Novo modelo de Biblioteca
Participação dos utilizadores
Uso da tecnologia disponível na Web
Ferramentas sociais
Software livre
participação/saber partilhado
construção conjunta do conhecimento
interacção
Biblioteca 2.0 assenta em 4 pilares:
- centra-se no utilizador;
- proporciona uma experiência multimédia;
- socialmente rica, interage com os utilizadores quer de forma síncrona (mensagens instantâneas) quer de forma assíncrona (via e-mail, por exemplo);
- inovadora no serviço à comunidade, tenta orientar os utilizadores na pesquisa, selecção e utilização da informação.
Blogue:
- ponto de encontro;
- biblioteca colectiva que recolhe aspectos noticiosos, acontecimentos interessantes e/ou documentos pessoais, profissionais e científicos;
- primeira ferramenta que gera, de forma activa e sem interrupções, informações que são o motor que move a ciência, a arte, a comunicação, o entretenimento; todos os campos do saber. (Garcia ,2008).
Website colaborativo que permite a edição colectiva de documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. (Carvalho, 2008).
Com um Wiki, o bibliotecário pode:
- construir uma comunidade à volta de um interesse comum;
- partilhar histórias e passatempos;
- criar uma galeria de fotos das actividades da Biblioteca;
- armazenar documentos e ficheiros para estarem acessíveis a todos, gerindo um projecto em equipa.
Torna a aprendizagem duradoura e transferível, sendo que acabam por suplantar a consulta de obras de referência nas pesquisas dos alunos.
Media sociais ao serviço das Bibliotecas facilitam a interacção, a compartilha de recursos e de informação, a Bibliotecários e a utilizadores, em simultâneo.
Agregadores de conteúdo de Bibliotecas cedem aos seus visitantes inúmeros endereços agregados de sítios onde podem procurar e, supostamente, encontrar informação respectiva a determinado conteúdo, através do acesso e partilha dos seus sítios favoritos, devidamente classificados e anotados.
Feeds RSS fornecem ao usuário um jeito de organizar e republicar conteúdo na Web (Maness, 2007).
Forma de difusão e partilha das notícias da Biblioteca, promoção dos seus eventos e dos seus novos documentos adquiridos, assim como de novos serviços que possam prestar.
Web