Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Dimensão Religiosa

Recordar o Essencial - I
by

Sergio Morais

on 15 April 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Dimensão Religiosa

A Dimensão Religiosa Colégio Nª Srª da Boavista
Filosofia - 10ºAno
Profº Sérgio Morais A palavra religião vem do latim: de "religare", que significa voltar a juntar, a unir, e de "relegere", que significa respeitar, prestar culto, por isso, podemos dizer que a religião dá sentido à existência humana porque reúne os humanos ao todo universal. Podemos definir religião como: a) o respeito que o indivíduo sente perante o divino ou o sagrado, concebido como ser supremo transcendente, isto é, que está para além do Mundo b) o conjunto de crenças, acções e experiências, tanto individuais como colectivas, organizadas em torno de um conceito de Realidade Última. O respeito pelo sagrado manifesta-se no culto que é o conjunto das práticas religiosas - ritos - destinados a adorar e comunicar com o divino. O Sagrado e o Profano O sagrado é uma força que não dimana do mundo natural ou biofísico, mas do mundo do sobrenatural, e que, por isso, só é acessível através da experiência religiosa. Pode apresentar-se como divino ou como demoníaco (benéfico ou maléfico), gerando atitudes ambivalentes: Atracção/temor/respeito. À sua manifestação no mundo profano chamamos hierofania. Dimensão Pessoal e Social da Religião Na religião podemos considerar: a) uma dimensão pessoal ou subjectiva expressa na relação íntima e nas orações que cada um dirige à sua divindade, no modo como vive e no sentido que atribui à existência; b) uma dimensão social expressa nas cerimónias religiosas comuns e nas peregrinações aos lugares santos das diversas religiões A experiência religiosa e o sentido da existência Ainda há experiências religiosas que dão um sentido ao mundo A religião:
a) dá sentido à existência humana;
b) religa os seres humanos ao todo universal;
c) aponta para uma saída do quotidiano em direcção à transcendência, pois, quando é vivida autenticamente, provoca a transformação das pessoas de tal modo que a vida ganha um novo sentido e todos os actos humanos passam a ser compreendidos e vividos de uma forma completamente diferente. O mundo não tem sentido - O Existencialismo de Sartre Segundo o existencialismo de Sartre:
a) Deus não existe. Ora, se Deus não existe, então tudo será permitido;
b) se não há Deus que possa ter concebido a essência do ser humano, então a existência precede a essência, ou seja, a vida não tem, à partida, nenhum sentido e compete a cada um ir fazendo a sua essência;
c) se somos nós que temos de criar o sentido da vida, etamos condenados a ser livres. Esta solidão existencial gera angústia. A descoberta da inevitabilidade da morte provoca um sentimento de absurdo, isto é, de que não há um sentido para a vida!
Full transcript