Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
DNA Recombinante: A técnica de DNA recombinante é um importante mecanismo de inserção gênica em bactérias, com esse processo é possível produzir diversas substâncias em larga escala. Sabemos que um gene é um fragmento de DNA, uma sequência de nucleotídeos específica, que pode produzir RNA ou proteínas.
São moléculas de DNA que possuem fragmentos de DNA derivados de duas ou mais fontes, geralmente de espécies diferentes.
É um conjunto de técnicas, de ampla aplicação. Pode ser usada para estudar mecanismos de replicação e expressão gênica, na determinação da sequência de um gene (e por tabela a proteína que ele codifica), ou no desenvolvimento de 'novas' culturas microbianas, capazes de resistir a certos antibióticos ou transmitir determinadas características.
A clonagem molecular: é a técnica central da metodologia do DNA recombinante e consiste na transferência de um gene de um organismo para outro, ou seja, a recombinação de DNA proveniente de diferentes fontes.
A origem do termo Clonagem Molecular vem da Genética Bacteriana que considera uma colônia de bactérias como um clone, pois todos os indivíduos são geneticamente idênticos à bactéria inicial. Essa é a técnica central da tecnologia do DNA Recombinante. Ela consiste no isolamento e propagação de moléculas de DNA idênticas.
Há pelo menos dois estágios importantes:
O DNA bacteriano pode se recombinar com DNA humano, vegetal ou de qualquer outra espécie, abrindo a possibilidade de clonar ou isolar proteínas das mesmas.
O procedimento geralmente envolve o isolamento de um gene humano com potencial terapêutico (por ex. insulina) e a introdução desse gene numa célula animal, bacteriana ou de leveduras.
Através do uso de proteínas denominadas enzimas de restrição, são isolados genes individuais do DNA humano e inseridos em pequenos pedaços de DNA cortados com a mesma enzima, chamados plasmídeos.
O plasmídeo recombinante é então inserido numa célula animal, bacteriana ou de levedura, num processo chamado transformação.
Os genes de resistência a medicamentos, que também se encontram no plasmídeo, selecionam as células transformadas as não-transformadas.
É então estabelecida uma população pura de células recombinantes através do processo de clonagem, onde uma única célula selecionada dará origem a uma população de clones.
No fim do processo, espera-se que todas as células resultantes contenham uma cópia do plasmídeo portador do gene humano inserido.
Depois do gene e da célula clonada serem inseridos, as células são então induzidas a expressar o gene humano.
• Produção de substâncias úteis como insulina humana, hormônio de crescimento, vacinas, enzimas industriais;
• Estudo de mecanismos de replicação e expressão gênica;
• Investigação de paternidade;
• Diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas;
• Terapia gênica;
• Transgênicos.
O aprofundamento em conhecimentos de genética abriu a imaginação dos pesquisadores e esta ciência se tornou uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de técnicas biotecnológicas. Aliado a isto, o conhecimento multidisciplinar de áreas como a biologia molecular e bioquímica permitiu que a biotecnologia avançasse a aplicações industriais. A metodologia envolvida neste processo abarca diversas técnicas que englobam a manipulação do DNA visando à produção de bens de interesse comercial. Esta tecnologia do DNA recombinante, também conhecida como clonagem gênica ou clonagem molecular, compreende processos de transferência da informação genética (DNA) de um organismo a outro.
Adriely Sara 01
Alexandra Moura 02
Ana Luísa Carvalho 06
Ana Luíza de Souza 07
Bárbara Santos 11
Larissa Godoy 22
Tainara Gomes 35
Talita Monteiro 36
Thaiza 38
Apesar de não haver uma metodologia universal, os experimentos seguem um protocolo similar:
Uma vez obtido o clone de interesse, o passo final consiste em submetê-lo a uma série de análises que permitam verificar se construção recombinante em um determinado hospedeiro é capaz de expressar, tanto quantitativamente quanto qualitativamente, a proteína de interesse.
http://ingeniousnws.blogspot.com.br/2013/04/a-tecnologia-do-dna-recombinante-base.html
http://www.significados.com.br/dna-recombinante/
http://soumaisenem.com.br/biologia/engenharia-genetica/tecnologia-do-dna-recombinante