Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

"En suma, desde pequeño, mi relación con las palabras, con la escritura, no se diferencia

de mi relación con el mundo en general. Yo parezco haber nacido para no aceptar las co-

sas tal como me son dadas."

Julio Florêncio Cortázar

nasceu em Bruxelas, mesmo assim sempre foi Argentino.

Na noite de 26 de Agosto de 1914 nasceu a criança que viria a ser um dos maiores escritores da América Latina, o inventor de mais mundos que seu proprio mundo podia suportar.

Em 1935 comecionou a lecionar como professor de letras "Escuela Normal de Profesores Mariano Acosta" e editou seu primeiro livro

Em 1951 deu o passo que além de influenciar em sua obra posterior o colocaria na linha de frente de escritores com forte posição política: muda-se para Paris por não concordar com a

Socialista, a medida que foi se engajando concretamente, passou a apoiar diversas lutas durante o período das guerrilhas na américa latina. Nesse mesmo passo, sua literatura foi radicalizando-se em

“a luta pelo socialismo na América Latina deve enfrentar o horror cotidiano guardando, de maneira preciosa e zelosa, aquela capacidade de viver que desejamos para esse futuro, com tudo aquilo que isso supõe de amor, de jogo e de alegria”

Na década de 60, ao lado da efervescência política latino-americana,da qual participou se solidarizando com Allende e sendo "excomungado" de Cuba por Fidel Castro em 1971 também publicou seus maiores sucessos "Jogo da Amarelinha" e

Tribunal Bertrand Russell II

Nicarágua

depois de uma depressão pela morte da esposa, Carol Dunlop, falece em Paris, em decorrência de leucemia. Predizendo ou não, a última viagem desse cronópio foi a Argentina, visitar seu país e amigos.

Sobre o que supôs do amor, do riso e do jogo além da política apareceu em sua obra. Com duas obras póstumas em 86, publicou mais de

"Em algum lugar deve haver uma lixeira onde estão amontoadas as explicações. Uma só coisa inquieta neste justo panorama: que possa ocorrer o dia em que alguém consiga explicar também a lixeira."

Deixando de lado os motivos, atenhamo-nos à maneira correta de chorar, entendendo por isto um choro que não penetre no escândalo, que não insulte o sorriso com sua semelhança desajeitada e paralela. O choro médio ou comum consiste numa contração geral do rosto e um som espasmódico acompanhado de lágrimas e muco, este no fim, pois o choro acaba no momento em que a gente se assoa energicamente.

* * *

Para chorar, dirija a imaginação a você mesmo, e se isto lhe for impossível por ter adquirido o hábito de acreditar no mundo exterior, pense num pato coberto de formigas ou nesses golfos do estreito de Magalhães nos quais não entra ninguém, nunca.

Quando o choro chegar, você cobrirá o rosto com delicadeza, usando ambas as mãos com a palma para dentro. As crianças chorarão esfregando a manga do casaco na cara, e de preferência num canto do quarto. Duração média do choro, três minutos.

Nenhum escritor mais justo para nomear um depósito de pensamentos e possíveis explicações aqui no

A biblioteca Julio Cortázar a partir de agora já está fazendo empréstimos!

Instruções para cantar

Comece por quebrar os espelhos de sua casa, deixe cair os braços, olhe vagamente a parede, esqueça. Cante uma nota só, escute por dentro. Se ouvir (mas isto acontecerá muito depois) algo como uma paisagem afundada no medo, com fogueiras entre as pedras, com silhuetas seminuas de cócoras, acho que estará bem encaminhado, e do mesmo modo se ouvir um rio por onde descem barcos pintados de amarelo e preto, se ouvir um gosto de pão, um tato de dedos, uma sombra de cavalo.

Depois compre cadernos de solfejo e uma casaca, e por favor não cante pelo nariz e deixe Schumann em paz

Instruções para chorar

Em 12 de fevereiro de 1984

Três anos depois se apaixona pela história da

na primeira de uma série de visitas que marcariam sua personalidade e escrita até o final. ,

Soy Loco por Ti!

experimentos vanguardistas

Em 1973, recebeu o Prêmio Médicis por "Libro de Manuel"

Ditadura Argentina.

e destinou seus direitos à ajuda dos presos políticos na Argentina. Em 1974, foi membro do

em Roma, para examinar a situação política na América Latina, en particular as violações dos Direitos Humanos.

Presencia

o próximo seria dez anos depois, "A outra orelha"

Cortazar

40 obras

"Histórias de Crónopios e Famas"

Instruções para dar corda no relógio

Lá no fundo está a morte, mas não tenha medo. Segure o relógio com uma mão, pegue com dois dedos o pino da corda, puxe-o suavemente. Agora se abre outro prazo, as árvores soltam suas folhas, os barcos correm regata, o tempo como um leque vai se enchendo de si mesmo e dele brotam o ar, as brisas da terra, a sombra de uma mulher, o perfume do pão. Que mais quer, que mais quer?

Amarre-o depressa a seu pulso, deixe-o bater em liberdade, imite-o anelante. O medo enferruja as âncoras, cada coisa que pôde ser alcançada e foi esquecida começa a corroer as veias do relógio, gangrenando o frio sangue de seus pequenos rubis.

E lá no fundo está a morte se não corremos, e chegamos antes e compreendemos que já não tem importância.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi