Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Enade: Leitura, interpretação e suas interfaces.

ENADE
by Ana Cláudia Carvalho on 12 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Enade: Leitura, interpretação e suas interfaces.


As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Europeia estão sendo reunidas por especialistas.

O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à equidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados.

São dois os temas mais específicos para essa legislação:

A) Aborto e violência doméstica.
B) Cotas raciais e assédio moral.
C) Educação moral e trabalho.
D) Estupro e imigração clandestina.
E) Liberdade de expressão e divórcio. Partindo para a prática de interpretação de textos Tipos textuais: narrativa, descritiva e dissertativa.

Gêneros textuais: Carta comercial, conto de fadas, romance, bilhete, reportagem, horóscopo, história em quadrinhos, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, manual de instruções, resenha, etc... Tipos e gêneros textuais

Seleção: Scanning, skinning
Antecipação: formulação de hipótese
Veículo: referência bibliográfica
Imagens e outros elementos gráficos
Autoria
Data e lugar
Inferência Estratégias de leituras 1. Como interpretar textos com excelência?
2. É possível aprender ou treinar a habilidade de interpretar um texto?

Resposta: SIM, com muita leitura Interpretação de textos: é o processo de localização das pistas e sinalizações deixadas no texto pelo autor e atribuir-lhes significado A compreensão de texto é o ponto fraco do estudante brasileiro, “Empurrado com a barriga” no ensino básico, o problema torna-se indisfarçável na faculdade, quando o aluno precisa lidar com textos longos e mais complexos. LEITURA DE MUNDO

O ENADE foi instituído pela Lei 10.861/04
A prova deve ser feita por estudantes que estão ingressando e que estão concluindo o curso de graduação.

O ENADE é obrigatório. Portanto, quem não fizer ficará impossibilitado de receber o histórico escolar e o diploma de graduação, devendo regularizar a mediante a inscrição para o exame do ano seguinte. ENADE: EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE Obrigada aos alunos dos cursos de CIÊNCIAS CONTÁBEIS Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe

A preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnologia.
A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional. A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países.

O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidades étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais.
O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. (D) Aos questionamentos que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que os indivíduos precisam para ter boa educação.
(E) À redução da taxa de desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar e de aprovação automática de ano de acordo com a cidade.

A) à quantidade de anos de estudos necessários pra garantir um emprego estável com sal.
Depreende-se dessa imagem a

A) Atuação do homem na clonagem de animais pré-históricos.
B) Exclusão do homem na ameaça afetiva à sobrevivência do planeta.
C) Ingerência do homem na reprodução de espécies em cativeiro.
D) Mutação das espécies pela ação predatória do homem.
E) Responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade. Quando o homem não trata bem a natureza
não trata bem o homem.
Essa afirmativa reitera a necessidade de interação das diferentes espécies, representadas na imagem a seguir. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:

A) do total desrespeito às tradições religiosas e éticas.
B) da defesa das convicções morais diante da corrupção.
C) da ênfase no êxito econômico acima de qualquer coisa.
D) da perda dos valores éticos nos tempos modernos.
E) da perda da fé e da esperança num mundo globalizado.


TEXTO
“ O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência.

Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos.”

Arms , Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10. No dia 10 de março, o Presidente de Governo da Espanha José Luís Rodrigues Zapatero em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11de março de 2004, “assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno fértil para o terrorismo”

Mancebo, Isabel. Madri fecha conferência sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M (Adaptado)
Disponível em: http://www2.rnw.nl/rnw/pt/atualidade/europa/at050311_onzedemarco?Acesso em agosto 2012 A principal razão, indicada pelo governo espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação:

A) O desejo de vingança desencadeia atos de barbárie dos terroristas.
B) A democracia permite que as organizações terroristas se desenvolvam.
C) A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo.
D) O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países.
E) A intolerância gera medo e insegurança criando condições para o terrorismo. As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. A foto acima, da americana Margaret Bourke-White (1904 – 71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que iniciou em 1929

