Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Estudo de caso Blockbuster

No description
by

Amarildo Semedo

on 18 December 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Estudo de caso Blockbuster

Estudo de caso Blockbuster
Alinhamento entre estratégia tecnológica e estratégia de negócios.
Como os SI podem apoiar as operações de negócios da Blockbuster e a tomada de decisão pelos gerentes e lhes conferir uma vantagem competitiva?
Qual era o modelo de negócios da Blockbuster? Em que medida ele estava dando certo?
Quais forças tecnológicas e sectoriais desafiaram tal modelo?
Quais problemas essas forças criaram?

Os sistemas de informação podem ajudar a blockbuster a ter um relacionamento mais estreito com os seu clientes, permitindo-os, saber informações que podem ser revelantes para a empresa no momento da tomada de decisão.Reduzir os gastos desnecessários e ariscados para o futuro da empresa também é uma das formas que um sistema de gestão financeira pode apoiar a Blockbuster. Também nos processos de tomada de decisão
Os sistemas de informação poderiam ajudar a empresa tomar melhor decisão em relação as informações obtidas do clientes e do que eles querem e gostam de ter.

“A Blockbuster havia aumentado a disponibilidade de títulos, mas ainda estava muito atrás quando o assunto era interface com o utilizador”.

“O aumento de 100 milhões de dólares em dispêndios de capital entre 2003 e 2004 nos dá uma ideia do tamanho da reestruturação na Blockbuster. Muitos desses milhões foram parar no departamento de tecnologia da informação, onde concorreu com a Netflix de forma directa, estabelecendo o serviço de assinatura on-line da Blockbuster”.

A Blockbuster uma empresa com estrutura física e que com uma grande rede de locação de vídeo, encontrou um desafio de renovar seu negócio, com objetivo de evitar uma falência eminente, já que suas novas concorrentes obrigaram seus administradores a pensar numa inovação. Por muito tempo, a marca foi referência em aluguel de fitas de vídeo, nos seus primeiros 20 anos de atuação dominava 40% desse mercado.
As transações de aluguel e compra davam-se nas milhares de loja espalhadas pelo mundo, na qual o cliente encontrava um ótimo atendimento, bons preços, variedade e facilidade nas negociações devido à um software que simplificava e coletava informações de cada cliente. Fazendo assim um levantamento de dados que possibilitavam decisões de marketing mais precisas.

O modelo de negócios da Blockbuster era oferecer aluguéis de fitas de vídeo, através de uma ampla rede de lojas espalhadas em diversos países. Este modelo deu muito certo, uma vez que o setor era composto por pequenas redes de lojas ou empresas familiares, o que facilitou o domínio do mercado pela Blockbuster.
A blockbuster trabalhava com um software customizado, projetado para simplificar as transações de aluguel de venda. Por meio de um leitor óptico de código de barras, um sistema automatizado de ponto de venda lia os dados de cada item vendido ou alugado e do cartão de identificação de cada cliente. Esses dados eram transmitidos para central computacional corporativa e, lá, utilizados pela administração para monitora as vendas e analisar padrões demográficos de aluguel de venda em cada loja, possibilitando assim decisões de marketing mais acertadas. E com o surgimento dos serviços de locação on-line criado pela concorrente fizeram com que a Blockbuster executasse algumas mudanças radicais em seus negócios implantando entre outras coisas serviços de locação on-line. O que causou um conjunto de desafios para o sistema administrativo da empresa
A Blockbuster está desenvolvendo boas soluções para seus problemas? Há outras soluções que deveriam ser consideradas? Você acha que a Blockbuster terá êxito no futuro? ExpliqueA Blockbuster está desenvolvendo boas soluções para seus problemas? Há outras soluções que deveriam ser consideradas? Você acha que a Blockbuster terá êxito no futuro? Explique
Não, pois continua atrás no assunto de locação virtual, pois não consegue acompanhar as
mudanças nesse meio e se prejudica cada vez mais, ao diminuir o preço do seu aluguel de
filmes. Uma outra estratégia a ser considerada é voltar ao modelo antigo de aluguel e
venda de dvds e jogos, aprimorando a acessibilidade com vendas on-line.
Não se continuar competindo no mercado de locação on-line, pois além dos grandes
concorrentes como a Netflix e o iTunes, um enorme número de assinantes de TV a cabo já
usam a tecnologia de vídeo sob demanda (VOD) para ver filmes e programas que ainda
não estão disponíveis em DVD. Porém, alguns analistas insistem que, do ponto de vista
econômico, não faz sentido para os estúdios cinematográficos abandonar as vendas de
dvds, que hoje respondem por 50 por cento de seus lucros. Além disso, a tecnologia atual
ainda não permite banda larga o suficiente para que os fornecedores de VOD
proporcionem um número de títulos próximo ao oferecido pela Blockbuster, e uma parte da
população ainda não possui acesso à internet ou prefere ter o contato com a loja e o
produto

