAMENTO
CONHECIMENTO
1) Apresentação pessoal.
Você tem que estar sempre apresentável, com aparência de higiene (homem com barba feita, mulher penteada, pelo menos), vestimenta adequada e limpa. Se você for uma pessoa apresentável terá sempre alguém, um amigo, um parente, um professor, para indicar você para alguma vaga de trabalho. Um candidato apresentável agrada um recrutador. Um profissional apresentável será sempre bem-vindo em qualquer momento e lugar.
5) Ética. Talvez a gente possa dizer que um profissional que tenha todos os valores citados acima, mas que não tenha um código de ética em sua vida não terá conseguido a realização plena de seus sonhos como profissional. É como se dissesse: ‘Fulano tem presença incrível, é tão comunicativo, é um profissional competente. Pena que seja um corrupto, mentiroso, ladrão!’. Esse certamente um dia fará parte das altas estatísticas de demissão por má compostura profissional. E nunca será de fato um bom exemplo para seus pares e, por extensão, por seus familiares e conhecidos mais próximos.
Como se pode ver, em tudo que se fala há uma preocupação com a imagem pessoal. Onde esteja um profissional será lembrado e valorizado por aquilo que ele demonstra em aparência, na fala e no modo de se expressar e comportar. Portanto, penso que fica difícil alguém falar e se preocupar com marketing pessoal, ou seja, como vender bem a sua imagem, sem considerar esses fatores muito importantes que de fato ajudam um profissional a ter sucesso na sua carreira.
Habilidade de relacionamento dispensa definições e é tão importante que sua falta pode levar por água abaixo os efeitos positivos do entusiasmo e do profissionalismo. Afinal, de que adianta ser apaixonado pelo que se faz e ter alto grau de profissionalismo quando se é inábil para tratar com as pessoas? Já vi gente com muita garra e competência ser afastada do trabalho ou ter sua ascensão profissional comprometida por não ser capaz de estabelecer bons relacionamentos com clientes e parceiros, superiores, subordinados e colegas. Agora reflita: como está seu marketing pessoal em relação a esses pontos?
Como vai seu marketing pessoal?
Criar e difundir uma imagem profissional positiva é o objetivo de quem faz marketing pessoal. Para tanto, normalmente investimos no modo de nos apresentar, cuidamos do vestuário, aperfeiçoamos a maneira de falar e cultivamos uma ampla rede de contatos, o famoso networking. Essas atitudes são importantes, sem dúvida, mas não são tudo, pois compõem a parte “exterior” do marketing pessoal. É preciso cuidar também da parte “interior”, da postura que vem de dentro, e aqui considero essenciais três coisas: profissionalismo, entusiasmo e habilidade de relacionamento.
Qual é o seu produto?
O que você vende?
Estética? Saúde?
IMAGEM
Profissionalismo, em minha visão, é a soma da competência com o empenho em realizar o trabalho da melhor maneira possível. A pessoa verdadeiramente profissional persegue a excelência e não se contenta em fazer o que se espera dela – na verdade, procura superar as expectativas. É confiável, cumpre compromissos, respeita prazos. E ainda surpreende Já o entusiasmo é a expressão da paixão por realizar alguma coisa – no caso, o trabalho que se realiza. O profissional entusiasmado esbanja brilho e energia, o que o faz ser percebido pelos outros como alguém bem sucedido no que faz.
6. Demonstre interesse ao guardar o cartão de visitas alheio Não o jogue de qualquer forma dentro da bolsa ou do bolso.
7. No dia a dia da empresa, seja gentil e educado A dica vale tanto para os colaboradores de posição mais simples como para os mais importantes da hierarquia empresarial. “Bom dia”, “por favor”, “com licença” e “obrigado” são palavras bem-vindas.
"A primeira impressão é a que vale"
Imagem Profissional
Primeira impressão
Imagem inicial
Comportamento
hábitos
postura
ética
conhecimento
habilidade
competências
3 segundos
visão - 25%
tom de voz - 18%
palavras usadas - 14%
linguagem corporal - 10%
aparência
vestuário
Imagem propriamente dita
3. Mostre-se aberto à conversa Sorria, descruze os braços e tenha uma postura alinhada.
4. Pronuncie bem as palavras
Fale em tom adequado ao ambiente; não queira ser o centro das atenções.
5. Cuidado para não ser afobado, ouça antes de falar No discurso do outro estão as dicas dos caminhos a ser seguidos para conduzir uma boa conversa.
Dicas de cursos
Como meu Cliente me vê?
Cumpro minhas promessas?
Faço o suficiente pelos clientes?
Curso da escola virtual Postura e Imagem Profissional
site: http://www.ev.org.br/Cursos/Lists/Cursos/CursosOnline.aspx?List=98e0d3db-98a8-470b-add0-1ca8f9acf05c&ID=100
8. Procure estabelecer relações cordiais e de confiança com seus colegas. É importante que eles saibam que podem contar com a equipe para solucionar problemas mais difíceis.
9. No escritório ou baia, seja comedido
Limite-se a uma foto pequena de entes queridos e a itens de escritório com um toque pessoal. Deixe bichinhos, objetos espalhafatosos e ícones de hobbies em casa.
10. Não force intimidade com seus colegas. Lembre-se: a relação é de trabalho, não pessoal.
Como você se vê?
11. Evite atender a diversas ligações pessoais no trabalho Isso faz com que todos acompanhem os pormenores de sua vida naquela semana, mês, ano.
12. Dê continuidade aos bons hábitos de postura profissional Essa conduta é importante para consolidar a impressão positiva ao longo do tempo.
VIDEO
1. Aparência engloba tudo o que pode ser visto à sua volta objetos, mesa, seu escritorio etc. Considere também a escolha dos lugares em que você marca um encontro ou reunião.
2. Inicie bem um encontro com um aperto de mão seguro e confiante
Cuidado para não apertar muito forte ou muito fraco.