Além da preocupação com a perfeita composição, a artista nessa foto revela

(A) A capacidade de organização do operariado.
(B) A esperança de um futuro melhor para os negros
(C) A possibilidade de ascensão social universal.
(D) As contradições da sociedade capitalista.
(E) O consumismo de determinadas classes sociais. STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.]. Interpretar, compreender e analisar textos: charges, figuras, fotos, gráficos e tabelas.
Estabelecer comparações, contextualização, relações, contrastes e reconhecer diferentes manifestações artísticas.
Elaborar sínteses e extrair conclusões.
Criticar, argumentar, opinar, propor soluções e fazer escolhas. Habilidades e competências exigidas A responsabilidade pela compreensão do texto não é só do autor, nem só do leitor. A leitura é compartilhada. A prova do ENADE é interdisciplinar e contextualizada. Coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, pede que o estudante saiba aplicá-los.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Um diálogo com o mundo MINICURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Profª Ana Cláudia G. de Carvalho
A) O conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.
B) A preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.
C) O apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.
D) O acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes.
E) A dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social. Comparando a proposta acima com a charge, pode-se concluir que: O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude.
(Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004. In:MAZZA, MARIANA. JB online.) Leia e relacione os textos a seguir A exata correspondência entre a estrofe da poesia e o quadro do texto “Uma Biografia” é:
(A) A primeira estrofe e o quarto quadro.
(B) A segunda estrofe e o terceiro quadro.
(C) A segunda estrofe e o quarto quadro.
(D) A segunda estrofe e o quinto quadro.
(E) A terceira estrofe e o quinto quadro. Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuação, utilizando estes como metáforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes. Essa prática exemplar apoia-se, fundamentalmente, na:

A) Centralização de decisões políticas.
b) Atuação estratégica em rede.
C) Fragmentação de iniciativas institucionais.
D) Hierarquização de autonomias locais.
E) Unificação regional de impostos. No mapa, registra-se uma prática exemplar para que as cidades se tornem sustentáveis de fato, favorecendo as trocas horizontais, ou seja, associando e conectando territórios entre si, evitando desperdícios no uso de energia. Le Monde Diplomatique Brasil. Atlas do Meio Ambiente, 2008. p.82 CENTROS URBANOS MEMBROS DO GRUPO “ENERGIA-CIDADES” D) Bahia, ao invés de arranha-céus, cruzes e cruzes
De braços estendidos para os céus,
E na entrada do porto,
Antes do Farol da Barra,
O primeiro Cristo Redentor do Brasil!

(LIMA, Jorge de. Poesia completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 211.) C) Bembelelém
Viva Belém!
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem Bembelelém
Viva Belém! A) Por entre o Beberibe, e o aceano
Em uma areia sáfia, e lagadiça
Jaz o Recife povoação mestiça,
Que o belga edificou ímpio tirano.

(MATOS, Categórico de. Obra poética. Ed. James Amado. Rio de Janeiro: Record, 1990. Vol. II.p. 1191.)

B) Repousemos na pedra de Ouro Preto.
Repousemos no centro de Ouro Preto:
São Francisco de Assis! Igreja ilustre, acolhe,
À tua sombra irmã, meus membros lassos.

(MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 1994. p. 460.) A “cidade” retratada na pintura de Alberto da Veiga Guignard está tematizada nos versos As duas charges de Laerte são críticas a dois problemas atuais da sociedade brasileira, que podem ser identificados pela crise:
A) Na saúde e na segurança pública.
B) Na assistência social e na habilitação.
C) Na educação básica e na comunicação.
D) Na previdência social e pelo desemprego.
E) Nos hospitais e pela epidemias urbanas.
Laerte . O condomínio
disponível em: http://www2.uol.com.br/laerte/tiras /index-condiminío.html) Disponível em: http://curiosidades.spaceblog.com.br. Acesso em: 10 out. 2008 Não sei… Se a vida é curta

Ou longa demais pra nós,

Mas sei que nada do que vivemos

Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.


Muitas vezes basta ser:

Colo que acolhe,

Braço que envolve,

Palavra que conforta,

Silêncio que respeita,

Alegria que contagia,

Lágrima que corre,

Olhar que acaricia,

Desejo que sacia,

Amor que promove.


E isso não é coisa de outro mundo,

É o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela

Não seja nem curta,

Nem longa demais,

Mas que seja intensa,

Verdadeira, pura… Enquanto durar Saber Viver Cora Coralina B) às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de escolaridade dos indivíduos.
C ) à influência que o ensino de língua estrangeiro nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivíduos. A expressão “ o xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito
See the full transcript