Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

RISCOS GEOLÓGICOS

causas da erosão costeira

- Recorrer a construções artificiais para regularizar os ritmos de abrasão e deposição marinha como por exemplo os esporões, paredões e os quebra-mares.

Medidas de prevenção

- Recuo dos edifícios, que levará a uma menor atividade humana junto das zonas costeiras.

- Realimentação artificial das praias e dunas (introdução de grandes quantidades de areia que possibilitem a reconstituição das praias e zonas costeiras). Embora aumente a extensão das praias, é um processo que envolve custos elevados e que é temporário.

Conclusão

Facilmente se concluiu que a erosão costeira que atualmente se faz sentir no litoral português tem causas múltiplas. Embora algumas dessas causas sejam naturais, as mais importantes advêm de atividades antrópicas. A intensa ocupação do litoral tem vindo a ser efectuada de forma que não viabiliza um desenvolvimento sustentável da faixa costeira. Assim, embora seja necessário intervir a diferentes níveis, torna-se imprescindível proceder, em grande parte dos casos, a um reordenamento da faixa litoral por forma a propiciar um desenvolvimento racional e sustentável dessa importante zona do território português.

Elevação do nível do mar.

Obras pesadas de engenharia costeira, nomeadamente as que são implantadas para defender o litoral.

Diminuição da quantidade de sedimentos fornecidos ao litoral.

Degradação antropogénica das estruturas naturais.

Erosão das zonas costeiras

A erosão costeira é um processo natural que afeta a grande parte das praias do mundo e, basicamente, ocorre quando existe maior remoção do que a deposição de sedimentos. Inúmeros são os fatores que causam este desiquilibrio, tais como tempestades, elevaçao do nivel medio das aguas do mar, falta de fonte de sedimentos, correntes paralelas a costa, entre outros.

O resultado desse desiquilibrio e a migraçao da linha de costa em direçao ao continente, e um terreno que, por exemplo, hoje esta longe da praia pode, no futuro, ser a praia.

Zona Costeira

A zona costeira corresponde a zona de transiçao entre o dominio continental e o dominio marinho.

A açao mecanica das ondas, das correntes e das mares sao importantes fatores modeladores das zonas costeiras.

Pedra do Guilhim

Erosão das zonas costeiras

A erosão costeira é um processo natural que afeta a grande parte das praias do mundo, e basicamente, ocorre quando existe maior remoção do que a deposição. Inúmeros são os fatores causam este desiquilíbrio, tais como tempestades, elevação do nível médio das águas do mar, falta de fonte de sedimentos, correntes paralelas à costa, entre outros.

O resultado desse desiquilíbrio e a migração da linha de costa em direção ao continente, e um terreno que, por exemplo, hoje está longe da praia pode, no futuro, ser a praia.

A Pedra do Guilhim é um rochedo grande situado no mar em frente ao Promontório da Nazaré, ambos de origem tectónica e ligados à formação do Canhão da Nazaré. É esta Pedra que leva o primeiro embate das ondas, antes de se desfazerem sobre o Promontório.

Acontece que, de tempos a tempos, se dá a formação de uma Prainha mesmo junto à Pedra do Guilhim e ao Promontório, local que habituamente está debaixo de água, com vários metros de profundidade.

INTRODUÇÃO

A dinâmica da Terra pode desencadear fenómenos catastróficos, por vezes altamente destruídores, que podem pôr em risco as populações e os seus bens.

O risco geologico corresponde à probabilidade de um acontecimento perigoso, associado aos fenomenos geologicos que fazem parte do funcionamento normal do planeta terra, ocorrer numa determinada área num dado momento. Este tipo de risco natural pode ter impacto negativo na sociedade, causando danos humanos e/ou materiais.

Trabalho realizado por:

Bianca Santo n26

Daniela Pereira n7

Iara Codinha n14

11ºB 03/04/2017

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi