Loading…
Transcript

É brincando que se aprende!

R$1,25

Friday, May 30, 2014

Vol XCIII, No. 311

Jogos e Games na Educação

Gameficação da Educação

Apresentação

Objetivo do Seminário Virtual

O grande avanço da tecnologia e a velocidade com que ela invade a realidade de grande parte dos alunos faz da sua utilização uma necessidade dentro da escola. O uso de games nas aulas pode trazer ricas contribuições para o processo educativo, sendo uma grande alternativa para alunos e professores, além de ser uma ótima forma de atrair a atenção dos estudantes e permitir o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. Afinal, todos nós sabemos que é brincando que se aprende!

É importante que possamos abrir nossas mentes para novas possibilidades de práticas pedagógicas. Diante desta nova geração de educandos que perpassam os espaços escolares e extra escolares há uma forte necessidade da inserção de ferramentas tecnológicas que se aliem aos conhecimentos educacionais dos quais estes educandos necessitam.

Buscamos com este Seminário Virtual evidenciar o papel de jogos e games como recursos facilitadores no processo de ensino aprendizagem, reconhecendo-os como instrumentos pedagógicos importantes no desenvolvimento intelectual e social do educando.

O jogo como recurso

de aprendizagem

Pontos Negativos (-)

Pontos Positivos (+)

Coneguimos destacar enquanto aspectos positivos da criação deste Seminário Virtual, o simples fato de conseguirmos dinfundir e trocar informações, pesquisas e conhecimento com um número considerável de pessoas através da criação do Blog. Esta ferramenta nos foi e continua sendo muito útil tanto para a compreensão do tema escolhido, assim como a percepção da visão de outras pessoas a respeito do mesmo.

Ainda há muito o que debater, refletir, repensar, mas o que queríamos com a criação deste blog e a escolha deste tema para o Seminário Virtual era de trazer a mente de todos aqueles que pretendem trabalhar com a formação humana, essas novas possibilidades de práticas docentes e educacionais.

Esperamos, ao menos, que todos tenham conseguido enxergar uma nova possibilidade de ação pedagógica.

Acreditamos que o ponto negativo, mas talvez não seja algo tão negativo assim, seria mais uma sugestão: de que houvesse esse intuito de criar o blog para a disseminação do Seminário Virtual nas primeiras aulas, pois assim o blog seria ainda mais alimentado acerca do tema escolhido por cada grupo e também ajudaria a todos os integrantes a ter mais tempo e disponibilidade para se envolverem no processo de desenvolvimento do mesmo.