Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
O sistema respiratório é capaz de desenvolver várias funções dentro do organismo animal. A mais importante delas está relacionada às trocas gasosas em que são realizadas a oxigenação sanguínea e a liberação de gás carbonico, nos alvéolos pulmonares, como resultado do metabolismo respiratório.
Anamnese
Participam deste processo o nariz, faringe, laringe, traquéia , brônquios e os alvéolos pulmonares
Trata-se da entrevista que há entre o médico veterinário e o tutor do animal, para que junto com os exames fisicos e complementares possam fechar um diagnostico
A avaliação física tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos do paciente, ajudando na escolha de um tratamento mais adequado, caso a caso.
Pode ser dividida em cinco procedimentos, sendo eles:
Através do sistema respiratório ocorrem as trocas gasosas.
Para que esse evento possa acontecer, diversas estruturas anatômicas participam do processo realizando ações específicas.
-
Inspeção
Particularmente na inspeção do sistema respiratório, deve-se observar o animal preferencialmente sem tocá-lo, pois pode fazer com que o animal fique excitado, podendo causar modificações no tipo de respiração e na frequência respiratória (FR)
Controle da Ventilação Pulmonar
Oscilações patológicas na frequência respiratória podem ser caracterizadas por:
• Taquipnéia: aumento da frequência respiratória, que ocorre em situações de febre, dor ou diminuição da oxigenação;
• Bradipnéia: a diminuição da frequência respiratória. Ocorre nas depressões do sistema nervoso central;
• Apnéia: é a ausência total da respiração
Quando se está aferindo a frequência respiratória também deve-se observar o ritmo respiratório.
É através da ventilação pulmonar que ocorre a renovação do ar contido na porção condutora da via respiratória por ação dos músculos respiratórios. Isso ocorre no ato da inspiração e expiração.
A respiração é controlada por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis por estimular a contração dos músculos respiratórios. Recebe estímulos neurais e humorais, além de regular a taxa respiratória.
Percussão Auscutatória
Punção Exploratória ou Toracocentese
Outro método de examinar o sistema respiratório é associando a auscultação com a percussão.
Quando realizamos esse método, é produzido um som capaz de ser auscultado na área pulmonar.
Em tecido congesto, quando se faz a percussão ouve-se um ruído breve e seco, como se estivesse saindo bem debaixo do ponto que se está auscultando.
Em um tecido normal, o som é um ruído impreciso, distante e difuso.
Já em coleções líquidas no espaço pleural o ruído é longe, preciso e breve.
É um procedimento cirúrgico exploratório de baixo custo e baixa morbidade, que fornece grande eficiência diagnóstica.
Pode ser utilizado para se definir quais derrames pleurais necessitam de investigação clínico-laboratorial, através da análise de exsudato e transudato extraídos da colheita de líquido pleural, tanto para exame como para fins terapêuticos.
Avaliação Física
do Sistema Respiratório
A difusão é a capacidade que as moléculas dos gases tem de se movimentarem através de outro gás. No pulmão esse processo ocorre devido ao deslocamento dos gases através da membrana alvéolo-capilar
Punção Exploratória ou Toracocentese
A avaliação física do sistema respiratorio pode ser dividida em cinco procedimentos, sendo eles: Inspeção, Palpação, Percussão, Percussão Auscutatória e Punção exploratória ou Toracocentese
Ruídos Patológicos:
Nessas alterações superficiais os sinais clássicos da inflamação, e dependendo do local encontrado, pode estar relacionado a processos inflamatórios localizados, como abcessos.
Deve-se palpar os linfonodos submandibulares, da cabeça e pescoço, linfonodos supraclaviculares e o linfonodos inguinais e femorais.
Sinais a serem observados na palpação dos linfonodos:
-Tamanho;
-Consistência;
-Sensibilidade à dor;
-Adesão a outros linfonodos e aos planos corporais.
