Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of luvas de proteção

No description
by Celso Eduardo Junior on 17 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of luvas de proteção

O que são Luvas de segurança e proteção?
As luvas de segurança protegem as mãos dos trabalhadores contra riscos mecânicos - como abrasão, corte e perfuração, riscos químicos e riscos biológicos - como fungos e bactérias. Devem-se avaliar os riscos e atividades desenvolvidas. O tamanho da mão do usuário também deve ser considerado. No mercado, há vários tipos de materiais, texturas e tamanhos. As novidades estão voltadas mais para a tecnologia na construção da luva do que necessariamente a novas fibras. Existe uma preocupação ergonômica e em se associar diferentes tipos de proteção, por exemplo, mecânica e química. Desenvolvem-se luvas que favorecem o manuseio de pequenas peças e ao mesmo tempo protejam da contaminação química. Busca-se aliar durabilidade, conforto e um melhor dimensionamento do custo-benefício.
luvas de proteção
Luvas Aluminizadas
Utilizadas quando há contato com agentes abrasivos, escoriantes, contato com temperaturas extremas e em diversos casos em que o trabalhador corre riscos.
Luvas com Alma de Aço
Luvas de Aramida
Luva tricotada com fios de Aramida Kevlar, resistente à corte. Livres de costuras e maleáveis, além do conforto, oeferecem bom tato e
flexibilidade.
Luvas de Borracha
Pode ser utilizada quando existe contato com ácidos e álcalis.
Luvas de Couro
Tem resitência térmica e mecância, usada quando há contato com agentes abrasivos e escoriantes.
Luvas de Couro Contra Calor
Indicado para trabalhos em temperaturas extremas, pois possui grande resistência térmica.

Luvas de Grafatex
Resistentes a altas temperaturas, cortes e abrasivos.

Luvas de Helanca
São indicadas para trabalhos leves como manutenção e manuseio de produtos eletro-eletrônicos, limpeza e jardinagem.

Luvas de Kevlar
Luvas de Kouríon
Confeccionadas em couro, são um excelente proteção para altas temperaturas.


Luvas de Látex
Protegem contra agentes biológicos e são utilizadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e profissionais de laboratório.
Luvas de Lona
São indicadas para o manuseio de ferramentas e materiais que não contenham produtos químicos.
Luvas de Malha
Indicadas para trabalhos leves e sem contato com líquidos químicos.
Luvas de Malha de Aço
Protege contra agentes cortantes. Utilizada em abatedouros, açougues, frigoríficos e peixarias, no contato com os discos de cortes, na afiação de facas, na desossa da carne.
Luvas de Neoprene
Usada na exposição a ácidos, álcalis e solventes orgânicos.
Luvas de PU
Indicadas para trabalhos com agentes químicos.
Luvas de PVC
Recomendada para trabalhos com produto químico. Usada em diversos setores como na indústria farmacêutica, tintas e vernizes, adesivos, cosméticos e petroquímicos, sempre que se manipula um produto químico.
Luvas de Raspa
Usada quando há contato com agentes abrasivos e escoriantes. Por exemplo, operações em máquinas e manuais como corte, transporte, manuseio e lixamento de chapas metálicas, coleta de lixo e outras operações.
Luvas de Vaqueta
Tem resistência térmica e mecânica, indicada para atividades onde exija tato e mobilidade.
Luvas Emborrachadas
Protegem contra choques e são utilizadas em concessionárias de energia elétrica ou no setor elétrico de indústrias, quando exige contato com eletricidade.
Luvas Nítrilicas
Recomendadas para trabalho com produtos químicos. Usadas em diversos setores como na indústria farmacêutica, tintas e vernizes, adesivos, cosméticos e petroquímicos, sempre que se manipula um produto químico.
Protegem contra objetos cortantes como formas e chapas e demais serviços de manutenção industrial.
tricotada com 1 fio de Aço Inoxidável 316L em sua alma, com a finalidade de proteger as mãos do usuário do corte acidental,
Fonte:
http://www.superguianet.com.br/saude-e-seguranca-do-trabalho/protecao-das-maos/luvas-de-protecao

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luva_de_seguran%C3%A7a

Acrilon: http://www.acrilon.com.br/

Videos:
youtube.com
Alunos: Gerson Vieira
Celso Eduardo Garcia Junior

Luvas de segurança
, ou
luvas de proteção
, são luvas específicas para muitas atividades profissionais, tanto comerciais como industriais, que requerem o uso recomendável ou obrigatório destas. Em muitas situações, as luvas desempenham o papel de
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Entre elas:

º Luvas de cirurgia e de profissionais sanitários, envolvidos em qualquer atividade de limpeza, especialmente com o uso de produtos químicos. Seus materiais típicos são: látex, nitrilo e vinyl, principalmente.
ºPara lixeiros e trabalhadores da industria de reciclagem de materiais e resíduos, que além de proteção aos agentes patogênicos, proteja de cortes com vidros e metais, objetos contundentes (perfurantes) e relativa resistência a produtos químicos os mais diversos, pelo menos, para contatos acidentais.
ºPara trabalhadores na manipulação, fracionamento e operações de segurança em produtos químicos, resistentes a cada caso específico a ser tratado, pois há solventes e corrosivos específicos de qualquer material de confecção de luvas (assim como de vestimentas de segurança), necessitando-se a escolha do material apropriado. (Exemplo: o látex resiste bem à diversos álcalis, mesmo concentrados, e a vários ácidos, mas não resiste a um grande número de solventes orgânicos, como o xileno nem ao ácido nítrico)
ºPara bombeiros, adequadas ao trabalho no combate ao fogo e manipulação de equipamentos, além de resistentes ao corte por vidros de janela, por exemplo.
ºPara soldadores e operadores de maçaricos de corte, adequadas à proteção de respingos de metais derretidos e ao contato com materiais a alta temperatura.
ºPara cortadores de diversos materiais, como têxteis e couro, com reforço de malha ou fios de aço ou determinadas fibras sintéticas. Esta muitas vezes, para melhor tato e manipulação do com o material trabalhado, apenas protegem do corte os dedos indicador e polegar, e são usadas frequentemente numa única mão. Existem luvas para lenhadores e trabalhadores envolvidos no corte de madeira com motoserras e diversas serras de correia que assim como aventais, casacos e calças destes trabalhadores, são acolchoadas com fibras de nylon em abundância, que sujeitam-se a serem cortadas pela correia, imediatamente travam seu mecanismo, tornando as lesões mínimas.
ºLluvas para profissionais envolvidos com aplicações de radiação, como o ultravioleta, em diagnóstico médico e pesquisa científica, por exemplo, assim como raios X nos diagnósticos por imagem, como na indústria mecânica pesada, e na manipulação de materiais radioativos, na pesquisa científica, na medicina e na indústria de geração de energia, (as quais, muitas vezes, são presas ao próprio equipamento, pois procuram manter a contaminação pelo material manipulada limitada ao mínimo).
Cada tipo de luva possui diversas opções de tamanho, material e tipo de punho, pigmentação anti-derrapante, assim como tipos de reforços na palma e dedos, conforme seu uso.
Materiais de confecção:
raspa, vaqueta, PVC, hexanol, látex, com fios de aço, grafatex, lona, emborrachados, tricotadas, suedine, helanca, aramida (kevlar), amianto.
Muitas vezes não só é utilizada para proteger a mão, como também para proteger o produto (antiguidades, documentos históricos, pinturas, cristais, alimentos, etc).
Luva para baixa temperatura
Proteção das mãos do usuário contra agentes abrasivos, escoriantes e contra agentes Térmicos (frio).
See the full transcript