Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tipos de Tópicos Frasais

No description
by Jorge Assis on 30 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tipos de Tópicos Frasais

Tipos de Tópicos Frasais
DECLARAÇÃO INICIAL
Faz-se uma declaração inicial, que será comentada em seguida.
Ex:

O conhecimento nasceu como uma extensão do corpo, para ajudá-lo a viver
. O corpo sentiu dor, e a dor fê-lo usar a inteligência a fim de encontrar uma receita para por fim à dor. O corpo sentiu prazer, e o prazer fê-lo usar a inteligência a fim de encontrar uma receita para repetir a experiência de prazer. Esse é o início do conhecimento. Foi assim que nasceu a ciência.”
(RUBEM ALVES. Folha de S. Paulo, 12.09.99.)
DIVISÃO
Usa-se um numeral ou um pronome indefinido no plural como vários, alguns, etc. O que se faz em seguida é apresentar as ideias como uma enumeração.
Ex:

O povoamento do sul do Brasil processou-se de dois modos diferentes:
no litoral, pela vinda de colonos açorianos, que chegavam com algumas ferramentas, sementes, um pouco de dinheiro; no interior, pela chegada de famílias paulistas, que seguiam os caminhos do altiplano. O duplo aspecto do povoamento dará lugar a dois tipos de sociedade e dois tipos de economia.”
ALUSÃO HISTÓRICA
Utiliza-se algum fato histórico como ponto de partida para desenvolver o parágrafo.
Ex:

Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização
. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competição. Preparou-se o terreno para a construção da chamada aldeia global.” (Antonio Carlos Viana)
CITAÇÃO
Inicia-se o parágrafo com a citação de alguma frase interessante dita por alguém renomado.
Ex:

Todo brasileiro é mestiço. Se não no sangue nas ideias.
” A observação é Sílvio Romero, e foi feita há cerca de um século. De fato, o material de que se alimenta a vida espiritual de todos os brasileiros provém de fontes étnicas muito diversas e muito misturadas. Tradições culturais européias se cruzam com raízes africanas e matrizes indígenas, antes de receberem influências asiáticas, sobretudo através da imigração japonesa.
Outros Tipos:
UMA SEQUÊNCIA DE FRASES NOMINAIS : "
Desabamento de shopping em Osasco. Morte de velhinhos numa clínica do Rio. Meia centena de mortes numa clinica de hemodiálise em Caruaru. Chacina de sem-terra em Eldorado dos Carajás.
Muitos meses já se passaram e esses fatos continuam impunes, comprovando a máxima de que no Brasil a impunidade alimenta o crime."

ILUSTRAÇÃO: “
Na mesma semana que morreu Ayrton Senna, morreu atropelada no Rio, mais precisamente na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, uma empregada doméstica chamada Rosilene.
Durante uma hora os carros passaram por cima de seu corpo, a ponto de só ser reconhecida através das impressões digitais que restaram. O Brasil inteiro chorou a morte de Senna, mas poucos souberam do fim trágico de Rosilene. Este é bem o retrato do país que habitamos. Somos cada dia mais dois Brasis. Um, dos ricos e famosos, que faz uma nação inteira chorar ou pelo menos se interessar pelo caso. Outro, o dos miseráveis, cujas vidas não interessam a ninguém.” (Antonio Carlos Viana)

OMISSÃO DE DADOS IDENTIFICADORES
Omite-se do leitor a identificação do tema do parágrafo, criando suspense nas primeiras linhas.
Ex:
“Esta palavra já virou uma das principais bandeiras da juventude. Com certeza não é algo que se refira somente à política ou às grandes decisões do Brasil e do mundo. Ela deveria pautar a conduta do ser humano em todos os seus aspectos, pois sem ela a convivência em sociedade se transformaria em um caos. Infelizmente, existem espalhados por aí centenas de milhares que fazem pouco caso dela, a ética, e entre estes está a maioria dos políticos.” (Paulo Marinho, aluno de Letras)
Outros Tipos
DEFINIÇÃO
É uma forma de iniciar parágrafos sobre termos que pedem uma ligeira conceituação.
Ex:
“O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar
no mundo, isto é, de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo, fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.”
(Maria Lucia Aranha, Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1992, p. 62)
CUIDADO!!!
See the full transcript