Qual a importância da TI para a globalização do negócio da Blockbuster? Utilize exemplos
para ilustrar sua resposta.


A importância da tecnologia de informação para a globalização do
negocio da blockbuster, é que com TI a empresa terá a oportunidade de inovar o seu modelo de negocio adotando novas técnicas de fazer negócios utilizando a tenologia de informação, bem como hardwares, softwares, redes de telecomunicações, serviços de internet, serviços de base de dados e entre outras tecnologias de informação.
Por exemplo quando um cliente quiser comprar ou alugar um filme, ele não tem de se cansar em ir até as lojas físicas da empresa, mas sim se a empresa possuir uma pagina web para divulgar quias os filmes estão dispostos a serem alugados ou vendidos e ter o serviço de entrega para fazer o cliente sentir-se confortado em interagir com a empresa.

Este caso demonstra que a Internet pode ser usada para alcançar segmentos de mercado que são muito difíceis de serem alcançados pelos meios convencionais? Neste caso, por quê?
Com sendo a internet um dos primeiros motivos a levar blockbuster a perder lugar no mercado a Netflix, com a internet empresa pode ganhar vantagens competitivas no mercado, devido a facilidade de obtenção de informação quer dos fornecedores quer dos clientes ou outras empresas, num tempo útil para que a empresa possa tomar decisões a tempo uteis, sendo assim o uso dos meios convencionais dará um enorme atraso para uma empresa como é o caso do blockbuster. Em que antigamente utilizados esses meios para fazer os seus negócios, mas só que não tinham formas de fazerem propagandas para os seus clientes de uma forma rápida, e também saberem informações que poderão serem úteis para a empresa
Defina e Caracteriza o 1º sistema de informação em relação a entrada, processamento e saída de informação utilizada pela Blockbuster
O primeiro sistema de informação utilizada pela blockbuster era o aluguer de fitas, vídeo e venda das mesmas
Qual o papel da reengenharia de processos de negócios no aumento da competitividade da Blockbuster? Um processo empresarial pode passar por reengenharia sem o apoio da TI? Explique.
O papel da reengenharia de processos de negócios para o aumento da
competitividade ao blockbuster é de implementar novos métodos de fazer negócios, como implantação de novos softwares, hardwares capazes de poiar a empresa na inovação.
Não, um processo de negócio não pode passar por reengenharia sem o apoio da TI, porque as tecnologias de informação são as bases para o processo de reengenharia, definindo como vais ser feito este processo de reengenharia, implementando assim o foco na internet que é um dos pontos mais forte deste processo.


Que sistema de Informação era utilizado pela Blockbuster? Quais os problemas enfrentados pela empresa em relação aos sistemas de informação?
Sistema de venda e aluguer de fitas e vídeos.
A Blockbuster foi profundamente afetada pela evolução tecnológica,
tanto da internet, quanto da evolução dos sistemas utilizados.
A obsolescência dos servidores da Blockbuster é um claro exemplo disso, a empresa não investiu durante 10 anos na renovação de suas máquinas, o que trouxe graves consequências quando elas precisaram ser utilizadas de maneira mais intensa. Além de tudo isso, a indústria do entretenimento sofreu o grande baque da disseminação da pirataria, mas que não parece fazer sentido considerarmos nesse caso, já que a Netflix conseguiu obter sucesso mesmo considerando esse fator.