Auscutação
Ruídos Patológicos:
Palpação
Auscutação
O método que dá mais informações do sistema respiratório é a auscultação. Deve-se auscultar as vias aéreas superiores e a região torácica separadamente.
Auscutação
É imprescindível palpar todas as partes externas do sistema respiratório para detectar depressões ou aumentos.
Palpação
Perfusão de Gases
A difusão é a capacidade que as moléculas dos gases tem de se movimentarem através de membranas. No pulmão esse processo ocorre devido ao deslocamento dos gases através da membrana alvéolo-capilar, com o auxílio da Hemoglobina
A percussão do tórax é um dos métodos que fornece informações do estado físico do sistema respiratório, podendo gerar sons que variam do normal, supondo assim as alterações sonoras com significado clínico.
Percussão
Tipos de sons que indicam alterações:
Nos tecidos ocorre um processo inverso: o gás oxigênio dissocia-se da hemoglobina e difunde-se pelo líquido tissular, atingindo as células e penetra nas hemácias formando o ácido carbônico. Cerca de 23% do gás carbônico liberado pelos tecidos associam-se à própria hemoglobina, formando a carboemoglobina. O restante dissolve-se no plasma.
Transporte dos Gases
Percussão
O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias.
Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio, formando a oxi-hemoglobina.
Aparelho Respiratório possui uma série de mecanismos de defesa que atuam na remoção de partículas estranhas inaladas como microorganismos, poeira, gases tóxicos, partículas de substancias, etc
Doenças do
trato respiratório
Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico é liberado para o ar, processo denominado Hematose.
Pneumonia verminotica em bezerros
A doença é caracterizada por uma inflamação ou infecção nos pulmões, causada pelo D. viviparus, que pode provocar lesões temporárias ou permanentes. Os parasitas adultos vivem nos brônquios intrapulmonares de bovinos, principalmente nos lobos caudais dos pulmões os parasitas adultos causam irritação bronquial acentuada, inflamação, edema, atelectasia focal e enfisema intersticial.
Os vermes adultos produzem uma resposta inflamatória nas vias aéreas. Em qualquer etapa da patogênese pode ocorrer desenvolvimento de edema pulmonar, causado por insuficiência cardíaca ou por lesão epitelial alveolar extensa.
Principais doenças que acometem animais domesticos quanto ao trato respiratório são: Rinotraqueite, Tosse dos Canis, Pneumonia Verminótica em bezerros, entre outras.
relação ventilação-perfusão é a razão existente entre a quantidade de ventilação e a quantidade de sangue que chega ao pulmão
Rinotraqueite
Causada pelo Herpesvírus, conhecida também como “gripe do gato”, é uma infecção comum, mas não apresenta risco para humanos, mesmo o vírus sendo parecido com o da herpes humana. O quadro pode persistir por até três semana, levando o animal a perda de peso, desidratação e, no pior caso, a morte.
Calicivirose Felina
O calicivirus é um vírus pequeno e infecta apenas gatos. O principal método de transmissão é pelo contato entre os gatos nas três primeiras semanas, através do corrimento que sai da mucosa oro nasal.
Os sinais da infecção são febre, falta de apetite, e corrimento nasal, mas gatos infectados também podem apresentar úlceras na língua.
Tosse dos canis
A traqueobronquite infecciosa, é normalmente transmitida quando há uma grande aglomeração de cães não imunizados. A principal forma de contágio é a partir do espirro do animal contaminado e o principal sintoma é a tosse seca.
Pneumonia
A pneumonia canina provoca a inflamação dos brônquios e pulmões. Ela também pode ser decorrente de gripes, cinomose e tosse dos canis
Algumas doenças que afetam o sistema respiratório requerem poucos recurcos diagnosticos, enquanto outras exigem até mesmo o auxilio da necropsia entre outros exames auxiliares. Para que ocorra uma conduta diagnostica adequada deve-se realizar junto a esses exames auxiliares um bom exame fisico.