- cortisol, adrenalina
+ endorfinas, dopamina, serotonina
+ oxitocina
Na mais tenra infância, o nosso estado mental está controlado quase na sua totalidade pelo cérebro reptiliano (junto com o cérebro mais evoluído paleomamífero e o hemisfério direito do neocórtex - o hemisfério esquerdo está sem se desenvolver na mais tenra infância).
comanda comportamentos necessários à sobrevivência de todos os mamíferos. Modula funções mais específicas que permitem ao animal distinguir entre o que lhe agrada ou desagrada. Aquí se desenvolvem funções afetivas, como a que induz as fêmeas a cuidarem das suas crias, ou a que promove a tendência a desenvolverem comportamentos lúdicos (gostar de brincar). Emoções e sentimentos, como ira, pavor, paixão, amor, ódio, alegria e tristeza, são criações mamíferas, originadas aqui. Responsável por alguns aspectos da identidade pessoal e funções ligadas à memória.
Os processos cognitivos (o pensamento), estão ligados estreitamente aos sistemas sensoriais exteroceptivos (receptores externos), praticamente livres de qualquer afeto intrínseco, como, por exemplo, observar o computador. Esse processo leva o organismo a navegar efetivamente no espaço-tempo e entre os objetos do mundo, como se faz, muitas vezes, no computador e na internet. O mundo externo, bem como os nossos pensamentos resultantes dessas percepções, constitui o que chamamos campo cognitivo, conjunto de funções essas geradas nas regiões neocorticais (córtices).
hipocampo: envolvido com os fenômenos de memória, em especial com a chamada memória de longa duração (aquela que persiste, as vezes, para sempre). Um hipocampo intacto possibilita ao animal comparar as condições de uma ameaça atual com experiências passadas similares, permitindo-lhe, assim, escolher qual a melhor opção a ser tomada.
amígdala: atividades emocionais de ordem maior, como amizade, amor e afeição, nas exteriorizações do humor e, principalmente, nos estados de medo e ira e na agressividade. A amigdala é fundamental para a auto-preservação, por ser o centro identificador do perigo, gerando medo e ansiedade e colocando o animal em situação de alerta, aprontando-se para se evadir ou lutar. ( são duas, uma para cada um dos hemisférios cerebrais)
âmbito escolar
Pequenos, adolescentes, pais e profesores:
1) mais plenamente no presente, no aqui e no agora
2) maior capacidade de observar pensamentos e sensacións desagradáveis tal qual son
3) mais conscientes de si mesmos, dos xulgamentos e daquilo que estan a evitar
4) mais conectados com si mesmos, cos demais e co mundo que os rodea
5) menor reactividade emocional e menor reacción frente a experiencias desagradáveis
6) identificarse menos cos pensamentos
7) recoñecer a mudanza constante
(pensamentos, emocións e sensacións que veñem en calma e paz, maior aceptación e compaixon de sí mesmos.
formal / informal
paciencia
neuroplasticidade
Rexeneracion celular
reptiliano
Cerebro triuno
Mclean
neocórtex
límbico
mindfulness
e.estáticos
e.dinámicos
pensamentos
sensacións
paseo meditativo
emocións
relacións
mindful yoga
outros informais
atención / concentración nun "obxecto"
mente / consciencia
modo experiencial / modo conceptual - narrativo
respiración
temperatura + percurso + ritmo abdominal + ciclo con apnea
atitudes
aceptación
Conxunto de técnicas de Treino Mental: direcionamento voluntário da atención
curiosidade de principiante
soltar, deixar ir
compaixón /autocompaixon