Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

FUTEBOL - HISTÓRIA E REGRAS PRINCIPAIS

No description
by Paulo Sérgio Goes on 27 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of FUTEBOL - HISTÓRIA E REGRAS PRINCIPAIS

FUTEBOL - HISTÓRIA E REGRAS PRINCIPAIS
HISTÓRIA
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo.
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, o Kemari.Era praticado por integrantes da corte do imperador japonês.
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros.Usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra
O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos.
Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. A violência era muito comum.
O gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII.
O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885.No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo.

Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.
O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.

Principais Regras do Futebo
l
Em jogos oficiais , todo time de futebol de campo deve ter 11 jogadores, sendo, 10 em campo e 1 goleiro. Também há jogadores que ficam no banco que são chamados de reservas, que ficam à disposição do técnico para que possam ser feitas alterações na escalação caso algum jogador se machuque em campo ou caso o técnico queira mudar o esquema tático ou melhorar o aproveitamento da equipe
Em partidas oficiais, a duração do jogo é de 45 minutos no primeiro tempo, com 15 minutos de intervalo e mais 45 minutos no segundo tempo. Também pode haver a prorrogarão de acordo com as paralisações durante a partida.
Em decisões, caso haja empate, ocorre uma prorrogação ( tempo extra ) de 30 minutos, com dois tempos de 15 minutos cada. Ainda assim persistindo o empate, haverá a cobrança de penalidades maximas, com 5 cobranças para cada equipe, determinando-se assim, o vencedor. Caso persista o empate nestas 5 cobranças, haverá cobrança alternada pelas equipes, por jogadores diferentes, até que haja um vencedor.
O impedimento acontece quando o jogador do ataque estiver à frente de todos os outros jogadores do time adversário e receber a bola para fazer o gol. O impedimento é dado pelo bandeirinha, um árbitro auxiliar atento à movimentação dos jogadores do ataque.
O escanteio também é conhecido por outros nomes como tiro de canto. Uma das regras básicas do futebol acontece quando o time da defesa joga a bola para fora da linha do gol ( linha de fundo ), ou o goleiro coloca a bola para trás do seu gol. Daí á cobrança de bola é feita pelo time adversário nos cantos do campo, variando pelo lado da saída da bola.
O arremesso lateral acontece quando um jogador chuta a bola para fora da linha lateral do campo. Outro jogador do time adversário terá que efetuar a cobrança exatamente do mesmo ponto em que a bola saiu, mas a cobrança terá que ser com as mãos, por cima da cabeça.
As faltas são dadas aos jogadores que tiveram condutas antiesportivas. Entre as regras básicas da aplicação da falta no futebol, podemos citar:
- um jogador tentar dar pontapé no jogador adversário, dar rasteira, saltar sobre o adversário, agredir ou tentar agredir, agarrar o adversário, cuspir no adversário, tocar na bola com as mãos. Como punição para as faltas podemos ter:
- Advertencia verbal pelo árbitro.
- Cartão amarelo - em caso de falta mais dura ou repetição de faltas seguidas pelo mesmo jogador
- Cartão Vermelho - Faltas duras, atitudes anti desportivas. Ou falta mais dura com o jogador já tendo recebido um cartão amarelo.Neste caso, ele recebe o segundo amarelo e depois o vermelho. No caso da expulsão não haverá substituição. Uma equipe pode, por expulsões, ficar com no mínimo, 7 jogadores em campo. Se mais um for expulso a partida é encerrada. Quando a falta é cometida dentro da área, é cobrado pênalti.
Cada equipe tem direito a três substituições por partida. O técnico utiliza as mesmas por conta de contusões ou mudanças táticas e técnicas na equipe. Para realizar a substituição, a partida é paralisada e o quarto árbitro levanta uma placa com o número do jogador que sai e o que entra. O jogador que entrar deve esperar o seu companheiro sair de campo.
Um campo de futebol oficial mede de 90 a 120 metros de comprimento por 45 a 90 de largura
As posições dos jogadores em uma partida podem ser definidas como:

- Goleiro
- Laterais
- Zagueiros
- Meias
- Atacantes
Além do futebol de campo, temos:
- Futsal - Jogado em ginásios e/ou quadras abertas. Cada equipe conta com 5 jogadores.
- Futebol de Areia - Jogado em praias naturais ou artificiais. Cada equipe conta com 5 jogadores.
- Showbol - Jogado em quadras menores, onde a bola não sai.
- Futebol Society - Jogado em campos menores que o oficial, em geral, com 7 jogadores em cada equipe
- Futebol Paraolímpico - existe o futebol de 5 e o futebol de 7, de acordo com a limitação do atleta.
Em uma partida oficial existem:
- Um árbitro principal
- Dois auxiliares ( bandeiras )
- Dois árbitros adicionais ( cada um fica ao lado de um dos gols )
- Um quarto árbitro - fica em uma mesa, do lado de fora do campo.
LANCES DO FUTEBOL
CRIAÇÃO E MONTAGEM

PROF. PAULO SÉRGIO GOES
See the full transcript