Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Clonagem - ética

null
by

Jéssica Canuto

on 3 May 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Clonagem - ética

CLONAGEM
e
ETICA
Referências bibliográficas
INTRODUÇÃO
Clonagem. Pequenas repercussões, grandes impactos. Neste trabalho iremos tratar de um assunto pouco mostrado na mídia, mas constantemente presente em nosso dia-a-dia, a clonagem.
Temos a inteligencia necessária ? Ou estamos bricando com o que não deveríamos?
... O que antecede ?
Para que hoje se discuta sobre a clonagem, foi necessário que antes houvesse um grande avançao, tal grande que o denomiandos "A revolução biogenética"
Renascimento Italiano - Séc XV

Frankenstein - Séc XVIII

"O espiral da vida" - 1953
74
%
Daqueles que disseram saber o que era clonagem, de fato sabiam.
Para se opinar, é necessário saber...
Quem realmente sabe o que significa clonagem?
Manifestação do grupo
A favor
Jéssica
Davi
Monik e Aline
DEFINIÇÃO
A palavra clone, para identificar indivíduos idênticos geneticamente foi introduzida na língua inglesa no início do século XX
CONCLUSÃO
DA FICÇÃO À REALIDADE: OS FILMES QUe PREVIRAM O FUTURO
Técnicas
TIPOS
Quais OS ARGUMENTOS UTILIZADOS?
* Possibilidade de cura para doenças, como o câncer;
* Possível regeneração de tecido e órgãos, para quem necessita de transplante;
* Célula idêntica do paciente, não havendo a possibilidade de rejeição;
* Objetivo da técnica é a medicina regenerativa;
* O simples fato de pegar uma muda de uma planta e plantá-la num vaso, é clonagem, o que possibilita uma maior produção de alimentos;
* A clonagem em seres humanos está muito longe de acontecer.
À favor
* A criação de uma raça “melhorada”;
* A questão do homem alcançar a imortalidade;
* Possibilidade de produzir cópias de seres humanos;
* Enganar a natureza;
* Uma fêmea é submetida a gerar um ser idêntico a outro;
* Os ditadores não teriam dificuldade em conseguir sucessores.
Contra
* O homem estaria brincando de Deus;
* O homem queimaria no inferno;
* A ciência seria uma ameaça ao poder divino;
* Uma prática que vai contra a vida;
* O questionamento se o clonado teria alma;
* Mata uma vida (o embrião).
Religioso
Benefícios e malefícios
fim
Gattaca
A partir dos fatos e filmes expostos, percebemos que as opiniões de diferentes grupos se chocam, por exemplo, a dos religiosos e a da ciência.
Além disso, pudemos analisar e refletir sobre as possíveis consequências negativas desses avanços, caso sejam mal utilizados.
Por outro lado, as consequências positivas são surpreendentes.
Considerando tais fatores...
Acredita que as células-tronco poderiam vir de embriões frutos do aborto (caso o mesmo fosse legalizado).
É a favor da técnica de geração de embriões in vitro, porém respeita e considera normal o ponto de vista daqueles que acreditam que um indivíduo deve nascer somente pelos modos tradicionais
São a favor da clonagem, porém contra o uso de embriões. Além disso, se colocam contra o uso de células provenientes do aborto ou qualquer técnica que vá contra a vida
Ta
Tainna e Victoria
Se colocam a favor considerando os benefícios do uso da clonagem traria para a saúde.
BENTO, Luiz Antonio. CALVO, Paulo Rafael Sanches. Quando a vida imita a arte: a bioética dos homens-máquinas. [Atualizado em: 13 de agosto de 2013; acesso em 18 de abril de 2015 às18:50]. Disponível em: <http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/105/1815.pdf>.

DESCONHECIDO, Autor. Tipos de Clonagem. [Acesso em: 13 de março de 2015 às 16:55]. Disponível em: <http://genetica-chaves.webnode.com/tipos-de-clonagem/>.