De acordo com o estudo, liste e descreva os principais SI que poderiam apoiar a empresa na resolução dos problemas identificados?
Como sendo a blockbuster uma grande empresa de venda e aluguer de
fitas e vídeos, os sistemas de informação adequados para ele são:
Sistema de negócio eletrónico, essencial na criação da loja virtual, expondo os seus produtos e outros tipos de serviços.
Sistema de comércio eletrónico, poderá ajudar a empresa nas vendas dos seus produtos de uma forma mais bem organizada e com mais eficiência
Sistema de apoio a tomada de decisão, quando se tem as informações é preciso saber lidar com elas então é preciso ter aplicações para nos ajudar nesse momento
Sistema de suporte executivo, para executar as suas tarefas a empresa precisa de determinado tipo de suporte para fazer isso e o sistema de suporte executivo dará esse tipo de suporte no momento da execução de uma determinada ação.


Caracterize a empresa em relação ao seu modelo de negócio, a concorrência e a estratégia adoptada?
Em relação ao seu modelo de negócio a empresa era
muito fraca o que levou a ser deixado para traz devido ao seu modelo de negócio convencional. A concorrência era muito forte, visto que tinham adotado uma estratégia de negócio inovadora superando assim a blockbuster, que acabou ficando para traz.
A estratégia adotada pela empresa como visto, não deu muito certo visto que ela continuava atrás no assunto de locação virtual, pois não consegue acompanhar as
mudanças nesse meio e se prejudica cada vez mais, ao diminuir o preço do seu aluguel de
filmes.

Analise SWOOT da Blockbuster

Força da empresa: A Blockbuster tinha força no mercado por possuir mais de cinquenta centros de
distribuição, 4.500 lojas em todo os Estados Unidos e 9.100 lojas em 25 países conquistando uma participação de mercado desfrutada.

Fraqueza: A fraqueza da Blockbuster era em questão da viabilidade e tecnologia. Se um cliente quisesse alugar um filme ele teria que se deslocar até uma loja, pois ela não possuía a interação de seus clientes pela internet. E com o surgimento de uma concorrente a Netflix que se tornou uma grande ameaça a Blockbuster , ao qual esta eliminou a necessidade de lojas físicas, todas as interações entre ela se dava pela internet ou correios os usuários entravam no site e criavam uma lista de filmes que gostariam de alugar e mediante a uma assinatura mensal a Netflix enviava pelo correio ate três filmes de cada vez. E a Blockbuster se via diante de novos concorrentes.

Oportunidade: diante de um novo tipo de concorrente a Blockbuster executou algumas mudanças radicais em seu negocio. Implantou entre outras coisas um serviço de locação on-line: como o MoviePass uma assinatura mensal para clientes que frequenta a loja. O Game Pass uma assinatura par vídeo games e o famigerado programa “taxa de atraso nunca mais” e um serviço de intermediação na compra e venda de filme.

Ameaças: Depois de lançada a loja on-line a Blockbuster apresentava um resultado geral regular. O serviço tinha conquistado um Milão de assinantes e em cerca de seis meses a empresa esperava dobrar esse número. Só ao mesmo tempo com todas essas mudanças, a Netflix tinha ultrapassado os três milhões de assinantes e, pelo andar da carruagem atingiria os quatro milhões ate o fim daquele ano e isso forçou a Blockuster a baixar seus preços chegando ao determinado ponto a reduzir seu plano de três filmes mensais para 14,99 dólares contra 17,99 da Netflix.


Forças competitivas de porter:

Ameaças de novos concorrentes: nessa força a empresa encontrara barreiras principalmente se ela for competir com marcas que já estão estabelecidas e fidelizadas no mercado. Pois isso exigira muito capital para investimento no produto.
Poder de barganha do cliente: essa força tem o poder de barganha pois quando um cliente compra em grande quantidade, ele tem mais possibilidade de exigir preços melhores.
Ameaças de substitutos: e uma força ameaçadora de preço e desempenho, pois um produto pode ser facilmente substituído por outro, se este apresentar melhorias e desempenho ex: um DVD pode ser substituto de um vídeo cassete.
Poder de barganha dos fornecedores: essa força e parecida com o poder de barganha dos clienes, pois alguns fornecedores que vendem para mais compradores podem ter a voz mais ativa.
Rivalidade entre empresas existentes: e uma força que qualquer mudança na administração ou nas regras do jogo da empresa, pode dar lugar a ameaças serias a sobrevivência de longo prazo da empresa existente. E essas condições levarão a frequente guerra de preço, batalhas no campo da propaganda e lançamento de produto o que tornara a competição não onerosa.


Cadeia de valor
Full transcript