Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Fato x Opinião

Fato x Opinião
by

João Paulo Moreno Dias

on 6 July 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Fato x Opinião

Fato x Opinião:
Qual a diferença? Quando lemos um texto, entramos em contato com a ideia do autor. Assim, estamos diante de diferentes visões sobre os mais variados assuntos. Por isso mesmo, temos sempre que saber diferenciar um FATO de uma OPINIÃO. Mas como fazer isso? Temos sempre que lembrar que

FATO é aquilo que aconteceu ou que está para acontecer, algo é do conhecimento de todos. Os fatos geralmente podem ser submetidos à prova: por números, documentos, registros;

OPINIÃO é o que alguém pensa que ocorreu, uma interpretação, uma visão sobre alguma coisa. As opiniões refletem juízos, valores.


Vejamos um exemplo: FALTA DE ESPAÇO FAZ JAPÃO CRIAR DEZENAS DE CLASSIFICAÇÕES PARA O LIXO

Quando a cidade de Yokohama dobrou o número de categorias de lixo para 10, ela distribuiu um manual de 27 páginas, com instruções detalhadas sobre 518 itens. Batom entre os incineráveis; os tubos de batom, "após o conteúdo ter sido usado" em "metais pequenos" ou plásticos. Pegue sua fita métrica antes de jogar sua chaleira: com menos de 30 centímetros ela vai junto com os metais pequenos, mas acima disso com o refugo grande. (...) Em cidades pequenas e aldeias onde todos se conhecem, não separar o lixo pode ser impensável. Mas nas grandes cidades, nem todos o fazem, e talvez mais do que qualquer outro ato, separar o lixo adequadamente é considerado como prova de que se é um cidadão adulto, responsável. Se procurarmos os FATOS, veremos alguns:
A cidade de Yokohama dobrou o número de categorias de lixo pra 10;
Ela distribuiu um manual de 27 páginas sobre 518 itens.

Já as OPINIÕES são
As pessoas que não separam o lixo não são responsáveis.

Observemos um texto sobre Maurício de Sousa: Já virou clichê chamar o mais bem-sucedido e popular criador de histórias em quadrinhos do país de irrequieto e criativo aos 51 anos de carreira. Mas é exatamente assim que ele se vê.

- Qual foi o melhor momento da minha trajetória? Bem, eu acordar hoje com todo o gás é sensacional. Estar assim no primeiro dia do resto da minha vida é melhor ainda - diz ele, sentado em sua ampla sala no maior estúdio de quadrinhos do Brasil, a Mauricio de Sousa Produções. Já nesse texto, temos como
FATO: Maurício de Sousa tem 51 anos de carreira e seu estúdio é o maior do Brasil;
OPINIÃO: Ele dizer que é sensacional estar cheio de gás. Ainda está em dúvida?

Continue com nossa aula para entender melhor esse assunto. Já virou clichê chamar o mais bem-sucedido e popular criador de histórias em quadrinhos do país de irrequieto e criativo aos 51 anos de carreira. Mas é exatamente assim que ele se vê.

- Qual foi o melhor momento da minha trajetória? Bem, eu acordar hoje com todo o gás é sensacional. Estar assim no primeiro dia do resto da minha vida é melhor ainda - diz ele, sentado em sua ampla sala no maior estúdio de quadrinhos do Brasil, a Mauricio de Sousa Produções.
Full transcript