GOLDIM, José Roberto. Clonagem: aspectos biológicos e éticos. [Atualizado em: 16 de fevereiro de 2003; acesso em: 18 de março de 2015 às 18:58]. Disponível em: <http://www.bioetica.ufrgs.br/clone.htm>.

GONÇALVES, Fabiana Santos. Clonagem. [Acesso em: 13 de março de 2015 às 17:10]. Disponível em: <http://www.infoescola.com/biologia/clonagem/>.

LOUREDO, Paula. Clonagem. [Acesso em 13 de março de 2015 às 16:30]. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/biologia/clonagem.htm>.

KLESENER, Daniela Fernanda. RODRIGUES, Gislaine Regina. Biogenética, Clonagem e Bioética.

MARSCHNER, Matheus. Quais são os tipos de Clonagem? [Atualizado em: 28 de novembro de 2011; acesso em: 19 de abril de 2015 às 00:36]. Disponível em: <http://falandosobreclonagem.blogspot.com.br/2011/11/quais-sao-os-tipos-de-clonagem.html>.

MITALIPOV, Laboratório. Medicina Regenerativa. [Acesso em: 19 de abril de 2015 às 00:10]. Disponível em: <http://imgsapp.sites.uai.com.br/app/noticia_133890394703/2013/05/16/143392/20130516085051361849u.jpg>.

MIX, Cultura. Como é feita a clonagem. [Acesso em: 19 de abril de 2015 às 00:15]. Disponível em: <http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/a-clonagem-da-ovelha-dolly-1/a-clonagem-da-ovelha-dolly-7.jpg>.
P
O
L
Ê
M
I
C
A
S
A clonagem em laboratório pode ser feita, basicamente, de duas formas: separando-se as células de um embrião em seu estágio inicial de multiplicação celular, ou pela substituição do núcleo de um óvulo por outro proveniente de uma célula de um indivíduo já existente.
Benefícios da clonagem são o que não faltam para os cientistas. Muitos têm uma grande esperança com relação ao método na cura de doenças e até mesmo na salvação de pessoas. Também é tratada de questões de infertilidade e animais em extições como casos resolvidos pela clonagem.
Em relação aos malefícios, muitos médicos podem querer lucrar muito com esta técnica. Outra questão importante tratada é que a individualidade do organismo passa a ser invadida
Acontece espontaneamente na natureza, sendo comum a diversas espécies. Ocorre naquelas que têm capacidade de se reproduzir assexuadamente, isto é, sem a união de gametas, e as crias são geneticamente iguais ao progenitor, uma vez que possuem o mesmo patrimônio genético.
NATURAL
Caracterizada por ser uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à investigação científica. É uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único patrimônio genético. A partir de uma célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células denominadas clones, que terão as mesmas características genéticas do indivíduo original.
INDUZIDA ARTIFICIALMENTE
Uma célula somática é introduzida em uma célula retirada de um animal (ou humano), logo após a ovulação. Antes de introduzir a célula somática, o cientista remove os cromossomos da célula recipiente. Após a introdução as células se fundem, assim a célula começará a formar um embrião colocando no útero da "mãe-de-aluguel".
REPRODUTIVA
Consiste em remover uma ou mais células de um embrião e provocar seu desenvolvimento completo, formando um novo embrião com a mesma carga genética daquele que lhe deu origem. Esta técnica já é muito conhecida e aplicada com sucesso
EMBRIONÁRIA
É um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem reprodutiva, mas que difere no fato do embrião não ser introduzido no útero: é utilizado em laboratório para a produção de células a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.
TERAPÊUTICA
A ILHA
Os meninos do brasil
Gattaca
IRON MAN
Não me abandone jamais
O CLONE
FRankenstein
O MÉDICO E O MONSTRO
CYBORG
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
o homem bicentenário
eu, robÔ
Full transcript