Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, como exigência parcial para a obtenção do título em Bacharel de Enfermagem. Orientadora: Ms Jane Conceição Perin Lucca.

Autores:

Lucca, Jane C. P.

Brum, Zaléia P.

Ribeiro, Douglas A.

Lucca, Laura P.

INTRODUÇÃO

  • O uso de tecnologias , trazem mudanças significativas;
  • É necessário adaptar as metodologias educacionais a essas mudanças;
  • As estratégias diferenciadas facilitam o aprendizado e prepararam para um mercado de trabalho;
  • As TIC são ferramentas que englobam:
  • a ciências direta e indiretamente;
  • esta ligada a dissiminação de informações;
  • agiliza o ensino;
  • amplia o campo da pesquisa.

Objetivo

Compreender como estão sendo utilizadas as TIC pelos docentes dos cursos profissionalizantes de enfermagem da URI.

Considerações Finais

Metodologia

REFERENCIAL

DELINEAMENTO DA PESQUISA

  • Os sujeitos da pesquisa foram docentes da graduação em enfermagem e do curso técnico de enfermagem URI, campus Santo Ângelo;
  • Os dados foram coletados no 2º semestre de 2015;
  • O estudo foi apreciado pelo comitê de Ética da URI, seguido as recomendações da resolução CNS 466/12 .

É uma pesquisa de abordagem quali/quantitativa, do tipo descritiva.

A necessidade de utilizar as duas abordagens surgiu, no momento da construção do instrumento de coleta de dados.

RESULTADO

E

DISCUSSÃO

A UTILIZAÇÃO DA TIC

Contribuem na formação e no aperfeiçoamento dos cursos profissionalizantes de enfermagem, beneficiando:

  • na capacitação de novos saberes/fazeres;

  • potencializando um novo comportamento e,

  • desenvolvendo uma participação do processo de ensino/aprendizagem mais dinâmico, flexível e adequado as necessidades do mercado de trabalho.

APOSTILA. As TIC Aplicada no Ensino Superior. Apostila Modulo -5. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfkK4AH/as-tic-aplicadas-no-ensino-superior-modulo-5 Acesso em: 16 abr 2015.

BORGES NETO. H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Simpósio “Novas abordagens da comunicação na escola: a sala de aula como processo comunicacional” ao IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, realizado de 04 a 08 de maio de 1998 em Águas de Lindóia, SP. Disponível em: http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/pre-print/Uma_classificacao.pdf Acesso em: 11/12/2015.

COSTA, F. A. A. a utilização das TIC em contexto educativo. representações e práticas de professores. Universidade De Lisboa,2008. Disponível em: http://aprendercom.org/comtic/wpcontent/uploads/2013/01/TeseCostaF2008TICemContextoEducativo.pdf Acesso em: 10/12/2-015.

CARLOS MARCELO. O Professor Iniciante: A Prática Pedagógica e o Sentido da Experiência. rev. brasil. de pesquisa sobre formação de professores. Vol. 02/n.03 ago.-dez.2010: ISNN 2176-4360. Disponivel em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/18/1 Acesso em: 10/12/2015.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 42ª ed.. Rio de Janeiro, 2005.

FORMAÇÃO DOCENTE: Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores: Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/3/1 Acesso em 09 dez 2015.

HEIMANN, C; PRADO, C; GROSSI, M.G.; MARUXO, B.H; PEREIRA, M.I; O domino das tecnologias educacionais por docentes de enfermagem: impactos e desafios da influencia digital no cotidiano pedagógico. Congresso Internacional ABED d educação a distância, 2013.

INFO JOVEM. Disponível em: http://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-e-aprenda/tics/ Acesso em: 16 abr 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Acesso à Internet e à televisão e Posse de Telefone Móvel Celular Para Uso Pessoal 2013. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet2013/default.shtm Acessado em: 30/maio/2015.

MASCIANO, C.F.R; SOUZA, A.M. O Uso de softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual. Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnología, Innovación y Educación. ISBN: 978-84-7666-210-6 – Artículo 1275

MINAYO, M.C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed. – São Paulo. Hucitec, 2010.

LEITE, K.N.S; A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação pelos docentes de enfermagem e as dificuldades do ensino-aprendizagem. http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/5151/1/arquivototal.pdf Acessado em :09 dez 2015.

LEVY, P. OS benefícios das ferramentas virtuais para o ensino. Revista gestão educacional, 2013. Disponível em: http://www.webaula.com.br/index.php/pt/acontece/noticias/2874-pierre-levy-fala-dos-beneficios-das-ferramentas-virtuais-para-a-educacao . Acesso em: 10/12/2015.

MAINART, D. de A . SANTOS, C. M. A Importância Da Tecnologia No Processo Ensino-Aprendizagem. VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Faculdade Presidente Antonio Carlos1 , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, 2010. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_1201.pdf Acesso em: 07 dez 2015

POLIT, D.F., BECK, C.T. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: avaliação de evidencia para a pratica da enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre, Artmed, 2011.

PACIEVITCH, T. Tecnologia da Informação e Comunicação. Disponível em: http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/ Acesso em: 16 abr 2015.

PRENSKY, M. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura, Marc Prensky. v. 15, n. 2, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/335/289 Acesso em 10/12/2015.

SILVA, I.S. A. da; MARQUES, I. R. Conhecimento e barreiras na utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação por docentes de enfermagem. J. Health Inform. 2011 Jan-Mar; 3(1): 3-8.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente : elemento de uma teoria da docência como profissão de interações humanas. RJ, editora vozes, 2005.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TICs

Formação e atuação profissional

Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC

Em 10 entrevistados, coletou-se que: 2 (20%) eram doutores; 5 (50%) mestres e 3 (30%) eram especialistas. Sendo, que 9 (90%) dos entrevistados atuavam a mais de 5 anos na docência.

Devido ao longo tempo de atuação, o docente fica mais experiente, familiarizado com o processo de ensinar e, com isso apresenta dificuldades de aderir a mudanças, principalmente as tecnológicas.

A viabilização de programas de educação continuada e/ou capacitações incentivam o emprego de ferramentas tecnológicas, a fim de promoverem:

  • a melhoria do ensino,

  • torná-lo mais significativo ao aluno e ao professor,

  • além de que, as TIC, hoje estão em todas as situações de nosso cotidiano.

"Essas didáticas facilitam o preparo do conteúdo e sua exposição, pois pode agregar vários instrumentos, que facilitam a compreensão dos alunos no processo de aprendizagem (HD)."

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi