Estilos de Aprendizagem e Educação a Distância: Uma Análise das Contribuições na Prática Docente no Processo de Ensino-Aprendizagem dos Nativos Digitais.
- JOSIVANIA MARIA ALVES DE FREITAS-UFPE.
- ANA BEATRIZ GOMES CARVALHO-UFPE.
- ESTILOS DE APRENDIZAGEM;
- NATIVOS DIGITAIS;
- EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
OBJETIVO
- Apresentar as concepções da aprendizagem dos Nativos digitais e seus Estilos de Aprendizagem no contexto da Educação a Distância.
Metodologia
- Pesquisa Qualitativa
- Etnografia Virtual
Estilos Cognitivos
X
Estilos de Aprendizagem
- ESTILOS COGNITIVOS: São caracterizados como consistências no processamento de informação, maneiras típicas de perceber, recordar, pensar e resolver problemas. Uma característica dos estilos cognitivos é que são relativamente estáveis.
- ESTILOS DE APRENDIZAGEM: Se definem como maneiras pessoais de processar informação, os sentimentos e os comportamentos em situações de aprendizagem (LOPES,2001).
A teoria dos Estilos de Aprendizagem é um referencial que, ao longo dos anos, foi consolidando seus estudos no âmbito educativo. Dentre os aspectos de importância para a compreensão da teoria ressalta-se que estilos de aprendizagem não são a mesma coisa que estilos cognitivos e nem tampouco o mesmo que inteligências múltiplas. São teorias e conceitos diferentes que se relacionam.(BARROS,2008).
PERSPECTIVAS DE KOLB
- Repercussão dos Estilos de Aprendizagem/Forças que condicionam os Estilos: Psicológico, Especialidade de Formação Elegida, Carreira Profissional, Trabalho Atual, Capacidade de Adaptação. Etapas: Experiência Concreta, Observação Reflexiva,Conceitualização Abstrata e Experimentação Ativa. Definição dos Estilos:
- Acomodador: Ponto forte- execução e experimentação. Divergente:Imaginação-Confronta situações a partir de perspectivas. Assimilador: Criação de modelos teóricos-raciocínio indutivo=ferramenta de trabalho. Convergente: Aplicação das ideias.
NATIVOS DIGITAIS
- Falantes Nativos, "Autodidatas",
- Acesso aleatório(hipertexto).
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A Educação a distância pode ser definida como um processo de ensino
e aprendizagem mediado por tecnologias e outros meios de comunicação, com o professor e aluno em tempo e espaço diferenciados. A educação a distância não é um curso vago, um curso sem qualidade, difícil, desmotivador, nem um curso longe da realidade.(BARROS,2010).
As características de aprendizagem dos Nativos Digitais se adequam ao conceito de aprendizagem colaborativa, entendida por vários autores como uma concepção de aprendizagem ideal aos AVAS e ao modelo de EaD em uma perspectiva contextualizada.
"A aprendizagem colaborativa é um processo onde os membros do grupo ajudam uns aos outros para atingir um objetivo acordado"(ARAÚJO E QUEIROZ, 2005).
Resultados Iniciais
- ARAÚJO, H.; QUEIROZ, V. Aprendizagem cooperativa e colaborativa. São Paulo/Brasília,2005.Disponível em:<www.studygs.net/portuges/cooplearn.htm>. Acesso em: 20 ago. 2008.
- BARROS, D.M.V. Guia Didático sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação: material para o trabalho educacional na formação docente. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2009.
- BARROS, D.M.V. Tecnologias de la Inteligência: gestión de la competência pedagógica virtual. Madri: Popular, 2007.
- KOLB, D. A. Individual l-earning styles and the learning process. Massachusetts: Sloan School of Management, 1999.
- LOPES, W. M. G. ILS- inventário de estilos de aprendizagem de Felder- Saloman: investigação de sua validade em estudantes universitários de Belo Horizonte. Florianópolis, 2002. 87p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2002.
- MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010
- PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants . In : On the Horizon vol 9 n. 5. NCB University Press, 2001.
Obrigada
- josifreitas.eadufpe@gmail.com
- anabeatriz.carvalho@ufpe.br
- Por mais que estejamos conectados às novas tendências tecnológicas ,nunca conseguiremos adquirir as peculiaridades deles.(PRENSKY,2001)
is here
A ação docente precisa contemplar a instrumentalização
dos diversos recursos nos AVAs para que se possa efetivar a construção do conhecimento a partir dos Estilos de Aprendizagem identificados nos Nativos digitais.
Referências